Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de julho de 2019

RUA APRAZÍVEL



 
Vemos aspectos da Rua Aprazível, em Santa Teresa, na primeira metade do século XX (em foto garimpada pela Iara R. Teixeira, e na década de 80, em fotos da tia Nalu.
 
Mantém-se como nos anos 80 ou mudou muito?

17 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Hoje, em princípio, dia de acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  2. FF: confirmada a morte, agora de manhã, do jornalista Paulo Henrique Amorim. Enfarto em casa.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Esta rua tem o nome adequado a sua localização, nela fica a mansão que pertenceu a família que foi dona da Mesbla, tem uma das vistas mais linda da orla da Baía de Guanabara. Uma pena que o bairro onde eu nasci, tenha sido invadido pelas favelas e se tornado em um bairro extremamente perigoso.

    ResponderExcluir
  4. Santa Teresa sempre foi um bairro de difícil acesso por várias razões e e território íngreme, o calçamento, o o transporte, são as principais. Quem possui automóvel sabe que o seu bem será rapidamente depreciado. Se as linhas de bonde funcionassem em sua plenitude, a situação poderia ser amenizada. O comércio é pífio, quase inexistente. A falta de garagens é crônica e é mais um ponto negativo e o valor do seguro do carro é bem alto. Mas o ponto alto é o clima de montanha. Mas a segurança...Que segurança? FF: Morre subitamente Paulo Henrique Amorim.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Luiz,pessoal,
    A rua pode ser a mesma, mas os pontos de vista são diferentes.De um modo geral, Santa Teresa mudou pouco,naturalmente,aumentaram as pichações e o número de casarões abandonados.
    O carro deve ser bem antigo, o volante é invertido, como acontece com o Protos do Barão do Rio Branco (atualmente no MHN) e o carro do Rui Barbosa (na garagem da casa).Certamente o Biscoito saberá explicar o motivo, posto que nenhum dos mencionados é de fabricação inglesa.
    Mas o detalhe mais estranho é que quem está dirigindo é um passageiro (dono do carro?), havendo ao seu lado um sujeito que é certamente o motorista - note-se o quepe.Há uma placa abaixo da porta que parece dizer "Luc Coupe".
    A foto é tão posada, que dois transeuntes tiveram tempo de parar e posar também.

    ResponderExcluir
  6. Santa Teresa é uma região perigosíssima e a conjunção favelas/tráfico de drogas é "mortal" para a cidade. Já existiam favelas em Santa Teresa e como podem confirmar os especialistas da região como o WHM e o Dieckmamm, até os anos 80 o lugar era tranquilo. Porém o crescimento das favelas, a sua transformação em "currais narcoeleitorais" e consequentemente em centrais do crime, onde enorme parcela de seus moradores é parte integrante desse esquema criminoso, e finalmente o ridículo afrouxamento de leis naturalmente garantido por tribunais superiores, foram o "coup de grace" no bairro e na cidade. O Brasil em 30 anos se transformou no maior comercializador de drogas e maior consumidor de crack do mundo, o segundo de cocaína, além de ser palco de 10% de TODOS os homicídios ocorridos no planeta. E onde vivem os "peões", os "buchas", ou operários desse "próspero comércio"? Obviamente nas favelas, onde não falta "oferta de emprego e a mão de obra é abundante, inesgotável". Com a mídia, professores, parte do judiciário, parte do MP, doutrinados e aparelhados, e uma classe política "muito mais do que isso", fica bem claro que será necessário um poderoso alfanje para decepar tal cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Acho que é nesta rua que tem um monotrilho que serve apenas aos moradores cadastrados para seu uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O condomínio que tem o monotrilho é onde morou o WHM, o chamado Morro do Alemão, na verdade, Vila Santa Cecília e que fica na Rua Almirante Alexandrino a uns 2 quilômetros da Rua Aprazível.

      Excluir
  8. O restaurante Aprazível é um must. Pra turistas é show.

    ResponderExcluir
  9. Fiz um comentário cedo, mas alguma coisa deu errado. A primeira foto é dos anos 20, o carro está na Rua do Aqueduto e a esquina da Rua Aprazível pode ser suspeitada pelo desenho das pedras do muro. Olhando o Google Street View dessa esquina, pode ser ver que o muro é o mesmo, e que a a vista sobre as casas da Rua Almirante Alexandrino e do Largo do Guimarães permanece igual. Observa-se ainda o morrinho que está no mesmo nível da esquina, com as insuperáveis casas das Ruas Filadélfia e Triunfo.
    Quanto ao estado atual em relação às fotografias de 1980, pode-se dizer que tudo está do mesmo jeito. À exceção da placa de contra-mão que impede a subida pela ladeirinha da terceira foto.

    ResponderExcluir
  10. Bolsonaro libera verbas por reforma previdenciaria"""
    Portugues estréia no Flamengo"""
    Morte de Paulo Henrique Amorim acontece logo depois afastamento"""

    ResponderExcluir
  11. Passando agora pelo pedaço e aprendendo sobre o bairro.Tarja verde me deixando zuado e fiel dizimista sem chegar no templo.Um grande e verdadeiro espanto!!!
    Estou um pouco curioso para ver de o Jesus vai mostrar algum milagre no Flamengo...

    ResponderExcluir
  12. Peralta,o implicante10 de julho de 2019 às 15:54

    Tia Nalu tem fotos históricas.Muitas de sapo e de anta.

    ResponderExcluir
  13. "O magnifico automovel da marca Luc, Court & C. de Lyão (França), cujos depositarios nesta capital são os Srs. Gil Ribeiro & C. , fazendo uma experiencia de subida na rua Aprazivel, em Santa Thereza, ( 35%). Dentro do carro estão os Srs. Carlos Ribeiro e Rocha Gomes e ao lado do "chauffeur"o habil mechanico Aloes Gonin."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei a referência, a foto é de 1912.Acho que todos os carros da época tinham mesmo o volante invertido.

      Excluir
  14. Boa noite ! É uma grata satisfação ver fotografias do bairro onde me criei (nasci no Amparo Feminino, no Rio Comprido). Na época de minha juventude (décadas de 40/50) esse bairro era uma maravilha ! Era um bairro tranquilíssimo, um local muito bom de se morar. Havia algumas pequenas favelas, porém inofensivas, ou seja, um lugar onde moravam, apenas, pessoas humildes. Com o advento das drogas e, conseqüentemente, das armas, tudo mudou de figura, passando Santa Teresa a ser um bairro perigoso, o que foi a razão de eu ter me mudado cá para Juiz de Fora, assim que me aposentei. No que se refere às fotos postadas pelo Dr.D, a região da rua Aprazível, bem como a da parte alta da rua Monte Alegre (quase vizinha) é a região onde mais existem mansões no bairro. Eu morava um ponto de bonde acima do largo do França, na Vila Jardim Santa Cecília, na época conhecida como o "Morro do Alemão" um pouco afastado daí, ao lado de onde mais tarde (lá pelos idos da década de 70) foi aberta a Escola Suiço-Brasileira que, também, já se mudou do lugar. Pena é que não só Santa Teresa se degradou, mas, como ela, toda a cidade do Rio de Janeiro. A cidade está precisando de um choque de ordem, tanto na direção do Estado, quanto na Prefeitura e na Assembléia Legislativa, onde a mediocridade e a desonestidade imperam atualmente. É estupendamente (com a devida licença do Dr.D) lamentável o que foi feito com a outrora Cidade Maravilhosa...

    ResponderExcluir