Total de visualizações de página

sábado, 20 de abril de 2019

CAMPO DO FLAMENGO



 
Tenho saudade desses tempos de frequentar o campo do Flamengo, na Gávea, nos anos 50.
 
Era tudo muito tosco, nem alambrado em volta do campo havia. Por este motivo os profissionais não tinham jogos oficiais ali, somente treinos. Na primeira foto vemos um jogo de juvenis (até 18 anos). Geralmente estes jogos eram às 9h15 da manhã (os aspirantes eram em outros estádios às 13h15 e os profissionais às 15h15 - o sol devia ser menos nocivo naquela época...).
 
Era a época em que Carlinhos, o "Violino", era o capitão do time juvenil e já jogava com a elegância que o consagrou.
 
Na segunda foto vemos o simpático Fleitas Solich, grande treinador paraguaio ("Que gañe el mejor!"). Os treinos coletivos eram às quartas e sextas à tarde e os "individuais", os treinos físicos, eram às terças e quintas à tarde.
 
Os jogadores eram extremamente acessíveis com os poucos sócios que acompanhavam os treinamentos. Para nós, crianças, era uma festa estar perto dos ídolos e, também, ficar atrás dos gols devolvendo as bolas chutadas para fora. Saíamos com o peito do pé vermelho e dolorido de tanto chutar as G-18.
 
Não havia a sofisticação de treinamentos dos dias atuais, com fisiologistas, estatísticos, auxiliares diversos, mas se treinavam fundamentos básicos como passes, condução de bola, centros para a área, tanta coisa que falta hoje em dia. As cabeçadas e a impulsão eram treinadas com uma bola presa na "forca". Barreiras de atletismo serviam para treinar também.
 
Na última foto vemos Pavão, Henrique, Joel e Zagalo, todos com passagem pela Seleção Brasileira e bem melhores que as estrelas de hoje.
 
 

9 comentários:

  1. Os jogadores "eram muito acessíveis" e tudo era "muito tosco". Isso confirma que vivia-se em uma época normal, onde "cada um conhecia o seu lugar", antes que "Neymares e Adrianos" lançassem a sociedade para fora de seu eixo. Isso é confirmado pelos relatos de quem frequentava o campo, como o "gerente". Se fosse hoje em dia, frequentar local contíguo a uma favela seria risco certo pelos motivos que todos sabem. Afinal os tempos são outros.### Concordo com o Wagner Bahia ao afirmar ser Belletti "um pândego" no comentário de ontem às 23:04. Afinal "não é para qualquer um" reconhecer algum tipo de "dote artístico" em atividades como o funk. Sem entrar no mérito da perda do profissional, que merece respeito como ser humano, fica fácil entender a razão do fracasso do Brasil como sociedade civilizada, pois o "sucesso" de profissionais como o "de cujus" citado, Anitta, "Nego do Borel", Ludmila, e outros, mostra o quanto precisa evoluir. O desprezo às normas básicas gramaticais é o "menor dos problemas do funk", já que é "café pequeno" quando comparado ao incentivo ao consumo de drogas, homicídios, estupros, e todas as condutas às quais o funk induz.

    ResponderExcluir
  2. Volta e meia recordo estes horários do futebol e vejo que mudamos em tudo...Lembro bem do Flamengo desta época,mas em termos de time da saudades mesmo de Zico e Cia..

    ResponderExcluir
  3. Joel, vc esqueceu Jojo Todinho..

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Sábado de Aleluia e não vi nenhum judas pendurado aqui na Tijuca, até isso perdemos a tradição, e olha que nos dias de hoje temos dúzias de candidatos a serem pendurados nos postes. Já quanto a futebol, me recuso a assistir jogos de times brasileiros nos dias de hoje, cancelei a assinatura do premier, só assisto jogos de futebol dos campeonatos Espanhol e Inglês e os jogos da Champions e da Liga, que por falar nisso que jogão Liverpol e Manchester City. Mas acho que os melhores horários que tiveram para início dos jogos foi na década de 60, os jogos à noite começam às 21:00 e aos domingos às 15:00h, pelo menos para mim na época eram os horários que mais se ajustavam as minhas atividades. E por falar em futebol, que maravilha serão os jogos das semifinais da Champions: Ajax X Tottenham, Barcelona X Liverpool. Pelo menos uma das 2 equipes que inicialmente eram apontadas como zebras estarão na final, eu pessoalmente gostei muito do time do AJAX, agora o time do Tottenham tem a determinação dos Ingleses, dois jogões, que não perderei de jeito nenhum. E a final de amanhã? Bem esta seria melhor nem acontecer, para os Vascaínos uma vergonha a menos, para os amantes do bom futebol, uma tristeza a menos, já para os Flamenguistas será a oportunidade de finalmente sentirem o cheirinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revendo agora o meu comentário, notei que o horário dos jogos de domingo está errado, misturei o horário, na verdade o correto é 5:00 ou 17:00h.

      Excluir
  5. A magia que havia no futebol e que encantava milhões não existe mais. Ela morreu quando a realidade salarial que era regra na Europa e nos EUA foi "conscientizada por muitos" e isso foi a perdição do futebol brasileiro. O que se viu a partir daí foi "uma grande associação que visa interesses espúrios de alguns". Embora a maioria dos brasileiros não tenha percebido, o esquema começou antes da Copa de 2010 e funciona da seguinte forma: Alguns empresários detém os passes de alguns jogadores obscuros de razoável talento e que jogam em clubes europeus ou asiáticos. Em seguida algumas emissoras "comprometidas" passam a fazer sistemática propaganda dos mesmos para torna-los conhecidos da mídia. Em um terceiro estágio a CBF convoca para a seleção brasileira esses "craques" multiplicando o valor de seus passes. Um verdadeiro "negócio da China". É desse "celeiro duvidoso" é que surgem os "Hulks", os "Firminos", os "Filipes Luis", e muitos outros. Dunga foi o primeiro treinador a "supostamente participar". O atual técnico Tite tem o desprezo pelo fato de receber desde que assumiu a direção da seleção, o módico salário de Hum Milhão e Duzentos Mil Reais, embora não valha um décimo desse valor, já que nada mostrou de positivo. Além disso ele é amigo pessoal do maior chefe de facção criminosas que se conhece e que se encontra preso, o presidiário Luís Inácio Lula da Silva.












    ResponderExcluir
  6. Realmente, não entendo como um técnico que não teve bons resultados na seleção continua com a batuta. Tem coisa ai...

    De vez em quando vou ver umas peladas no campo do Mangueirão, em Santíssimo, ou no campo do mato alto, em Guaratiba, e vejo uns caras menos pernas de pau que uns medalhões da seleção...kkk

    ResponderExcluir
  7. Na foto 2 temos a instalação da ''forca'' citada no texto do Luiz.
    As grandes somas em dinheiro das transações de jogadores e seus salários não seriam de se comentar fora do mundo do esporte se não fossem as sonegações. O Leão da Receita e o INSS ''levam cano''.
    Por isso é no mínimo estranho ver um suspeito de sonegação, Sr. Neymar pai, sendo recebido por autoridades máximas cheias de alegria em Brasília.

    ResponderExcluir
  8. Joel , Tite aprendeu muito rápido a arte do pastoreio.Faz orações,recita salmos e ganha muita grana.E eu atendendo tarja verde....

    ResponderExcluir