Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de maio de 2019

CAMPO DE SANTANA



 
O Campo de Santana tem muita história. Um espaço como este seria muitíssimo valorizado em qualquer grande cidade. Mas no Rio...
 
A primeira foto, de Georges Leuzinger, do Acervo do IMS, datada de 1870, mostra o Templo da Vitória, construído no Campo de Santana em comemoração ao final da Guerra do Paraguai.
 
Como já contou por aqui o Waldenir, esta foto é um documento raro, pois além do templo em si, ainda mostra uma pequena parte de uma construção colonial que, muito provavelmente, é a chamada Varanda da Aclamação, mostrada em detalhes em uma gravura do Debret, onde D.Pedro I foi saudado pelo povo após o Fico.

Tudo veio abaixo porque houve, na época, uma verdadeira febre da chamada Arquitetura Cerimonial. Eventos importantes, como casamentos, coroações, vitórias militares e enterros davam margem à construção de grandes estruturas temporárias, geralmente de feição clássica, que serviam de cenário para as mesmas. Como eram de madeira, pintada para parecer mármore e bronze, eram demolidas pouco depois.

Exemplos não faltam por aqui. Para um dos casamentos do acima citado D.Pedro, o arquiteto Grandjean de Montigny projetou "um obelisco egípcio, um templo grego e um arco triunfal romano".  Cada um destes cenários servia para um "ato" do espetáculo que deve ter sido o casamento. Estas obras foram dispostas ao longo da atual Primeiro de Março e, após a primeira chuva forte, desapareceram.

Mais tardes, Manuel de Araújo Porto-Alegre projetou uma grande estrutura na Praça XV, para servir à coroação de D.Pedro II, uma espécie de vestíbulo com galerias, colunatas e troféus. Teve o mesmo destino.

Assim como este Templo da Vitória e até mesmo, quase nos dias de hoje, um arco construído para recepcionar os pracinhas da FEB na Rio Branco.

A Rua do Ouvidor vivia, a cada visita de uma delegação estrangeira, ganhando arcadas e portões ornamentais, que só ficaram gravadas na memória da cidade por pinturas e fotos.

Até o prédio do Paço ganhou uma sobre-fachada para a coroação de Pedro I, certamente tentando apagar-se o passado colonial do histórico prédio.

Recentemente tivemos algo parecido com vários pavilhões das expos de 1908, 1922 e da Feira de Amostras de 1934.
 
A segunda foto mostra um grande espetáculo de boxe realizado no Campo de Santana.
 
E a última foto, do final do século passado, mostra um aspecto do local.

23 comentários:

  1. Bom dia!
      É a chamada "arte efêmera".

    ResponderExcluir
  2. O Campo de Santana possui algumas estátuas da Fundição Val D'Osne ( há pelo menos 4 no Passeio Público, as 4 estações); não lembro mais quantas são, mas essas são, pelo menos, metálicas e têm resistido às chuvas fortes.
    Disseram-me que, depois de Paris, nenhuma cidade tem tantas esculturas fundidas quanto o Rio de Janeiro. A conferir...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Seria essa uma prática econômica ou mais uma daquelas heranças, típica do povo luzitano que colonizaram dessa terra?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Luiz,pessoal,
    De fato, a chamada arquitetura efêmera / cerimonial foi uma característica marcante dos reinados de D.João VI, D.Pedro I e D.Pedro II.Os exemplos citados são de primeira categoria, fruto de excelente pesquisa. Eu só gostaria de acrescentar mais um, que é bem documentado. Trata-se de mais um projeto de Grandjean de Monigny,desta vez para a aclamação de D.João VI como rei "de facto", após a morte de D,Maria. Foi connstruída uma plataforma elevada, com colunata dórica grega,fronão ao centro, e dois pedestais avançados, flanqueando o espaço onde ficariam as autoridades. Este projeto sobreviveu, provavelmente no acervo do MNBA ou BN, não tenho certeza, e foi feita uma gravura para divulgação pelo reino. A localização deve ter sido na atual Praça XV, embora a aquarela original mostre o Pão de Açúcar diretamente atrás da parte central, mas deve ser por liberdade artística.
    É interessante observar que esta idéia de madeira imitando mármore, chamada faux marbre,, existe até mesmo na Praça do Comércio (Casa França Brasil), que sempre foi pensada para ser permanente.
    Voltando ao Templo da Vitória,ele poderia ter sido preservado, caso construído com material durável, pois não estava em uma área de circulação tão intensa quanto a Praça XV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waldenir
        É ainda mais antiga. Este tipo de arte foi usada na fronteira (rio Caia) na ocasião da chamada "Troca das Princesas" entre Portugal e Espanha por duas vezes. Na primeira a filha de Felipe V foi "trocada" pela filha de D.João V para casarem com os príncipes herdeiros.

      Excluir
    2. Pois é,mesmo em Roma, certos arcos triunfais menores foram demolidos depois do desfile das legiões,exatamente como no caso do retorno da FEB, citado no texto.
      Mas nos reinados do século XIX, a prática foi muito comum, seja pela precariedade ou urgência das cerimônias, seja pela falta de verba.
      Só para se ter uma idéia, entre a coroação e o casamento de D.Pedro II, passaram-se dois anos (julho de 1841 e setembro de 1843). Para cada um destes eventos, foi construído um complexo cerimonial temporário deste tipo.Em ambos os casos, a decoração dos pavilhões ficou nas mãos de Araújo Porto Alegre, na condição de "pintor da Imperial Câmara" que era.

      Excluir
  5. Bom dia a todos. Local onde comecei a jogar as minhas primeiras peladas quando ainda estava no primário na Escola Tiradentes, campos com gramado espetacular, não fossem os caninhos de ferro de irrigação que molhavam o gramado, que ficavam cerca de 10 cm acima do gramado, que de vez em quando além da bola também os chutávamos. Meu tio avô comentava lá em casa quando eu era criança sobre estas lutas de boxe no Campo de Santana. O Rio tem também além do Campo de Santana, outros locais abandonados que seriam explorados turisticamente em qualquer outro País do mundo, como o Passeio Público, Quinta da Boa Vista, Floresta da Tijuca, locais estes que hoje são ocupados por moradores de rua, desocupados, prostitutas, viciados em drogas, toda a sorte de marginais.

    ResponderExcluir
  6. Local central do Rio, ficava encravado em um então denso núcleo populacional e talvez por isso as manifestações ali fossem tão freqüentes. Consta que no final do Século XIX ou início do XX foram soltos no local cerca cem pardais, ave oriunda da Europa, e a intenção era a de "combater os mosquitos e insetos em geral", foi um presente do governo de Portugal. Foi um verdadeiro "presente de grego", já que o Pardal foi o principal responsável pela extinção de muitas espécies naturais e que eram abundantes aqui na área urbana. Coleiros, Tico-ticos, tizius, e Saíras, tinham seus ovos comidos por essa espécie predadora e não são mais encontradas fora do interior ou de áreas rurais. Já o desaparecimento do Canário da terra, então abundante por aqui, se deu devido ao desmatamento, pois faz seu ninho em ocos de árvores. Na região serrana e na região dos lagos, e em subúrbios de Niterói ele é abundante. Entretanto o "Bico de Lacre", encontrado em qualquer local aqui no Rio e "sertões da zona oeste", faz seu ninho em imensas "bolas de palha" com um minúsculo orifício de entrada, e por isso o pardal não ten acesso aos seus ovos. Curiosamente o Bico de Lacre é originário da África e foi trazido para cá em navios negreiros. Já o "tiziu"... FF: A Polícia Civil em operação nas favelas da Maré, apreendeu seis fuzis, pistolas, granadas, munições, drogas, e dinheiro. Mas o principal foi que "cancelamento de oito CPFs". Entretanto o governo não teve a energia necessária para dispersar a manifestação de "moto boys" que fechou a auto estrada Lagoa-Barra e infernizou a vida de moradores da Barra e da Zona sul. Leniência, covardia, e pusilanimidade, que faz com que esses "associados ao crime" continuem a ser tratados como "gente de bem"...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Dr. D'.

    Fui passear no campo somente recentemente acompanhando minha mãe no HemoRio no caminho de volta. Tirei fotos dos monumentos e dos animais. Alguns monumentos foram transferidos do atual leito da Presidente Vargas para o local atual. O campo perdeu cerca de um terço de seu tamanho original para a abertura da avenida, incluindo a demolição do Paço Municipal.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia! "No monumentos e chafarizes",existe um cadastro de todos os monumentos e chafarizes expostos e guardados.Muitos deles com seus históricos.Realmente a quantidade é grande.

    ResponderExcluir
  9. Em tempo: essas estruturas provisórias chegaram à república, incluindo um portal comemorativo em 1894, celebrando o quinto ano do golpe que derrubou a monarquia, instalado em frente ao Itamaraty, então sede do governo republicano.

    ResponderExcluir
  10. Parece que a Arquitetura Cerimonia ou efêmera continua em uso nos dias atuais. Basta ver o "legado" da copa ou das olimpíadas ! Quanto tempo durou a ciclovia Tim Maia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arquitetura é um eufemismo por demais generoso, tendo em vista o "jaez" da atual "população flutuante" do Campo de Santana". Choupanas seriam mais adequadas aos "gostos refinados" daquele público, pois mais "efêmeras" seria impossível. Bastaria uma "chuva mais forte". Uma pena que tenha acabado dessa forma...

      Excluir
  11. De Montigny e Araújo Porto-Alegre nos dias atuais conseguiriam tranquilamente vaga de carnavalesco, se assim desejassem.
    Do Campo de Santana lembro bem das cotias circulando pelos gramados, além de alguns gatos. Dizem que os felinos ''vira-latas'' tomaram conta da área, mas tempos atrás houve execução de uma meia-dúzia deles, o que causou grande reboliço, pois quando a notícia se espalhou muita gente confundiu com o outro ''bicho'' que costuma praticar gatunagem.
    Falar nisso, notícias de Angra contam que os morros de lá ainda estão sendo muito disputados pelas facções criminosas, que gostaram da região como entreposto do tráfico para o Rio, com entrada de drogas até pelo mar, por onde também fogem para as várias ilhas, quando tem ação da policia.
    E a coisa piorou após uma ação da polícia com a presença do governador, via helicóptero.
    Sem ação conjunta com Marinha, Exército e a Polícia Federal, inclusive rodoviária, vai ser difícil.
    E a Usina Nuclear lá, precisando da rodovia, até para rota de fuga no meio de tiroteios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto, é possível que o caráter igualmente extravagante e efêmero dos carros alegóricos do carnaval tenha sua origem neste tipo de construção cerimonial.

      Excluir
  12. Passei pelo Campo de Santana apenas uma vez e não senti muita confiança,assim fiquei com um olho no pastor outro na sacolinha,mas deu para ver que deve ter sido um belo lugar.Mais um...
    Ceará,individuo,em rápida passagem pela cidade não deu para ir ao Pavilhão de São cristovão,mas matei a saudade ali na Santa Clara 33,na barraca da Chiquita.Gostei e recomendo já que não temnos mais o Cirandinha.....

    ResponderExcluir
  13. Caro Pastor. No que pese minhas tarefas na Calango estaria disposto a recebe-lo na Chiquita já que sua passagem foi meteórica. Fica intimado na próxima vinda estarmos juntos e colocar os assuntos divergentes em dia. O Caranguejo eu pago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que ali vc mata a saudade do Ceará,no caso o Estado...

      Excluir
  14. Que jogo! Mesmo sem Firmino e Salah 4x0 no Barcelona.
    Incrível.

    ResponderExcluir
  15. Eu disse que o peso das camisas eram iguais na semana passada. Foi um jogão, acho que no time do Barça está faltando um jogador conforme o Puyol, que motiva o time e motiva os demais jogadores do time. Uma diferença do jogo passado para o de hoje, neste jogo de hoje só o Liverpool entrou para jogar, o time do Barça ficou dormindo na vantagem dos 3 gols. Que falta fez aqueles dois gols que o Dembele perdeu no jogo passado. Outra coisa como o time do Barcelona se descontrola e se abate, quando o time adversário iguala a vantagem que ele obtinha, foi assim no ano passado com a Roma e no jogo de hoje, quando tomou o 2º gol a cara dos jogadores era de um abatimento mortal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando a linguagem do boxe, aproveitando a dica da foto 2, o Barça sofreu 3 ''knock down'', ficando completamente tonto já a partir do segundo. Depois do terceiro praticamente não esboçou reação e foi surpreendido com o ''jogo de pernas'' do adversário no canto do ''ringue'', abrindo a ''guarda'' para o ''golpe'' que o levou a ''knock out''.
      Os madrilenhos devem estar felizes da vida por não terem que receber os catalães na grande final.

      Excluir
    2. Os comentaristas deste blog que vivem a esculhambar com o meu Flamengo deveriam mandar o Abel passar uma semana no Barcelona.Levar de quatro com aquela vantagem é pior que time da serie B.Se estou lá a minha corneta ia zoar 30 dias seguidos.





      Excluir
  16. Eu queria que esse confronto fosse a final. Agora ver se o Tottenham consegue a virada sobre o Ajax para ter uma final inglesa, tendencia muito forte na Europa League, com vantagens provisórias de Chelsea e Arsenal.

    ResponderExcluir