Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de junho de 2019

SANTO INÁCIO - CASA DO EX-ALUNO




 
As fotos são da casa que havia na Rua São Clemente nº 206, esquina com a Rua Eduardo Guinle. Era a “Casa do Ex-Aluno do Santo Inácio”.
Em 27/06/1937 foi organizada uma assembleia de antigos alunos para eleição de uma diretoria encarregada da elaboração dos estatutos da Associação. Para isto foi nomeada uma junta composta pelos Drs. Motta Maia, Haroldo Valladão e Octavio Nunes.
A 12/12/1937 reorganiza-se em definitivo a Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas, setor do Distrito Federal. As reuniões anteriores só abrangiam os ex-alunos do Santo Inácio, O primeiro presidente foi o Prof. Augusto Paulino, renomado médico.
Durante meu período no colégio, nas décadas de 50 e 60, a casa era usada para reuniões e eventos. Era uma preciosidade. Enorme. Muito pinho de riga, um porão habitável. Tinha um piano no salão nobre, que era de arrepiar. E ainda tinha uma quadra de basquete/vôlei.
Em 1966 o Padre Guy Ruffier criou uma novidade: as aulas de Religião para o 3º ano Científico de Medicina, uma turma pequena de dez alunos, eram realizadas nesta casa e, naqueles tempos de colégio exclusivamente masculino, convidou dez alunas do Jacobina, Imaculada Conceição, Sion e Virgem de Lurdes para participar das aulas. Foi um sucesso. Por óbvio, aconteceram alguns namoros.
Tempos depois, nos anos 70 e 80, esta casa abrigou também a sede dos escoteiros do Grupo 124º Santo Inácio. Com a entrada de meninas no colégio existiu também um grupo de Bandeirantes. Durante certa época o comando era do Padre Leme Lopes.
Se não me falha a memória residia nesta casa o responsável pela Secretaria do Colégio Santo Inácio, Elpidio de Macedo Moreira.
No início da década de 80 a belíssima casa foi demolida para dar lugar a um horrendo prédio que tem uma agência bancária no térreo.

12 comentários:

  1. O texto não informa se a instituição ainda existe. No caso do Colégio Militar, em que a casa do ex-aluno chegou a ter muita importância, hoje passa por uma existência pífia, mantendo uma casa de campo onde os ex-alunos podem frequentar a custo módico. Praticamente extinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Biscoito pode ser enquadrado pois discriminou a Brasilia e os outros nacionais.

      Excluir
  2. Os tempos mudaram! Os colégios eclesiásticos se tornaram inviáveis para a grande maioria das famílias devido ao seu altíssimo custo. Colégios não eclesiástico mas com padrão de ensino elevado também se tornaram quase inacessíveis à maioria das famílias. E qual a principal razão para a existência dessa espiral vertiginosa de custos? Não é muito difícil de descobrir: O sucateamento do ensino público. É algo semelhante ao "fenômeno" que acontece com a "saúde pública" e que tem sido o flagelo das famílias. E por que isso acontece? Quem são os maiores interessados nesse "status quo" e onde eles podem ser encontrados?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Hoje os Inacianos darão esclarecimentos sobre esta bela casa. Por que motivo foi demolida?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Estupenda construção!Trata-se de um exemplar da primeira geração do chamado Caminho de São Clemente,neoclássico nos detalhes,com acesso lateral, trazendo os chamados espaços nobres para junto à rua. Certamente, a sala de visitas e/ou de jantar situavam-se atrás das janelas da fachada principal. Imagino que o piano também ficava ali.
    Dada a proximidade com a igreja do CSI,possivelmente todo o terreno pertencia à ordem, não?
    Detalhe de época : no muro à direita, pichação "Viva a UNE"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esquerda perniciosa já se manifestava. A UNE antes de seu providencial fechamento pelo regime militar já era o pior foco da esquerda comunista. Essa foto deve ser de 1985, época em que os militares deixaram o poder. De lá para cá o "progresso espantoso" que o ensino no Brasil adquiriu dispensa comentários.

      Excluir
  5. É, também poderia ser um templo de igreja...De qualquer forma,um espanto!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Dr. D'.

    O prédio atual é horroroso, mas a bolada do CSI deve ter sido o oposto...

    Dia de acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  7. Elucidado o assassinato do pastor casado com a Deputada.Neymar com vários imóveis bloqueados.Odebrecht pede recuperação judicial.Prefeito de Floripa é preso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinhos Fofoca, menos! O homicídio do pastor Não está totalmente elucidado. Vai aparecer muito em breve a real co-autoria desse crime. Aguarde.

      Excluir
  8. FF: começam a aparecer na seção de 50 anos atrás do Globo notícias sobre a duplicação da Avenida Atlântica. Hoje foi sobre a ação de advogados contra a obra, que valeu a manchete: "Copacabana: povo vai à Justiça".

    ResponderExcluir