Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de outubro de 2019

RESTAURANTE DO JOÁ


O Restaurante do Joá já foi tema do "Saudades do Rio" diversas vezes, tal como em http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com.br/2017/02/bar-e-restaurante-do-joa.html


Ontem recebi o seguinte email: "Sou jornalista e estou buscando informações sobre uma pedra com formato e pintura de um sapo que ficava no Joá em frente ao "Namore Modernamente."Seu blog super ajudou na pesquisa! Obrigada!
Vc saberia me dizer exatamente o local onde ficava essa pedra?
Já rodei na área a não encontrei. Acredito que o desenho não esteja mais lá, mas gostaria de saber o local exato."

Não tenho a menor ideia desta pedra. Alguém tem alguma informação?


18 comentários:

  1. Vai ver a pedra era um sapo dormindo... eles dormem à toa. A Kombi é de 64 em diante. Nunca entrei no Joá Restaurante. Alguém tem algo a relatar?

    ResponderExcluir
  2. A Tia Nalu deve saber onde fica.Especialista em sapos,está radicada em Curitiba para venerar o mais famoso deles.Quem me falou foi Peralta,o implicante.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o local. Fica na curva de subida da Estrada do Joá em direção à Barra da Tijuca. Se repararem bem, atrás do prédio e ao fundo e à direita, percebe-se uma nesga do Cassino Royale. Andei muito pelo local mas não me lembro da tal pedra.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
      Aí é um belo local, pena que o restaurante está fechado. Pagamos muito caro pela insegurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos muitos locais lindos abandonados por esse motivo. Uma das tragedias das grandes cidades brasileiras

      Excluir
  5. Bom dia, Dr. D'.

    Devo ter passado pouquíssimas vezes pelo Joá, geralmente durante manutenção ou obra do túnel / elevado. No local acima, só por fotos mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Namore modernamente era um eufemismo! Com o carro ficando de frente para a encosta, não havia outra a fazer senão... O fato é que o que acontecia dentro do carro era simplesmente um "contorcionismo sexual", atividade para jovens, já que pessoas com mais idade corriam o "risco de acidentes" como torções, estiramentos, distensões, contusões, e até "mal súbito" como infarto, AVC, e até ruptura de aneurismas. Como diria o Belletti, "um espanto"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso quando não se confundia a alavanca de marchas com outra coisa...🙄

      Excluir
  7. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Já passei aí muitas vezes, mesmo depois da inauguração do elevado da Niemeyer, meu Pai gostava de subir de carro ( uma Variant verde,na época)e parar bem aí para apreciar a vista.Depois, descíamos até a Barra para ir no trailer Via 11, em uma praia quase totalmente deserta.Já vi pedras com formatos peculiares receberem "acréscimos"para ficarem ainda mais parecidas, mas este sapo eu nunca vi. Será que não era em outro local?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Nada a acrescentar, jamais ouvi falar na pedra do sapo.

    ResponderExcluir
  9. No Namore Modernamente. Chamava -se os garçons acendendo os faroletes, para ser discreto. Abaixavamos o vidro do fusca e ele colocava uma bandeija, daquelas de lanchonete americana. Já o bar do Joá remete a lembranças dos anos 50, era o programa das tardes de domingo. Guaraná Antártica e um saquinho de batadas fritas para cada criança..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o dinheiro "estava curto" e na "hora do aperto", eu ficava mesmo era na Floresta da Tijuca, na reta antes da curva da águas férreas, ou na Curva do S. A partir de 1982 a Floresta fechava os portões da Praça Afonso Vizeu e da Estrada do Enchanted Valley às 20 horas. Eu fico arrepiado só de pensar que ficava "exposto ao tempo" dentro da Floresta da Tijuca. Hoje em dia seria morte certa.

      Excluir
  10. Frequentador assíduo do local na segunda metade dos anos 70, informo que a pedra ficava atrás do prédio da foto, morro acima. Após a curva à direita a Kombi terá de fazer uma outra à esquerda. Neste ponto há um portão. Na época, este portão era a entrada do paraíso. Ao entrar você se deparava com uma grande pedra pintada com a imagem de um sapo verde. Era só contorná-la e, como dizem os futebolistas, partir para o abraço.

    ResponderExcluir
  11. .......para refletir, a pedra do sapo continua lá, encoberta pela vegetação

    ResponderExcluir
  12. Ivo viu a Uva+++
    Eu vi o Queiroz+++
    O Sapo escafedeu-se+++

    ResponderExcluir
  13. Pelo jeito o pessoal desprezou as informações do link sugerido pelo blog. Lá se encontra uma aula sobre o local, em especial pelos comentários do sumido comentarista Docastelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "Anônimo" é muito engraçado. Como se o "sumiço" do comentarista Docastelo fosse algo para ser levado à sério. Ele nunca sumiu do Blog, apenas se apresenta com diversos pseudônimos. Aliás nunca soubemos o seu nome ou se ele é "de carne e osso", ou mesmo "proprietário do triplex do Lula.

      Excluir
  14. Em complemento a meu comentário de 12:46, no link abaixo, na 4ª foto, à esquerda, há a entrada em arco do caminho onde, após percorrer uns 10 metros, se contornava a pedra do sapo. http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2017/02/bar-e-restaurante-do-joa.html

    ResponderExcluir