Total de visualizações de página

sábado, 12 de outubro de 2019

EXPO 1908



A Exposição Nacional, realizada na Praia Vermelha, Zona Sul do Rio de Janeiro, em 1908, entre os morros da Babilônia e da Urca, pretendeu, além de comemorar o Centenário da Abertura dos Portos, mostrar para o mundo, a beleza e as qualidades da moderna capital da jovem República brasileira.

Depois das reformas de Pereira Passos, a cidade estava pronta para representar o Brasil e exibir toda a sua exuberância. A intenção era atrair o olhar estrangeiro, visando buscar libras e francos para consolidar, ainda mais, a independência. 

Em menos de um ano construíram-se imponentes edifícios para abrigar estandes exibidores da produção econômica brasileira. Montaram-se dois restaurantes, um teatro, cervejarias e café, além de uma pequena via férrea, para que o público pudesse locomover-se em trenzinhos.

Na Praia Vermelha, à noite, eram queimados os fogos durante as celebrações da Exposição Nacional de 1908.

Nesta época, a revista Kosmos registrou a admiração geral da população: "Parece-nos ainda um sonho este inesperado aparecimento da pequenina cidade de palacetes nas areias da Urca. É a grandiosa feira nacional, que o presidente Affonso Penna organizou, sob o louvável pretexto de comemorar o Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao comércio mundial".


9 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    O mais perto que cheguei da região foi no IME.

    Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  2. Eram tempos onde o Brasil pretendia se ombrear com sociedades civilizadas, nem que para isso construísse "cidades de papelão", onde tentava mostrar ao mundo a "solidez de uma sociedade". Contraditoriamente em 1908 ainda era praticado o açoite na Marinha de Guerra, prática infame abolida dois anos depois. O prédio que aparece quase no centro da foto se assemelha ao palácio do Monroe. Fico pensando da possibilidade da desmontagem e montagem em outro local tal como ocorreu em 1904 em Saint Louis. Se o traçado da linha do Metrô fosse o problema, certamente tal providência poderia ter sido tomada...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.
    2022 está chegando. Será que haverá algum grande evento para se comemorar os 200 anos?
    O palácio do Monroe foi aproveitado na Exposição de 1908 já que ele havia sido criado para a Exposição de Sant Louis de 1904.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Eduardo Paes conseguir voltar em 2020 vai tentar inventar algum outro local maravilha para as festividades do bicentenário da Independência no Rio. Porém bem mais prudente.
      No mais, a festança principal deverá ser no Ipiranga em São Paulo e em Brasília.

      Excluir
  4. Essa gostaria de ver de perto...

    ResponderExcluir
  5. Outra demolição criminosa ocorreu na Praia Vermelha com a demolição da Escola Militar do Exército. Após a intentona comunista de 1935, ficou sendo a "bola da vez". A Praia Vermelha, a Lagoa, e muitos outros recantos, sempre são dignos de uma visita, mesmo para quem não tem o costume, pois o Rio é por demais extenso e muitas vezes pessoas chegam ao final de suas existências sem sequer conhecer locais interessantes, ainda que sejam bastante conhecidos.

    ResponderExcluir
  6. Quanto o Rio perdeu, por contra de irresponsáveis que odiavam a Cidade e saíram demolindo tudo...

    ResponderExcluir
  7. O conjunto militar de Realengo aos poucos vai se perdendo e, junto com ele, um pouco da nossa história. A antiga fábrica de munições, que chegou a abastecer todos os quartéis do Brasil, se perdeu. Parte foi transformado no Colégio Pedro II, outra parte na Cefeteq química e, recentemente, está sendo construído um conjunto residencial para militares. Apenas uma parte foi destinada à iniciativa privada, a qual está sendo construído um atacadista do grupo Carrefour.
    A Escola Militar de Realengo está meio caída e precisaria de uma reforma. Depois que a Escola foi para as Agulhas Negras, em Resende, o prédio foi meio esquecido. Foi muito "utilizado" nos porões da ditadura. Seria uma pena se fosse demolido, pois tem importância histórica; ali estudaram os grandes milicos do pós república, como Vargas e Dutra, e logo depois os generais da "revolução".

    ResponderExcluir
  8. Gostei. Fiquei curioso para ver o pavilhão Artes Liberais e do H. Stottz, para saber do que se trata.
    Poderemos ficar à vontade para tomar bastante chope, pois tem WC para todo lado e uma assistência de plantão.

    ResponderExcluir