Total de visualizações de página

domingo, 27 de outubro de 2019

BISCOITOS MARILU


Ontem o Joel solicitou uma postagem sobre os Biscoitos Marilu, mas ainda não encontrei fotos desta empresa.

Para não passar em branco aí temos um acidente envolvendo um caminhão de entregas da Marilu.

Vemos o acidente do bonde de nº 343, da linha 56 - Alegria. Este acidente, em que um caminhão da fábrica de massas Marilu quase fez o teto do 343 cair sobre os bancos, foi presenciado pelo nosso prezado Helio Ribeiro, quando estava indo para o Colégio Pedro II da Avenida Marechal Floriano. Ocorreu no dia 21/11/1963, na Avenida Presidente Vargas, mais ou menos na altura do hospital São Francisco de Assis.

O relato do Helio foi: "Não vi nenhuma vítima no local, mas também não sei a que horas ocorreu o acidente. Passei por lá aproximadamente às 12:00h."

Quanto à fábrica de biscoitos Marilu, que ficava perto do cais do porto, lembro que pegou fogo nos anos 60. Era famosa a cestinha de biscoitos Marilu, com alça e tudo, fabricada para o Natal.

22 comentários:

  1. No fundo da foto está o "Balança mas não cai". Naquele tempo a Presidente Vargas possuía prédios pequenos e revestidos com "pó de pedra" como o que aparece na foto atrás do bonde. A maioria era residencial. Da fábrica Marilu eu só lembro dos biscoitos e do prédio, que chamava atenção pelos desvios ferroviários que cruzavam o interior da fábrica e pelo outdoor no alto do prédio. Fico imaginando como seria a circulação de bondes até o Caju nos dias atuais pelo trajeto utilizado no passado: Completamente impossível!

    ResponderExcluir
  2. E no reclame do prejudicado bonde a presença daquele que é indispensável aos políticos de todos lados:óleo de peroba.
    Postagem muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Acidente deve ter sido bem grave, me surpreendeu o bonde praticamente destruído, enquanto o caminhão pelo menos pela lateral parece menos destruído.

    ResponderExcluir
  4. Se não falha a memória, a empresa proprietária da marca Marilu era a Dianda Lopez. Após o incêndio a fábrica ficou reduzida a dois silos.

    ResponderExcluir
  5. A fábrica foi quase totalmente destruida pelo incêndio (se não me falha a memória em 68). O que restou foi implodido em 2011 pelo Pa es para revitalização da zona portuária. No local foi construído o edifício Port Corporate Tower que ficou vazio por cerca de 3 anos, tendo sido adquirido, recentemente pelo Bradesco, onde funciona a Bradesco Seguros.

    ResponderExcluir
  6. Teria sido a placa do ônibus um palpite pro jogo do bicho naquele dia? Mesmo "proibido", era comum placas de veículos envolvidos em acidentes serem motivo de uma fezinha. Teria dado burro naquele dia???

    ResponderExcluir
  7. Marilú Massas Alimentícias, será que faziam macarrão também?
    Fui no Google e achei a Cestinha de Biscoitos Sortidos Marilú. Tenho certeza de ter visto uma cestinha dessas, certamente apropriada para as finalidades da costura. O tamanho é bem mais jeitoso do que o latão.
    A fábrica está mencionada, é mesmo a DIANDA, LOPEZ E Cia. Rio de Janeiro.
    O furgão da Marilú tem uma bela carroceria de alumínio e as sinaleiras, lembro bem, tinham no centro a palavra PARE na luz de freio. E nas pontas incorporavam o pisca-pisca. mas alguém não prou o suficiente...

    ResponderExcluir
  8. Aliás, no dia seguinte a esse acidente,seria assassinado no EUA, o presidente norte-americano JFK, provavelmente o político de maior expressão mundial.

    ResponderExcluir
  9. Em 1963 eu morava na rua Visconde de Figueiredo 31, encostado ao Colégio Lafayette feminino, onde atualmente é o Supermercado Extra. Era trajeto do 60, 66, 67, e 68.: Depois de intenso tiroteio no Morro dos Macacos, um cadáver está na Rua Barão do Bom Retiro em frente ao antigo Zoológico desde 10 horas da manhã aguardando a Divisão de Homicídios. Como se pode observar, o crime não tem hora ou lugar...

    ResponderExcluir
  10. No dia 19/09/1957 houve um acidente muito parecido com este, envolvendo também um bonde bataclãzinho, número de ordem 353, e um ônibus papa-fila. O local também foi a avenida Presidente Vargas. O teto do bonde desabou sobre os bancos. Não presenciei este acidente mas tenho foto dele. Não se se houve vítimas.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Dr. D'.

    O tema hoje é biscoito esmigalhado...

    ResponderExcluir
  12. BOA NOITE! Este carro da Marilu na verdade é um ônibus MB Carbrasa. Foram muito usados nos anos 60. Várias empresas de mudanças também os tiveram. Não tenho certeza ,mas, parece que a Gato-Preto ainda tem um. FF. Estou pronto para meter o pé,não que tenha medo do que vem,só mesmo pela idade.

    ResponderExcluir
  13. No local citado pelo Joel, às 16:02 h, acho que foi onde morou Duque de Caxias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Era uma bela casa. Eu era bem criança mas lembro bem dela. O terreno tinha a frente para a Conde de Bonfim, um lado para a Visconde de Figueiredo, e outro lado para a Conselheiro Zenha. Eu tenho a foto desse palacete.

      Excluir
  14. A Marilú - empresa Dianda & Lopez, era a primeira construção alí no início da Avenida Brasil, à direita. Mais adiante, no numero 500, foi construido o novo predio do Jornal do Brasil, nos ultimos anos dos 60. Acho que estes locais são hoje ocupados pelo tal predio corporativo e pelo INTO - hospital de ortopedia e traumatologia.

    ResponderExcluir
  15. Minha mãe trabalhou nessa fábrica ela me contava como funcionava e que os biscoitos eram deliciosos. Minha mãe é falecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🎸Foi meu primeiro trabalho, eu cuidava dos carros Da. Marilu e saí prá fazer curso Exército, e após, houve incêndio criminoso.! Fui do escritório.!

      Excluir
  16. A Marilu fabricava biscoitos e massas, foi a primeira a lançar os biscoitos waffer, fizemos uma visita a fábrica pela escola pública, adoramos, no final da visita, nos levaram a torre para lancharmos, era biscoitos de todos os tipos incluindo,o lançamento, o waffer, foi um sonho.

    ResponderExcluir
  17. MEU PAI FOI APOSENTADO POR INVALIDEZ, TRABALHANDO NESTA EMPRESA. HOJE É FALECIDO

    ResponderExcluir
  18. Também visitei a fábrica quando criança levado numa excursão do Colégio Anglo Americano. Inesquecível o lanche que serviam.

    ResponderExcluir
  19. Fui fazer visita a fábrica,pelo colégio Ariosto espinheira, da penha,rj

    ResponderExcluir
  20. Eu lembro que teve um incêndio na fábrica massas Marilu eu tinha 8 anos de idade, morávamos favela parque proletário do caju, rua Odilon Braga. Hoje não existe mais porque foi construída a ponte rio Niterói, fomos todos transferidos para o conjunto habitacional da Cohab no engenho da rainha rj

    ResponderExcluir