Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de março de 2019

LARGO DAS NEVES





 
Com fotos enviadas pela tia Nalu, vemos o Largo das Neves, em Santa Teresa, nos anos 80.
A Igreja de Nossa Senhora das Neves é de 1858. Com estilo neogótico, as obras da igreja foram iniciadas em 1854, por ordem do Comendador Francisco Ferreira das Neves, passando a ocupar o local de um oratório de 1814.
No local, também podemos ver um casario de 1850, além de bares famosos. Ao lado do Largo dos Guimarães, o Largo das Neves é considerado o coração de Santa Teresa.
A devoção de Nossa Senhora das Neves é devido a uma antiga tradição, segundo a qual um casal romano, possuidor de muitos bens e desejoso de empregar tudo em favor do bem, pede à Virgem Maria a inspiração para saber como fazê-lo. Receberam em sonhos a mensagem de que a Santíssima Virgem desejava que lhe fosse dedicado um templo precisamente no lugar do Monte Esquilino, nas periferias de Roma, que aparecesse coberto de neve. Esse fenômeno milagroso aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão europeu. No dia seguinte, o terreno, onde hoje se ergue a famosa Basílica de Santa Maria Maior, amanheceu inteiramente nevado.
São quatro as ruas que chegam ao Largo das Neves: Progresso, Santo Alfredo, Eduardo Santos e a Pintora Djanira.
Vale a pena, também, resgatar um comentário do Lino, embora eu não possa afirmar que tudo esteja ainda deste modo:
“Santa, meu berço, sempre que posso vou lá, para assistir algum evento ou para almoçar, além de não faltar na excelente roda de samba das 4ª feiras no Sobrenatural. Por isso vamos fazer um belo “tour” em Santa. Já aí no Largo das Neves, podemos parar no Santa Saideira, com alguns tira-gostos lá da terrinha ou no Goiabeira, especializado em pingas de infusão, boa opção para o mestre Menezes.
Seguindo pela Rua Progresso, tem um atelier de fabricação de móveis de demolição, muito bom. Dobrando a direita já na Rua Oriente, tem o atelier do fotógrafo Renan Cepeda. Na esquina da Aurea com Monte Alegre, tem o Bar do Gomes, um belo armazém, que ainda preserva toda a decoração desde a sua inauguração, geladeira de madeira, vitrines de exposição das mercadorias, e muitos outros itens, vale a pena conhecer.
Dobrando à esquerda temos a Rua Monte Alegre, também com alguns barzinhos bem transados; dobrando na Pascoal Carlos Magno, também alguns bares, na RuaTerezina tem um atelier de cerâmica, com peças muito bonitas.
Voltando à Paschoal Carlos Magno, antes de chegar ao largo, tem o restaurante do Mineiro, para uma boquinha de “sustância” de uma feijoada. Na Felicio Santos tem o bar dos Descasados no Hotel Santa Teresa, muito bom e de conta salgada, porém vale a pena; Depois suba e pegue o bonde (está funcionando?) na Almirante Alexandrino, para um curto passeio até o Largo dos Guimarães, onde há o maior número de restaurantes, de diversas especialidades. Recomendo um chamado Espírito Santa, que é muito bom e o preço não é tão alto quanto o Aprazível.”

30 comentários:

  1. O comentário é recente e embora eu não conheça os ateliês mencionados, o resto está assim mesmo. O Sobrenatural já foi meu preferido, com uma cesta de pasteis excelente, mas peca por desligar o ar condicionado para fazer o freguês ir embora. Foge também do espectro do tema Largo das Neves, cuja jurisdição não deveria passar da Rua Oriente até o número 100. Juntar o Gomes já foi exagero, imagine chegar no Largo do Guimarães.
    Claro que vivi um bom tempo antes do 100, na Oriente, quando era exilado de casa para a casa de minhas tias-avós, que tratavam muito bem dos refugiados. E ia à missa na Igreja do largo, meio que compulsoriamente conduzido.
    Faltou dizer, que nos anos 80, funcionava na Rua do Progresso - onde está o Passat na primeira foto - a quitanda da Dona Aurora, mulher do seu Antônio, que possuía uma vistosa arara bem à vista de todos. Lá pelos anos 90, a Dona Aurora subiu e a quitanda passou a ser do Vovô Antônio - certamente pelos tufos de cabelos brancos. E a arara ficou mais famosa do que nunca.
    Vou ver se minha mulher, que escreveu um livro sobre muitos costumes de Santa Teresa, dá o ar da graça neste formidável blog. Provavelmente vai aparecer com Biscoito Molhado, mas a pena dela, muito leve, é reconhecível à distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão, a Rua do Progresso (nome pouco adequado) está na terceira foto. Há uma interessante fotografia de 1931 mostrando o bonde - nesse tempo não havia o desvio circular. Ele voltava na reta.
      A casa baixa da primeira foto está hoje com ótima apresentação. Parece ser a mais antiga da região, mas é apenas uma suposição.

      Excluir
    2. Ah, que lemnrança agradável. Lembro quando estudava no colégio Tomaz de Aquino, na volta para casa, no Largo das Neves, passava por essa arara, e sempre comprava balas lá. Chamávamos o seu Antônio de vovô da arara. Kkkk
      Tempos bons

      Excluir
    3. O prédio cinza com janelas cor de ferrugem, com um letreiro funcionou o Colégio Padre Leopoldo Brentano, fui aluno no fim dos 70 e início dos 80. Por causa da escola essa praça era infestada de crianças com uniformes de escola. Me lembro muito bem da Araraque ficava na porta e soltava gritos quando a criançada chegava muito perto. De vez em quando, de frente pra escola, ao lado da quitanda, ficava um senhor com um realejo vendendo balas e doces. O casario hoje em dia encontrasse em melhores condições que na foto. Ao lado da igreja, na Santo Alfredo, ficava um cachorro chamado Joe, que se colocava estrategicamente em cima do muro da casa, e assim que as crianças saiam da escola ele dava corridas em grupos de criança. Eu mesmo fugi dezenas de vezes dos latidos do Joe. Era a casa do jamelão que chamávamos, pois havia uma gigantesca árvore de jamelão, que ao caírem deixavam parte da rua toda roxa. Ótimos tempos.

      Excluir
  2. O bonde ainda trafega pelo Largo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje não, porque a linha ainda não foi reconstruída. Mas já vi gente fazendo medições recentemente.

      Excluir
  3. Não tenho certeza se o bonde está funcionando (acho que não) e isso poderia ser mais um atrativo à região, que é extremamente perigosa. O largo das Neves é um local aprazível mas para acessa-la, forçosamente fica-se exposto às ações de bandidos oriundos das favelas do Catumbi e de Santa Teresa. Foi omitido na postagem que um dos acessos se dá pela rua Padre Miguelinho, cuja ladeira íngreme é frontal ao cemitério do Catumbi. Vale esclarecer que grande parte dessa rua foi arrasada nos anos 70/80 em razão das obras de melhoria viária do Catumbi e da construção do Sambódromo. Em 1971 eu desci à pé junto com colegas por essa rua após descer do bonde Paula Mattos no Largo das Neves e essa rua é uma das mais íngreme que conheço. Aliás existe uma foto dessa dela tendo ao fundo o cemitério do Catumbi e que faz parte de um raro livro de fotos ilustrando uma biografia de Lima Barreto. Até 2015 e para fugir de engarrafamentos na Lapa e depois de acessar Santa Teresa pela Francisco Muratóri, eu costumava ir até o Largo das Neves e descer pela Paula Mattos até o Catumbi em um ponto depois do Tobogã, em um trajeto hoje em dia impensável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rua padre Miguelinho não chega no Largo. Ela acaba em uma escadaria que dá acesso à Rua Oriente.
      Logo após a Padre Miguelinho, no Catumbi, há a Rua Z, que termina na Rua do Paraíso e esta sim chega na Pintora Djanira, quase na esquina do largo das Neves.

      Excluir
  4. Em 1919 recém chegada de Portugal e então com 10 anos, costumavam freqüentar ocasionalmente a missa dominical na igreja de Nossa Senhora das Neves. Não tenho a menor idéia da razão disso, já que além de morarem na 28 de Setembro, minha avó era interna no "Asillo Izabel" na rua Mariz e Barros.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Luiz, pessoal,
    Esta área eu conheço um pouco, a citada igreja fica abaixo do nível da rua, dando a curiosa impressão de que está afundando...
    A maioria das construções à volta é de meados do século XIX, quando o Neoclássico já estava bastante assimilado pela chamada "arquitetura pragmática", ou "dos mestres de obra", desvinculados dos arquitetos oficiais da AIBA. Daí a profusão de platibandas, jarrões e molduras de janelas, quase sempre fora das proporções acadêmicas.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Dr. D'.

    Área fora da minha jurisdição. Acompanharei os comentários.

    ResponderExcluir
  7. Em tempo - FF: morreu ontem à noite o parceiro mais conhecido do Pelé no time do Santos, o Coutinho, aos 75 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morreu o grande Coutinho melhor companheiro de Pelé, mas ainda temos bem vivos centro avantes como: Gabi Gol, Hernane Brocador, Jô, André, Henrique Dourado, Fred, porém mais mortos do que defuntos em cemitério. Agora ganham uma nota preta. Isso é um espanto, como diz o mestre Belletti.

      Excluir
  8. Bom Dia! Quando taxista,eu evitava subir Santa Teresa. Era voltar vazio ou pegar passageiro e ficar no sobe e desce por lá mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Já estive por aí umas duas vezes e gostei.Problema que senti foi a dificuldades para o trânsito,embora não estivesse ao volante.Ruas estreitas e falta de estacionamentos.Contraste também entre residências,oscilando em muito bem conservadas e outras com desleixo.As fotos da Tia Nalu mostram o horror da fiação,num grande espanto para o visual.
    FF(1)-Soube que o Hotel Novo Mundo vai cerrar as portas.Lamentável pois era bem tradicional.Fiquei hospedado lá nos anos 80 e gostei bastante.Alguém saberia a causa?
    FF(2)-Coutinho foi sem dúvida o melhor parceiro de Pelé para acabar com adversários.Tabelinhas incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pastor: Sim é verdade vai fechar para Hotel e abrir um Condomínio Residencial. Lembro que nos idos de 87 participei na reforma do Hotel. AC tinindo de novo e que deu uma sobrevida ao empreendimento. Esse é um hotel que não pertencia a nenhuma bandeira internacional mas sim a uma família. Pena mesmo. Alias essa região está ficando pródiga de eventos bombásticos: A antiga do sede social do Flamengo no morro da Viuva e que foi comprada pelo Eike Batista no passado hoje está sendo transformada num empreendimento de apartamentos de alto padrão. Uma bela visão para a Baia. Estive recentemente no Hotel Quitandinha e duas coisas lá aconteceram: A primeira é que o SESC tomou conta na parte do Hotel que se refere ao antigo cassino. Está fazendo um belo trabalho de restauro e implantação de atividades culturais no interior daquele esplendoroso hotel. A outra e os quartos hoje servem de residência para particulares. Muito bonito aquilo e muita história carrega aquele prédio.

      Excluir
    2. Nos anos 60 este Hotel Novo Mundo, bem como o Plaza, na Princesa Isabel, recebiam muitas delegações de times de futebol de outros estados que vinham jogar no Rio. Era comum ver grandes jogadores do time do Santos passeando no entorno do hotel nas tardes de sábado, véspera de jogo no Maracanã. Não eram estrelas inacessíveis como os atuais jogadores.

      Excluir
  10. Existe um Boteco nessas imediações que é pai-dégua. Bar do Pernambuco. Carne seca e baião de dois é o carro chefe, sem contar que tem uma cachaça de tirar o chapéu de couro.

    ResponderExcluir
  11. FF: Após uma rumorosa operação, foram presos (segundo a D.H) os executores da vereadora Marielle Franco e seu motorista. Um P.M reformado e e ex-pm foram os autores dessas mortes ocorridas há um ano. O arsenal encontrado no Meier incluía silenciadores, pistolas, e carregadores e mostra a ponta de um iceberg que pode ser maior do que se imagina. O PM é dono de uma mansão no mesmo condomínio do Presidente Bolsonaro. Agora só falta aparecer as "cabeças coroadas" que certamente estão por trás desses crimes...

    ResponderExcluir
  12. Cuidado com a fila.Depois do jogador Coutinho ontem,hoje partiram o cantor Demétrius e o eterno presidente vascaíno Eurico Miranda.

    ResponderExcluir
  13. Como é que um PM reformado aos 48 anos conseguiu dinheiro suficiente para ter uma mansão na praia da Barra.

    ResponderExcluir
  14. Sem falar de uma mansão de luxo no condomínio Portogalo, em Angra dos Reis, na Costa Verde. A mansão, que tem uma lancha em seu interior, foi um dos bens do policial rastreados por agentes da Delegacia de Homicídios e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP do Rio durante a investigação. Lessa ganhava uma aposentadoria bruta de R$ 8.191,53. Com os descontos, o valor líquido chegou, no último mês de fevereiro, a R$ 7.463,86. Deve ser mágico !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante é saber como esses caras se viram com o Leão.Na minha igreja até a sacolinha do milagre oculto tem que ser declarada.Grande espanto!!!!!!

      Excluir
    2. Lessa "mexia com explosivos". Segundo consta, ele estava envolvido no atentado que explodiu o carro do filho do contraventor Rogério de Andrade matando-o na hora. Em 2009 por sua vez sofreu um atentado quando lançaram uma granada em seu carro, atentado esse que amputou-lhe uma perna. Por isso foi aposentado "proporcionalmente ao tempo de serviço". O valor de sua aposentadoria seria menor, mas devido à amputação de sua perna, provavelmente teve direito a 25% à mais e isenção de imposto de renda devido à invalidez permanente. São suposições baseadas na legislação estadual. Mas nada justiça seu alto padrão financeiro. O arsenal encontrado na mansão da Barra incluía até silenciadores. Seus serviços deveriam ser caríssimos e apenas "cabeças coroadas" teriam dinheiro e interesse para contratar tais serviços.

      Excluir
  15. O grande problema do CR Vasco da Gama foi justamente quando o Eurico virou presidente do clube. Venceu só estaduais e levou 2 rebaixamentos no Brasileirão.
    As grandes conquistas vascaínas dos últimos 30 anos foram só como vice de futebol do Soares Calçada, quando provavelmente o Eurico não tinha acesso ao cofre do clube (talvez, quem sabe, só percentuais obscuros em transferências de atletas e outras transações que virou coisa comum no futebol).
    O último torneio de nível nacional do CRVG foi a Copa do Brasil em 2011, tendo o seu opositor Roberto Dinamite como presidente do clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Soares Calçada era um empresário competente e de sucesso e por isso conservou o cofre cruzmaltimo seguro. Eurico era uma espécie de "socialista". Deu no que deu...

      Excluir