Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

CIRCUITO DA QUINTA DA BOA VISTA



A
primeira foto, do acervo do Silva e publicada pelo prezado Francisco Patricio, mostra duas moças chegando à Quinta da Boa Vista.
Teriam ido assistir à competição do Circuito da Quinta da Boa Vista, em meados dos anos 50, vista na foto do Correio da Manhã, com Aurelio Ferreira, um dos favoritos, perseguido pelo paulista Francisco Marques?
Este circuito começou a ser disputado em 1938 e seu traçado pode ser visto na última foto, retirada do excelente livro “Circuitos de Rua”, de Paulo Scali. Era nas cercanias do velho Palácio Imperial de São Cristóvão.
Pilotos famosos correram neste circuito, como Carlos Pintacuda, Chico Landi, Manuel de Teffé,  Juan Manuel Fangio, José Froilán Gonzalez, Gino Bianco.

27 comentários:

  1. Apesar de ser uma Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro jamais poderia ser uma "Monte Carlo sul-americana" por diversos motivos, sendo os principais a cultura e a educação.FF: Com referência aos comentários de ontem das 22:36 e o outro das 23:31, acrescento que todos os citados no primeiro eram déspotas conhecidos e sanguinários assim como Adolf Hitler, mas os comentaristas citados não levam em conta que o histórico de patranhas de Stálin remonta à 1924, ano em que o ditador assumiu o poder na União Soviética. Apenas no processo de coletivização dos anos 30 foram assassinados 20 milhões de pessoas na União Soviética, muitos através de "inanição" forçada. O comentário das 23:31 menciona dados "apenas" do período compreendido entre 1939 e 1945. Talvez o fato de Stálin figurar na "galeria de ídolos" do comentarista seja a razão de o grau de magnitude do maior assassino do Século XX procure ser minimizado. É inconcebível que Stálin seja cultuado nas escolas e universidades e que estudantes de diversas idades o tenham como exemplo. Esse é um claro exemplo dos efeitos funestos produzidos pela "doutrinação esquerdista". Alguém duvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stálin e Fidel são aclamados por uma tropa de conhecimentos discutíveis. As pessoas procuram argumentos e não vão achar. Hitler também foi adorado, usou o Chamberlain, mas nunca enganou Churchill, que, por sua vez, queria prosseguir com Roosevelt e acabar com o Stálin. Era a hora.

      Excluir
    2. Parece que não expliquei bem no meu último comentário de ontem, todos os totalitaristas citados não mataram tanto quanto ou mais que Stálin por falta de oportunidade. Não tiveram nem o mesmo tempo de 30 anos e nem população tão numerosa como na URSS, exceto Mao.
      E como disse, imagine se Hitler dominasse a Rússia de 1941 até 1970, por exemplo, considerando o ódio que tinha pelos eslavos e outros povos daquele país.
      Outro detalhe: meus filhos e seus amigos e meus colegas de trabalho mais jovens, nesses últimos 30 anos, nunca citaram nenhum culto a Stálin em escolas e universidades e minha geração teve conhecimento sobre os massacres stalinistas através das informações do líder soviético Kruschev, conforme comentei ontem. Então é necessário citar fontes sobre esse culto.

      Excluir
    3. Paulo Roberto, você parece ser uma pessoa coerente e esclarecida e certamente a citada "doutrinação esquerdista" não atingiu você nem os seus, ao contrário de "outros comentaristas" certamente contaminados. "Eu não creio em bruxas, mas que elas existem isso é fato". Vou dar um exemplo comum e real, basta assistir o filme "Tropa de Elite I" e observar o ambiente universitário e o nível dos estudantes, em sua maioria maconheiros e esquerdistas. Por falar em maconheiro e sem qualquer trocadilho, o presidente da França. Emannuel Macron vai decretar estado de emergência em face dos graves tumultos ocorridos naquele país, um país "esquerdista". Margareth Thatcher foi precisa quando afirmou: "A esquerda só funciona enquanto durar o dinheiro dos outros"...

      Excluir
  2. Ver estes ídolos de perto devia ser sensacional mas o perigo de um acidente era monstruoso.

    ResponderExcluir
  3. As moças pediram licença (termo da época) para posar junto ao cabriolé. No que foram atendidas.
    Trata-se de um Mercury 1947. Outro dia falou-se aqui do modelo, pois foi a última grande carroça do Henry Ford. Ontem vi na internet um clip do Ford 49, modelo sucessor, cujo desenvolvimento começou em 46, quando o "velho" já estaria mais pra lá do que pra cá. Ele não queria nem ouvir falar de suspensões independentes, motores com válvulas na cabeça e outras modernidades que começavam a tomar corpo na Europa já antes da guerra. Diga-se de passagem que a GM entrou nas suspensões evoluídas em 34 e nos motores, em 48. O General sabia das coisas e ainda botou o hydramatic brasileiro no mercado em 38. Mais ou menos o que se espera dos novos generais aqui...
    Eu comprei um Mercury Conversível destes ainda solteiro, aí por 1972. Tinha estofamento original e todos os defeitos originais, como sistema elétrico de 6 Volt, a direção sem jogo (péssima para Santa Teresa). Sofri, reformei a parte externa, e vendi para casar. Adoro Mercury. Era branca e hoje está preta como a da foto, em São Paulo.
    O Aurélio Ferreira tinha uma oficina na Moncorvo Filho e era amigo do meu sogro, que era enturmado com a turma corredora, pois era sobrinho do Rubens Abrunhosa. Preparava motores Ford e instalava compressores na admissão. Cheguei a conhecê-lo, tinha um Ford 35 com compressor no uso diário no final da década de 60.
    Não sou especialista em baratinhas, mas me parecem duas Maserati e, na primeira, vai o mencionado Froilán Gonzalez, que não cabia inteiro no cockpit.
    Hoje o dia foi completo, vou abrir uma lata e me esconder. E que se mofe o mundo.

    ResponderExcluir
  4. Lindão o carrão da primeira foto.Sera que o Biscoito o manteria na garagem?

    ResponderExcluir
  5. O desenho do traçado lembra o circuito de Monza, sem a Curva Parabólica e as setas mostrando sentido contrário.
    E passava bem em frente ao Museu.
    Quando foi a última disputa no local?

    ResponderExcluir
  6. Cadê obiscoito? Ainda bem que esses carros são fáceis de identificar. Na primeira foto um Mercury 47/48 conversível. Os carros competindo são duas Maseratis 4CL.

    ResponderExcluir
  7. O Fluminense, muito elegantemente, vai colocar duas estátuas na portaria da Álvaro Chaves. Uma do goleiro Julio Cesar e outra do atacante Luan, do América Mineiro. Não fossem as atuações dos dois estaria amargando mais um rebaixamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o América convertesse em gol, ainda assim o Flu fez um gol, logo seria empate; o que livraria o Flu.

      Excluir
    2. O Luan perdeu o pênalti e cinco minutos depois entrou sozinho na área e chutou em cima do goleiro. No rebote quase gol contra, salvo pelo Gum em cima da linha. Com 2x0 contra e aquele estado emocional, o Flu estaria hoje se programando para jogar as terças e sábados no ano que vem.

      Excluir
    3. Sr Observador, confubalações é o que não falta...

      Excluir
    4. Tricolor de Coração3 de dezembro de 2018 às 18:51

      Esse tal observador não observou a tabela direito.
      Se o América tivesse ganho o Fluminense por 2x0, quem estaria se programando hoje para jogar as terças e sábados seria o Vasco.

      Excluir
    5. Com os demais resultados, se o Fluminense perde, ele caía. Seria ultrapassado pelo próprio América, pelo Vasco e Chapecoense. O Fluminense só ficaria perdendo se o Vasco também tivesse perdido.

      Excluir
  8. Bom dia a todos. O carro da foto deveria causar o mesmo frison naquela época, como hoje carros como: Porsche, Mercedes, Ferrari, e outros luxuosos e caros. As mocinhas além da foto, bem que gostariam de ser convidadas para um passeio pela quinta da boa vista.
    E depois de muito sofrimento, as torcidas do Fluminense, Vasco e Botafogo, conseguiram se safar de mais um rebaixamento. Já a torcida do Flamengo se não teve tal sofrimento, mais um ano ficou só no cheirinho. E a cada ano o futebol brasileiro fica mais nivelado por baixo, embora se diga que estamos no profissionalismo, nossos clubes são administrados muito piores do que na época do amadorismo. E o pior de tudo, nosso maior ídolo hoje no futebol, joga uma bolinha do tamanho de uma de gude, tem uma máscara maior do que a cara de um elefante, e ainda tem gente que o acha o grande jogador. Se jogasse no time "Não é de brincadeira", na primeira vez que fizesse essas palhaçadas de pegar a bola na lateral e sair carregando de um lado para o outro ou para dentro do próprio campo, tomava-lhe 3 cascudos e era sacado do time, e se reclamasse fora do campo ainda levava uns catiripapos.

    ResponderExcluir
  9. Vasco e Fluminense devem passar a semana rezando e agradecendo a manutenção na serie A pois com os times atuais vão ficar sempre na zona da morte uma representação da incompetência das diretorias de araque bem como jogadores perebas que não podem vestir as camisas tradicionais.Podem começar a mudar pois em contrario vão ficar por ali na degola e é só olhar o Fluminense onde Gum e Marcos Junior são craques é de doer e no Vasco o Pikachu e aquele argentino ruim de bola.Podiam aproveitar a barca que vai passar no Flamengo e levar alguns perebas para seus times e começo votando no Romulo e no Pará associados ao Pires e Geuvanio por enquanto.A lista vai sair do forno durante este recesso.

    ResponderExcluir
  10. Voltei para dizer que acabo de saber que o Mosquito sem pilha vai treinar o Goiás que disputa a primeira divisão em 2019.Lá ele poderá fazer algo melhor pois não deve ter medalhões no time e poderá botar moral o que jamais conseguiria com Diego Alves,Diego,Rever e outros menos votados o que ficou claro com Dorival que botou o goleiro fora do elenco e jogou Diego e Paquetá no banco quando achou que devia.De qualquer forma vou torcer para que lá em Goiania possa ter uma pilha carregada e fazer sucesso visto que é muito novinho.

    ResponderExcluir
  11. Vamos combinar,né galera,o Palmeiras está quilômetros a frente.Olhem os jogadores disponíveis no Palestra e dá para ver que joga mesmo sem técnico,pois o Felipão é meia sem pé.Um elenco que o ter5ceiro time é melhor que os 3 do Rio que ficaram na degola e o titular muito,mas muito melhor quer o Flamengo que pode agradecer o vice>Não se deu bem nas outras competições,mas é o que falo aqui desde sempre,mata/mata é outra coisa.Pontos corridos vai vencer sempre o melhor pois a média dos acertos vai definir.No mata/mata chuva,frango,erro do juiz complica e não dá para recuperar.

    Os clubes do Rio vão ter que começar a limpeza lá na federação ainda sob os resquícios do lendário Caixa D'Agua que deixou herdeiros e herdeiros.Grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
  12. Bem, agora seria a hora do Senhor "Contra mão" vulgo "do Contra" opinar se as viúvas do Antanho estariam saudosas por esse circuitinho que não servia para nada a não ser tirar de casa os enferrujados carrões para um passeio de Cisne pela Quinta para impressionar as Moçoilas e que hoje agoniza depois de arder em fogo o único motivo para lá frequenta-la.

    ResponderExcluir
  13. Mesmo se perdesse de pouco ontem o Flu não cairia, seria salvo pelo saldo de gols.
    Como os técnicos brasileiros são quase todos iguais em sua táticas, um time que precisa só do 1 x 0 para se garantir, com certeza não correria atrás de um segundo gol e se fecharia totalmente.
    O Vasco se perdesse é que cairia no lugar do Sport, pelo número de vitórias. Aliás comentaram na TV que o time cruzmaltino não venceu fora do Rio nesse Brasileirão.

    ResponderExcluir
  14. Vi no site do jornal O Dia: prisão de quadrilha de contrabandistas de armas e munições, formada por PM e paraquedistas do Exército, fornecedores de traficantes e milicianos.
    E dessa vez com ação da polícia federal no Mato Grosso do Sul.
    Até que enfim notícias de que agiram fora do RJ. Ainda falta fazer alguma coisa na fronteira e explicar porque outro dia despacharam de avião de Cascavel, PR, muitas armas e ninguém falou em prisão por lá, sequer investigação. Pelo menos o noticiário ficou só na apreensão no Galeão.
    O Rio precisa de ajuda das forças de segurança também fora do nosso território. É preciso tentar cortar boa parte do "oxigênio" das facções criminosas em toda a rota de fornecimentos, inclusive na fronteira e por via marítima, o que inclui o mar e os morros de Angra dos Reis, que virou entreposto do tráfico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto, o Rio de Janeiro possui ALGUNS entrepostos do tráfico. Os complexos do Alemão e da Maré e a CDD são exemplos. O Estado do RJ é o maior consumidor e exportador de drogas do planeta. Essa colossal "firma" existe devido à sua sustentação política em várias instâncias, onde muitas de suas lideranças estão presas e outras o serão. "Há rumores" em algumas redes sociais de que "um grande nome ligado à segurança pública" na última década está "na mira" da lava-jato e sua prisão é uma questão de tempo. Positivamente o Rio de Janeiro "não é para amadores"...

      Excluir
  15. "Boa sorte a todos".

    Tenho a sorte de possuir um exemplar dos "Circuitos de Rua". Vários circuitos inimagináveis nos dias de hoje, se bem que já cogitaram circuitos em Botafogo e na Presidente Vargas recentemente.

    FF: tempo maluco de manhã: saí de casa para levar minha mãe no Hemorio com sol. No meio do caminho (Serra) chuva torrencial. Mais a frente, sol. Na volta, já havia chovido no centro. De novo pegando chuva forte na Serra, com direito a arco-íris e depois sol no resto do caminho...

    ResponderExcluir
  16. Caso o Flu perdesse, ele cairia com junto com o Sport, ambos com 42 pontos!

    ResponderExcluir
  17. Meu avô foi p1 na corrida de amadores, ALFREDO BRAGA. Procuro por fotos de seu carro mas até joje sem sucesso. Alguém tem como ajudar?

    ResponderExcluir