Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de julho de 2019

CONVENTO DE SANTO ANTONIO



 
São muitos os cariocas que não conhecem o Convento de Santo Antônio.
 
Vale a pena uma visita. É só pegar um bonde com destino ao Centro, saltar no Tabuleiro da Baiana e subir a escadaria.
 
 

12 comentários:

  1. Fui bastante ao Convento; minhas tias-avós eram solteironas e davam sempre uma passadinha. Só eu casei. Mas a presença de muitas mulheres nas fotos demonstra que a esperança é a última que morre...
    Boa foto do chafariz e com um bonde bem antigo, ainda puxado por animais, aí certamente, anterior a 1900. Não é de Santa Teresa, cujo terminal ficava entre o Chafariz e o prédio da Imprensa Nacional.
    A foto com o Tabuleiro da Baiana me transporta aos anos 50, era o meu cotidiano.

    ResponderExcluir
  2. Na terceira foto dos anos 50, o edifício Itu aparece integralmente, onde no 18 andar ficava o escritório de meu pai. Muitas vezes eu era colocado na sacada e olhava a paisagem, que é interessante até hoje. Dava para ver o convento e o entra e sai dos bondes no Tabuleiro da Baiana. A primeira foto é de 1905 e ainda existia o chafariz. As outras fotos mostram o movimento de entra e sai das "carolas e papa-hóstias".

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Sou um desses, infelizmente.

    As coisas poderiam ser diferentes se o projeto do metrô apresentado há mais de 80 anos (1938) tivesse ido adiante. Haveria uma estação bem em frente muito antes da atual.

    Olhando ontem no acervo das revistas de engenharia vi o projeto ligando a EFCB ao Largo do Machado.

    ResponderExcluir
  4. Bolsonaro que filho como embaixador"""
    Ronaldinho continua sem passaporte"""
    Caso Flordelis ainda confuso"""

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Conheço bem, inclusive recomendo a visita da Igreja de São Francisco da Penitência que é a igreja que fica ao lado da Igreja de Santo Antônio, que é uma das mais belas do Rio de Janeiro e onde pode ser visto no seu altar a imagem do Cristo Cruxificado com Ases, para mim uma das mais belas imagens sacras que já vi.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Gosto de ir ao convento de Santo Antônio no horário de almoço. A vista de lá é muito boa, e a sensação de estar em um complexo que data do século XVII me é particularmente agradável.
    O chafariz projetado por Grandjean de Montigny, na primeira foto, era um marco do largo e nunca deveria ter sido demolido.Li que houve uma consulta pública formal à Academia Imperial de Bellas Artes a respeito das proporções corretas da ordem dórica romana da fachada principal do chafariz, para que o respeito ao ordenamento clássico fosse observado. Só nunca vi a parte de trás dele.Será que ninguém nunca fotografou?
    Na terceira foto, pode-se ver um pedaço do Theatro Municipal, as cúpulas do CCJF e um daqueles prédios que desabaram.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia ! Todo Homem é um diabo,não tem mulher que o negue,mas todas elas pedem a "Toínho",um diabo que as carregue.

    ResponderExcluir
  8. Em Vix temos o Santuário de Santo Antonio que deve ter uns 60 anos e é belíssimo.

    ResponderExcluir
  9. O Largo da Carioca se tornou um local vazio e sem sentido. As velhas rotas que passavam no Largo da Carioca não existem mais. De carro era possível vir pela Uruguaiana ou pela Avenida Passos. Daí seguindo pela Senador Dantas era possível alcançar a Lapa e a zona Sul. E agora? Como é possível alcançar a Senador Dantas? Nunca! Foi um projeto mal feito, semelhante ao da Av. Rio Branco. Para se ter uma visão do passado, pode-se fazer o trajeto assistindo o filme Maria 38 à partir da cena da perseguição em "slow motion", desde a Praça XI. É uma viagem ao passado. Dá para perceber detalhes das ruas e dos prédios. Experimentem...

    ResponderExcluir
  10. Continuando, o carro do vilões cruza a Presidente Vargas vindo da Saúde na altura do "Balança mas não cai" e segue em direção à Candelária. Cruza com alguns bondes em sentido contrário, vira á direita na Avenida Passos, Rua da Carioca, e Largo da Carioca. Quem tiver o filme, assista essa parte em câmara lenta.

    ResponderExcluir
  11. Fui lá quando criança, quando ainda era menor que o jovem ''James Dean'' aí da foto 2.
    A faixa da campanha eleitoral do Adhemar na foto 3 mostra que pode ser 1955 ou 1960. Já li uma vez que, se não em ambas, pelo menos em uma delas ele teve boa votação no Rio, o que surpreendeu, por nada ter a ver com a história da cidade.

    ResponderExcluir
  12. Uma reforma pensada pra acabar com privilégios odiosos e racionalizar os gastos previdenciários foi transformada no congresso numa reforma que CRIOU novos privilégios e AMPLIOU outros. O estabilishment brasileiro é asqueroso, insaciável e incansável. O Brasil parece destinado a ir pro buraco inexoravelmente. Pra ajudar nesse raciocínio ainda temos um bandido internacional tratado a pão de ló pelos mesmos quadrilheiro que destruíram o país durante 14 anos. Primeiro o TCU e o MP de contas resolveram impedir o COAF de investigar as movimentações financeiras do bandido. Agora a Rede resolveu recorrer ao STF para impedir qualquer tipo de investigação. Ou seja querem transformar o bandido bancado por um bilionário iraniano e com relações com hackers russos em alguém totalmente INIMPUTÁVEL, livre para cometer crimes.

    ResponderExcluir