Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

JOCKEY



 
Vemos, nas duas primeiras fotos, a sede do Jockey Club no Centro, inaugurada em 1913. Foi um projeto de Heitor de Mello. Foi demolida nos anos 70.
O Jockey Club, que se fundiria com o Derby Club em 1932, tinha suas atividades no Prado Fluminense no bairro São Francisco Xavier. Em 1919, começou a estudar a hipótese de construir um novo hipódromo para substituir o Prado Fluminense. A opção foi um terreno pantanoso, em frente ao Jardim Botânico, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, que vinha sendo aterrado com resíduos do desmonte do Morro do Castelo. O arquiteto francês André Raimbert, associado a seu colega Louis Lefranc, e por encomenda de Linneo de Paula Machado, fez o projeto original do Hipódromo da Gávea, depois alterado. As obras foram concluídas em 1926.
A última foto, da qual não me lembro a origem, mostra onde eram as quatro grandes pistas de corridas de cavalo no Rio de Janeiro, quando então sediavam o que eram os maiores espetáculos esportivos da cidade. Vemos o Hypodromo Nacional, o Derby Club que situava-se ao lado da Quinta da Boa Vista, exatamente onde hoje se encontra o Estádio do Maracanã. Mais acima, ao lado do Derby Club vem o Prado do Turf Club, e um pouco mais à direita o Prado do Fluminense Jockey Club.

18 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    A cidade vai voltando ao normal, depois de um fim de semana atípico. Como esperado, a festa de ontem terminou em confusão. Teremos mais um "aerofla" em dezembro e os erros não podem ser repetidos, até porque será provavelmente em um dia útil.

    Sobre as fotos de hoje os prédios do Jockey e do Turf Club foram vítimas do mesmo casuísmo que derrubou o Monroe.

    ResponderExcluir
  2. Prédios como o do Jockey Club no Rio de Janeiro estão fadados ao abandono ou à demolição. De manutenção custosa, tais prédios são abandonados à própria sorte ou são demolidos segundo a vontade do alcaide da hora. O belo trabalho de "estuque" que pode ser visto na segunda foto mostra uma arte que desapareceu com a modernidade. Um "estucador" era um profissional sempre presente em projetos arquitetônicos e muito bem remunerado. FF: Como já era esperado, as comemorações do título do Flamengo ontem no Rio terminaram em baderna e vandalismo e teve elementos presos e cerca de vinte feridos. A repressão por parte da Polícia Militar foi à altura. Acontecimentos desse tipo acabam por associar a imagem do Flamengo à criminosos.

    ResponderExcluir
  3. Esta linda sede ficava na esquina da Av. Rio Branco com....?

    ResponderExcluir
  4. Em O Globo de hoje,matéria sobre o fechamento da Lolló conforme havia adiantado o Ceará,individuo.Segundo relato o proprietário Fernando está doente e o aluguel é de 30 pratas o que não deixa de ser um espanto...Lamentável..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Pastor. O problema maior não foi a incapacidade física do Sr.Fernando que mesmo aos trancos e barrancos sua figura era constante no balcão. O negocio são os 30 paus por mês. Tirar essa grana e mais as despesas fixas com o pessoal tem que ser mágico.

      Excluir
  5. O Globo estimou em 1 milhão de presentes na manifestação do Flamengo ontem. Vamos dar um desconto e supor que estivessem lá 200000 pessoas, 1/5 do estimado.
    O número dos que participaram da baderna não chegou a 200, se tanto. Ou seja, mesmo considerando 1/5 do estimado, o total de baderneiros mal alcanço 0,1%.
    Acho que a imagem do Flamengo é mais bem associada, por esta amostra, aos 99,9% que festejaram em paz.
    O resto é preconceito e inveja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O percentual é mínimo, é verdade, mas os danos morais, materiais, e físicos, são imensos.

      Excluir
    2. Uma sugestão ao comentarista que se intitula Estatístico. Não perca seu tempo em argumentar com quem não tem boa vontade quando se trata de minimizar assuntos virulentos. A quantidade de torcedores presentes superou qualquer expectativa e foi um grande alento não ter ocorrido incidentes de maior gravidade. A polícia agiu como é de praxe: com as limitações do efetivo usou de truculência e despreparo, apontando seu armamento para os torcedores, fatos que estão em plena apuração, segundo o noticiário. Sem novidade no front.

      Excluir
  6. Bom dia a todos. Comemorações em dose dupla da torcida do Flamengo, mesmo com algum excesso, acho que foram mais tranquilas do que imaginava. No Rio de Janeiro, toda aglomeração de muitas pessoas, acabam com cenas de vandalismo, devido a bebida em excesso, a grupos de marginais que se misturam a multidão, independentemente de ser uma comemoração de clube, movimento partidário, protesto político, chegada do ano novo, etc. Quanto as fotos do prédio do jóquei ainda me lembro bem dele, principalmente da sua demolição, quando mesmo se transitando pela rua, podíamos ver a beleza do seu interior, uma perda inestimável para a Av. Central e a Cinelândia devido a sua proximidade e localização.
    PS. Se o Barça enviou algum olheiro para observar o Marcelo Gallardo, acredito que o seu relatório final que enviará ao clube, será de não recomendação a sua contratação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho alguns motivos para comemorar as vitórias do Flamengo. Não apenas os sucessos em campo mas a certeza dos resultados para os quais apostei com um incauto o valor equivalente a cinco mil dólares. Não satisfeito ainda apostei uns trocados na vitória do Botafogo contra o Corinthians. De bolso recheado hoje grito "dá-lhe Mengão" e "obrigado Fogão".

      Excluir
  7. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Como colocado acima pelo Augusto, retornamos à normalidade.O Derby foi um dos prédios mais bonitos do Centro, competindo quase em pé de igualdade com o MNBA, o Theatro Municipal e o Clube Naval, estes os mais próximos daquele. A primeira foto mostra o quanto ele se estendia pela Alm. Barroso,chegando até o limite do lote do atual Lineu de Paula Machado.
    Então havia quatro hipódromos no Rio? Todos mais ou menos no entorno da Quinta da Boa Vista, o Derby atualmente é o Maracanã.Imagino que o interesse por corridas de cavalos deveria ser grande então?

    ResponderExcluir
  8. Os comentaristas deste blog no que diz respeito a futebol são únicos e acertam sempre.Este ano acertaram em dose dupla pois o Flamengo só ganhou porque comprou o melhor de todos o grande VAR.Não tive time bom,não teve português,não teve artilheiro,não teve boa defesa,não teve nada mas teve o VAR.Tudo na mão grande e 81 pontos com a presença do VAR.Comprou bem este ano e não ficou com o cheirinho e falta agora o lado virar para a Rede Globo.Ganhou porque comprou a rede Globo e a rede Globo manda em tudo.Mas por enquanto fico com ele,o grande o melhor o decisivo VAR.Só ganhamos porque o VAR é nosso.Ainda bem.

    ResponderExcluir
  9. FF.: Notícia relevante. O muro do Motel Vip'S situado na Av. Niemeyer desabou sobre a pista de rolamento. O senhor alcaide insistia em afirmar que essa via estaria em segurança e deveria ser liberada ao tráfego. Imagine-se o que ocorreria se estivesse com suas pistas em plena utilização. Com a palavra os Sr. Crivella e seus técnicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO? Na Niemeyer?
      Mas o prefeito garantiu que estava tudo bem.
      Onde vamos parar?
      Não acredito.
      Deve ter sido derrubado por esses infiéis que querem comprometer nosso prefeito.

      Excluir
  10. Lamentável a demolição de um prédio como esse. Enquanto isso, em outros pontos da cidade e do centro em particular, pardieiros sem qualquer valor histórico e/ou arquitetônico permanecem de pé.

    ResponderExcluir