Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

CASTELINHO NO MORRO DA VIÚVA





 
Em 02/02/2009, no Arqueologia do Rio, nosso prezado Rouen fez uma postagem muito interessante. Dizia ele:
“Castelo Medieval no Morro da Viúva (c. década de 30). Quanto ao “Mont de La Veuve” fala-se muito da casa da família Martinelli e da destruição deste belo palacete, porém havia na divisa da Av. Rui Barbosa com a Praia de Botafogo um belo castelo medieval, localizado onde hoje temos o Ed. Falcon, no nº 910.
No seu lado direito temos uma escadaria hoje em dia fechada que, paralela ao muro do castelo, nos levava até uma bela caixa d’água no topo do morro, aliás de onde a foto foi tirada.
Nos diversos documentos que pesquiso nunca encontrei nenhuma referência desta construção, porém lembro muito bem dela e inclusive assisti aos trabalhos da Sra. Picareta, creio que início dos anos 60.”
Não se descobriram maiores informações sobre o castelo, mas, graças ao JBAN, descobriu-se o evento fotografado. Observando as bandeiras o JBAN conseguiu descobrir que se tratava da chegada de Italo Balbo e sua esquadrilha de Savoia Marchetti ao Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 1931. Os aviões, a multidão e a bandeira da Itália deram a pista.
Conta o "Correio da Manhã" que Balbo partiu de Orbetello, na Itália, em 17 de dezembro de 1930, chegando ao Rio menos de um mês depois. Dos 14 aviões Savoia-Marchetti S.55, apenas onze concluíram a viagem. Três acidentaram-se, causando a morte de seus tripulantes.
O Correio da Manhã assim descreveu a chegada: “A linda esquadrilha de onze aviões do General Italo Balbo apontou por detraz do Pão de Assucar, em vôo de pequena altura, vinda na direcção do sul. Fez evoluções sobre Ipanema e Copacabana e ganhou a Guanabara pela entrada da barra, passando sobre as fortalezas, amerissaram no canal que separa o morro da Viuva do Pão de Assucar, isto é, na garganta da enseada de Botafogo.”
Os aviões foram comprados pelo Brasil e o pagamento foi em café. Os aviadores retornaram no navio “Conte Rosso”.
 

10 comentários:

  1. Boa tarde,Luiz,pessoal,
    Postagem espetacular. Deve ter sido um evento e tanto, em uma época em que a simples chegada de um avião de carreira era notícia de jornal, com direito a lista de passageiros.Os Savoia Marchetti S-55 ficaram famosos por aqui a partir do feito do aviador João Ribeiro de Barros e o seu "Jahu", em 1927, que fez quase o mesmo percurso.Se não me falha a memória, o General Italo Balbo é o de barbicha no meio da foto. Foi braço direito do Mussolini e um dos comandantes da Regia Aeronautica durante a guerra.

    ResponderExcluir
  2. Nunca é demais lembrar que o sr. JBAN também é mestre em descobrir imagens daquele charuto voador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que, diga-se de passagem, costumam ser montagens...

      Excluir
  3. José A. Maia comenta que “existem anúncios do início de 1958, referentes à venda de material fino de demolição no endereço Rui Barbosa 910.
    Em jornais da década de 1940 encontramos referências à esse endereço como residência da viúva do embaixador Alcebíades Peçanha, irmão de Nilo Peçanha.”

    ResponderExcluir
  4. Naqueles tempos ainda sob os efeitos da crise de 1929, o café sobrando, deve ter sido um bom negócio essa barganha.
    Aliás, minha avó materna, de família de cafeicultores mineiros, nunca perdoou o Getúlio por mandar queimar café pelo excesso desse produto no mercado. Se não me engano a Zona da Mata de Minas demorou a voltar com uma produção em escala rentável. Bem depois dos tristes tempos da monocultura, principal responsável pela queda da caquética República Velha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "República velha" caiu de podre em 1930. A "Nova República" está podre e prestes a cair. Resta saber quando...

      Excluir
  5. Na primeira foto aparece no cume do Morro da Viúva, a residência de verão utilizada pela família Martinelli.

    ResponderExcluir
  6. Pouco conheço sobre esse Castelinho do Morro da Viúva. Mas sobre a"Regia Aeronáutica" cabem algumas palavras. Os italianos são
    inigualáveis em muitas coisas, mas no campo militar eram "bufos", patéticos! As trapalhadas de Mussolini muitas vezes colocaram "o Eixo" em situação difícil como na Abissínia e na África do Norte. O equipamento bélico italiano era de sofrível e foi presa fácil para os caças aliados. Não sabia que o Brasil adquiriu aeronaves militares italianas. Foi uma escolha péssima escolha, tendo em vista que havia muitas aeronaves melhores e e mais adequadas na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, o Brasil também adquiriu três trimotores SM-79, que eram considerados bombardeiros aceitáveis,mas a história deles por aqui é muito pouco conhecida.

      Excluir
  7. Boa noite a todos.
    Como sempre o Brasil fica com a raspa do tacho. Essa é de nossa sina industrial tardia.
    Mas havia uma coisa de interessante. Pelo menos nessa época, as notícias ruins eram menos nos periódicos do que hoje em dia.

    ResponderExcluir