Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de abril de 2019

ROUEN

 
O "post" de hoje, com um dia de atraso, é uma homenagem ao aniversariante de ontem, o prezadíssimo mestre Rouen, ora exilado naquela estranha cidade da América do Norte, adorada pelos brasileiros.
Mostra o restaurante "Farol da Barra" no final dos anos 70. O anúncio publicitário dizia: "Restaurante Farol da Barra - Comida típica baiana - Comida típica alemã - Piano Bar - Av. Sernambetiba 1700 - RJ - Brasil.”
O prezado Conde jurava que comia lá salsichão ao dendê (mas vindo do Conde nunca se pode saber se é verdade mesmo...). Os camarões e casquinhas de siri do "Farol da Barra", acompanhados de um chope bem tirado, eram um ótimo programa para o final de semana.
Destaque para o Puma, ao lado de um Fiat Spazio e de um Opala.

19 comentários:

  1. A Barra nos anos 80 era "tudo de bom". Restaurantes, boates, e restaurantes em profusão, onde o lazer era certo e seguro. Só fui uma vez nesse restaurante e era de boa qualidade. Muitas ruas eram de terra e a própria Avenida das Américas tinha trechos onde a calçada era de terra. Mas como dizia sabiamente João Saldanha, "vida que segue", o passado não volta. FF: Vendo o noticiário matinal hoje onde a Avenida Niemeyer ficou fechada devido ao protesto de moradores do Vidigal que atearam fogo na via devido à morte de um marginal, vejo que as autoridades estaduais na área da segurança pública NÃO QUEREM mesmo resolver a questão dos protestos e depredações causadas por moradores de favelas quando morre algum "colega", geralmente associado ao tráfico de drogas. Basta autua-los pelos crimes de "terrorismo e associação criminosa" cujas penas somadas são pesadas. Mas caso isso efetivamente aconteça, quem iria trabalhar nas bocas de fumo e no tráfico armado para o político da região? Afinal muitos "supostos moradores" são "funcionários de políticos" e quando morre algum baleado ou é preso, logo aparecem comparsas de ambos os sexos e com "inocente aparência" para gritar para a reportagem: "é moradô, é moradô!"

    ResponderExcluir
  2. Os carros estão identificados corretamente, porém o Puma está um tanto transparente. A linha da calçada atravessa o carro literalmente. Cheguei a pensar que fossem os cabos de alta tensão, mas não, o Puma é um carro que vai se desvanecendo, desvanecendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cabos de energia estão no primeiro plano da foto. Não há nada de errado com o carro.

      Excluir
  3. Bom dia,Luiz, pessoal,
    Lembro muito bem deste farol fake na parte de cima do restaurante. Sempre associei à culinária baiana, não lembrava de também ter comida alemã. Outra lembrança boa desta época era o Tarantella,perto daí,com algumas das melhores massas que já experimentei.
    Depois, vieram outros, e a orla ficou cheia deles. E parabéns ao Rouen.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Não sabia do paradeiro atual do francês... Estaria tentando fundar um enclave naquela localidade?

    Sobre o "farol" não cheguei a frequentar.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Parabéns ao Rouen. Salve São Jorge guerreiro. Frequentei muito o Farol da Barra, nos anos 70 e início dos 80. O Puma visto na foto pertencia a um dos donos o Adão, ele teve também uma Puma Chevrolet com motor de Opala, não sei se ainda está no Brasil e voltou para Portugal. O Farol também tinha uma boate, que era muito boa e menos badalada que as boates da moda naquela época.

    ResponderExcluir
  6. É triste ver que gari comunitário virou marginal... Mas, vindo de quem veio, é compreensível.

    ResponderExcluir
  7. Farinha na sopa.....De repente,o Ceará,individuo,aprova a mistureba que o Conde admirava...E parabéns ao Rouen que agora ficamos sabendo está exatamente na matriz da Barra..Grande espanto!!!

    ResponderExcluir
  8. Dizem que o Rouen embarcou na Ponta do Calabouço em um dos hidroaviões da Pan Am com destinho à cidade latino americana encravada em território dos EUA.
    De lá ele pode chegar até a foz do Rio Mississipi para a reinstalação de um enclave francês naquelas terras que já foram a Nova França.

    ResponderExcluir
  9. Fica difícil para muitos não enxergarem o óbvio, seja por afasia ou por convicções políticas, mas não custa nada "clarear uma visão que a maioria não possui. E em se tratando da morte do "gari comunitário" mencionada no comentário das 08:01, faço uma pergunta: É normal quando alguém morre em virtude de uma "bala perdida", que vizinhos e moradores próximos saiam depredando e ateando fogo nas ruas e em veículos? Ainda que o disparo que atingiu o "gari" tenha partido da arma de algum policial, tal certeza só poderá ou não ser comprovada por uma "perícia de local" executada por uma equipe composta de Perito Criminal, `Perito Legista, e demais policiais, todos eles profissionais de nível superior e investidos em seus cargos depois de concurso público. Entre pessoas civilizadas é praxe aguardar a conclusão das investigações e o competente laudo pericial para que a justiça possa atuar. O que espanta é que o Vidigal é uma área dominada por traficantes e a Polícia é obrigada a cumprir o seu papel constitucional sob pena de responder por Prevaricação ou algo mais grave. Entretanto não se conhece protestos dessa monta na frente da casa dos traficantes ou mesmo "moradores da favela" incendiando bocas de fumo. Vivem todos "na maior harmonia com o tráfico, com o funk, com os "gatos", com os estupros, e ninguém protesta, não é mesmo? A Lei 11343/06 {Lei antidrogas} e a Lei 13124/2015 {associação criminosa} preveem punição para condutas semelhantes às praticadas pelos moradores do Vidigal. Não sou eu quem está afirmando é a Lei! Portanto que natural que indivíduos que pertencem à partidos de esquerda e que pregam a inversão de valores morais, sociais, e familiares reajam de forma intempestiva, mas que hão de se resignar à uma realidade inconteste: "Dura Lex, sed Lex".

    ResponderExcluir
  10. Minhas recordações desse lugar não é das melhores. Nos idos de 64 me roubaram meu Fusca 1300 ano 62 na porta dessa boate enquanto eu estva na praia. Cheguei lá e cadê o Fusca.
    Até hoje...não apareceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fusca 1300 só começou a ser fabricado em 67

      Excluir
    2. Biscoitinho, por isto que furtaram.

      Excluir
    3. Este fusca do Ceará,individuo,devia ser um escaravelho...

      Excluir
  11. Também não tive uma boa experiência no Farol da Barra. Lá pelos idos de 1990, a avenida Sernambetiba estava sendo reurbanizada e o local era um canteiro de obras e com muita poeira. Quando eu e a namorada terminamos de comer fui procurar a carteira pra pagar e cadê? De princípio achei que tivesse sido furtado, fui procura-la no carro e nada, depois puxando pela memória lembrei que havia deixado em casa. Tive que deixar a garota, peguei o Del Rey e corri até Campo Grande, via Grota Funda.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Gosto da Barra da Tijuca, mas não tenho muito a dizer sobre este restaurante. De toda forma é uma bela foto e quero deixar meus parabéns ao aniversariante. É bom descobrir este novo/velho espaço e verificar que vários comentaristas de outrora continuam na área . Minhas saudações para eles e para o dono do espaço .

    ResponderExcluir
  13. Em tempo, sou contra manifestações violentas. Sabemos quem as fomenta.

    Mas, toda generalização é perigosa.

    ResponderExcluir