Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

CALOR


 

Com o calor que está fazendo há algumas opções para o dia de hoje: colocar um terno de linho branco para enfrentar uma ida ao Centro, optar por um banho de mar (como se dizia antigamente) na Urca ou, talvez, melhor ainda, ir tomar um chope na varanda do Castelinho, em Ipanema.

PS: previsão de muita chuva no final do dia. Preparem-se!

21 comentários:

  1. Vários locais ainda sofrem com a tempestade da semana passada e já se preocupam com as próximas. Dizem que os ventos serão menos fortes. E a chuva ficará até sábado.

    ResponderExcluir
  2. Ficaria com a terceira opção,mas também não dá para dispensar os serviços da Calango e sua matéria prima.

    ResponderExcluir
  3. Usar um terno de linho S 120 era símbolo de status e bom gosto. É difícil ver alguém trajado assim atualmente. Mas o calor nos dias de hoje é insuportável e isso talvez justifique o fato de muita gente andar quase sem roupa pelas ruas da cidade. Usam camisetas (às vezes), "chinelos de dedo e shorts", e mulheres trajando igualmente peças mínimas, mais parecendo "flagelados". Vá ao Largo da Carioca, rua Uruguaiana, e cercanias, e verão pessoas trajadas dessa forma. Quase invariavelmente pessoas humildes e de classe simples, denotam um hábito deplorável e que seria inadmissível há 30 ou 40 anos atrás. No passado, era proibido viajar em ônibus descalço e sem camisa mas o que o motorista de um "474" pode fazer quando bandos de favelados seminus embarcam no coletivo com a habitual sanha predatória? O "efeito estufa" não justifica a existência de "moradores de rua" dormindo, se espraiando, fazendo suas necessidades (inclusive sexuais) sem roupa pelas calçadas. O nome dessa deplorável mazela chama-se "falta de educação", uma condição cada ver maior no Brasil. Duvido que ao Lino Coelho, ao Walter Heinz Müller, e ao "Gerente", fosse permitido pelos pais sentarem-se à mesa sem camisa, já que tiveram uma educação modelar. À mim nem descalço era-me permitido sentar à mesa. Mas o que fazer quando "o barco está à deriva" e "tudo é tolerado"? Cabe aos mais esclarecidos e civilizados o resgate dos hábitos tão em falta que a educação de qualidade proporciona...

    ResponderExcluir
  4. A foto do linho branco está desfocada no segundo plano, mas os anos 50 permitem identificações até de Marte. O carro preto é um Mercedes-Benz 170 S, 49-51. As dobradiças da mala são só dele. À sua frente, um Cadillac conversível.
    Depois, um carro difícil, mas parece um Mopar de 57, um Kaiser 51 e, fechando a fila, outro Mopar, saia e blusa, 49-51.
    A foto do meio é na Praia Vermelha, uma delícia então.

    ResponderExcluir
  5. O banho de mar é na Praia Vermelha, aliás como diz o nome do arquivo. Morei lá mas fui poucas vezes nessa praia.

    ResponderExcluir
  6. Já o Castelinho, ali fui assíduo...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Luiz, pessoal,
    Coitado do primeiro sujeito, em pleno verão de terno, mesmo branco (provavelmente linho Brasperola).
    Tudo indica que a segunda foto é na Praia Vermelha, pelo forte colonial visível. Seria hoje o Gabriela Mistral, está à direita de quem olha do mar.
    As canhoneiras ameiadas, estreitas, não permitiam variação de deriva da peça.
    Já a terceira foto eu nem imagino onde seja. Vamos ver o que dizem os colegas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. O calor deste verão é um dos mais rigorosos dos últimos anos, porém isso não é razão para que as pessoas andem pelas ruas semi nus. Meu pai dizia que devíamos nos vestir adequadamente ao local que estaríamos indo, sem mais nem menos do o necessário para estar devidamente arrumado. Mas hoje uma coisa que mais me incomoda ver pelas ruas são pessoas com o corpo todo sujo por tatuagens. Neste calor costumo usar muito camisas de linho para andar pela cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Também acho muito feio uma criatura estar toda rabiscada por tatuagens.Fica muito feio, parecendo um muro todo pichado. Certa vez, depois de paquerar uma cinquentona por vários dias,como eu só a via com o uniforme, no dia em que finalmente ela resolveu aceitar para conversarmos depois do expediente dela,foi quando tive ocasião de ver uma baita tatuagem que ocupava desde logo abaixo do ombro até sei lá onde ia.O papo acabou ali,mesmo antes de começar. Troquei até de agência bancária.

      Excluir
  9. Tudo indica que o senhor do terno branco carregava o seu Tribuna da Imprensa, pois este tinha uma lanterna (luminária) como símbolo, impresso antes do nome do jornal, no topo da primeira página.
    E pelo comentário do Biscoito eram os anos JK, com o Lacerda "soltando fogo pelas ventas" no diário sob seu comando.
    A Praia Vermelha nunca foi favorita, mas já teve o seu tempo por ser diferente.
    Então o Castelinho é a melhor opção, onde a jovem de costas, com o cabelo estilo "joãozinho", já estava em posição de ser pega no colo.

    ResponderExcluir
  10. Eu tive um terno de linho Braspérola comprado na "Michel", loja que havia na Visconde de Pirajá em 1987 e foi usado em meu casamento. Não o tenho mais, já que a idade "cobra o seu tributo". Mas gosto das camisas de linho da "Otto", pois "caem bem" em qualquer situação. Usando sapatos do "Souza" e do "Dom Amorim", e com calças do "Luiggi", você está sempre bem vestido. Mais um detalhe: Não uso tênis em nenhuma ocasião, já que dá impressão de desleixo...

    ResponderExcluir
  11. Meu sogro, já com os seus "quase noventa", inteiraço, nascido e criado em Ramos, de vez em quando me aparece lá em casa paramentado como esse senhor da primeira foto; uma figuraça. Ia subir para Miguel Pereira, mas diante do que vi nos zaps que me enviaram, sobre o que está pra chegar hoje à noite, é melhor ficar aqui embaixo mesmo.

    ResponderExcluir
  12. A quarta foto, o garçom, mas parece o Wilson Witzel.
    E parece que o mesmo aconteceu com o Bangu Futebol Clube, abafado ontem com a morte do Bouechat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu celular só aparecem três fotos. Maldito celular.

      Excluir
    2. Verdade anônimo. Obrigado. Vista cansada é uma...

      Excluir
  13. Rapaz...o maçarico está ligado e pior com uma humidade alta no que o ambiente fica sufocante. Não existe a menor possibilidade de atender a todos ao mesmo tempo. A fila de espera está em torno de 8 dias úteis e assim mesmo mediante uma prévia e remunerada analise é lógico. Nos Hospitais e Indústrias existem obviamente as preferências mas cada caso é um caso.Conclusão: não tem milagre, ou compra ar condicionado que é o único jeito de aplacar o calor ou contratar um séquito de abanadores profissionais. Para o Sr.Pastor não existe problemas pois embutido nas suas preces vai algum para São Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre disse que este indivíduo é sócio do capeta.Levando grana para hibernar por 10 anos...Enquanto isso na minha igreja só da tarja verde muquirana querendo milagre com esta canícula...

      Excluir
  14. Linho S/120 Braspérola um capixaba genuíno que desapareceu do mapa fruto da mudança de hábitos e má administração.

    ResponderExcluir
  15. No meu desktop Dell, com o "Firefox" também só aparecem 3 fotos, aliás, sensacionais !

    ResponderExcluir
  16. Em Julho eu comprei um ar condicionado split para minha sala prevendo o verão. Só usava o do quarto para dormir e fiquei impressionado com a economia. Ligo ele sempre que estou em casa e é compensador. A conta veio apenas 20% maior.

    ResponderExcluir