Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de abril de 2019

PRAÇA SERZEDELO CORREIA




 
As fotografias de hoje mostram a Praça Serzedelo Correia, em Copacabana.
Durante muito tempo, não sei se hoje ainda, foi conhecida como a "praça dos paraíbas".
No auge da construção de prédios em Copacabana, na década de 60, nos domingos à noite havia ali uma grande movimentação de operários de obras para o "footing". Muitos usavam ternos brancos e as moças, a maioria empregadas domésticas, desfilavam em torno da praça. Era o dia de namorar, comer pipoca e algodão doce, tomar um sorvete.
Na primeira foto, ao fundo, na esquina da Rua Hilário de Gouveia, podemos ver o "Corujinha", onde se servia uma pizza muito boa.
Na segunda foto, além do ponto de táxis à esquerda, típico dos anos 50, podemos ver ao fundo o prédio da CTB e as obras de construção do Centro Comercial de Copacabana na Siqueira Campos.
A terceira foto mostra melhor a construção do CCC.
A última já mostra o lado da Av. N.S. de Copacabana, com um bonde na contramão. O prédio no centro da foto é do Hotel Castro Alves. Atualmente toda a fachada foi reformada e ali funciona o Hotel Mar Palace.
A praça atualmente está gradeada e não mais acontece a “Feira do Livro”, que fazia sucesso antigamente.
A Praça Serzedelo Correia, antiga Praça Malvino Reis, foi aberta pela Companhia do Jardim Botânico.

11 comentários:

  1. Ficou faltando uma foto da praça. A do lado da antiga igreja. Nos anos 50 ela ainda estava lá antes de ser substituída pela feiosa atual.

    ResponderExcluir
  2. Na foto 3 aparece um Mopar 50, na frente da Paróquia N.S. de Copacabana, onde meus pais se casaram, em 1947. Fui lá uma vez, de curiosidade. Minha mãe morava em Copacabana, devido a obras em Santa Teresa, e meu pai no Flamengo.
    Na foto 2 também aparece um Mopar, só que dos anos 40. E muita folha de amendoeira.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Atualmente, seria a "praça dos aposentados"...há uma grande quantidade deles nas mesas, jogando cartas e coisas do tipo.
    A terceira foto mostra um busto que ainda está na praça, não sei se no mesmo ponto, mas que é provavelmente o último vestígio da configuração original.
    Embora não apereçe no post de hoje, diante desta praça temos um dos melhores exemplos de Art Deco em Copacabana, o Edifício Lamberti,com varandas semi circulares, gradeamento tubular e padrão "streamline".

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Acompanharei os comentários de hoje.

    ResponderExcluir
  5. Estive nessa praça no ultimo Domingo do mês passado e enquanto esperava um "aplicativo", pude observar a movimentação. O que me chamou a atenção foi o "culto evangélico" que ali acontecia. Apesar das grades e da presença da Guarda Municipal, havia crackudos e moradores de rua, algo impensável até os anos 80/90. Na bucólica primeira foto onde aparecem babás e senhoras sentadas no bancos, hoje a realidade é bem diferente. Acredito que a frequência da praça atualmente seja bem diversificada e não uma "exclusividade de nordestinos" como no passado. Naquele tempo o nordestino era invariavelmente empregado como "peão de obra", "importado" por algum parente diretamente do Cariri, Pajeú, Crato, ou Campina Grande. Depois de pronta a obra, o funcionário encontrava "colocação" como porteiro, vigia, ou faxineiro, pois afinal o "emprego era pleno". Hoje a realidade é outra, já que há muito não se constrói na região. Além do mais o foco do nordestino atualmente é outro. Diante da enorme quantidade de restaurantes que existem, sejam eles "à la carte" ou "self serviçe", a presença nordestina é maciça, já que encontrar em algum restaurante alguém que NÃO seja nordestino é como encontrar uma nota de R$ 3,00, uma foto de Roberto Carlos fazendo "embaixadinhas", uma foto ou propaganda de um "campeonato de peteca em Israel", "visse?"

    ResponderExcluir
  6. Nos velhos tempos morar em frente a uma praça poderia ser até interessante, hoje em dia não acho um bom investimento, exceto, talvez em ponto comercial.
    O ônibus na quarta foto devia ser da Breda Turismo.

    ResponderExcluir
  7. Deve ter uns cinco anos que não vou na praça em tela.Segundo consta o local mudou para pior,o que não é muita surpresa.Copacabana, que sempre foi meu local preferido no Rio,anda capengando com a falta de organização e mudanças de hábitos.Até o querido Cirandinha foi para o espaço e o numero de farmácias e camelôs predomina.Lamentável.
    FF:Jogou bem o Flamengo mas o Vasco também não jogou nada.Dava para ter matado o frango de vez,mas perdeu a chance.Leva boa vantagem e ridículo o publico de 10 mil pessoas,coisa de gente amadora ou que está com muita grana.O VAR continua tirando mais o brilho que ajudando,mas por culpa dos árbitros que precisam aprender a usar a ferramenta.Da forma que está vai matar ainda mais o futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasileiro está conseguindo esculhambar até o VAR. O gol anulado ontem foi ridículo.

      Excluir
    2. Isso sem contar o problema na bateria...

      Excluir
  8. Respostas
    1. Mas aqui as coisas podem piorar. O incêndio na catedral francesa não é nada em comparação com situação do Brasil. Muitos aqui se manifestaram contra o que a mídia chamou de "ditadura militar", um termo inadequado quando se sabe que era a única forma "civilizada" para conter um movimento criminoso que tentou se impor à força e que foi desbaratado, mas não aniquilado. Sem mencionar o grave aparelhamento de que o país tem sido vítima nos últimos 30 anos por parte daqueles que no passado se disseram "vítimas da ditadura", agora o jornal digital "O antagonista" foi impedido pelo STF de publicar um matéria que denuncia atos de corrupção de um de seus ministros, incorrendo com isso na mais odiosa forma de censura. E eu pergunto: "Isso pode Arnaldo?" O que diriam Quasimodo e Esmeralda se soubessem da grave doença terminal da qual o Brasil parece? ## Se é fake news ou não, o fato é que tem sido divulgada na mídia a demissão do apresentador Paulo Henrique Amorim em razão da inadequada e imoral entrevista concedida a dois políticos comunistas desqualificando covardemente o ministro Sérgio Moro, chamando-o de analfabeto e "não ter noção de concordância verbal", e de ser "o principal culpado" pela recessão brasileira e pelo fechamento de milhares de postos de trabalho. O vídeo é uma "pérola de iniqüidades" e é mais uma prova do quanto a esquerda é perigosa...

      Excluir