Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de março de 2020

BAIRRO PEIXOTO

 
A foto de hoje tem uns 50 anos e foi feita pelo missionário Lawrence Walker, da Junta de Missões Internacionais de Richmond, Virginia, EUA. Foi garimpada por Joe Musgrave.
Mostra a feira na Rua Décio Vilares, no Bairro Peixoto, em Copacabana, em frente à Primeira Igreja Batista de Copacabana. Esta feira se realizava todos os domingos em volta da praça e era frequentada por muitos fiéis copacabanenses após assistirem à concorrida missa do Padre Ítalo naquela igrejinha que ficava no último andar dentro do atualmente conhecido como “Shopping dos Antiquários”.
A pracinha do Bairro Peixoto, a Edmundo Bittencourt, que já apareceu por aqui em uma longa série, nos anos 50 tinha cavalos para alugar. Era um ótimo programa fazer uma longa volta a cavalo subindo pela Décio Vilares e descendo pela Maestro Francisco Braga.
Uma ilha de tranquilidade no meio de Copacabana a pracinha naqueles tempos era pouco frequentada. Havia muitos bambuzais nos quais as crianças se escondiam nas brincadeiras. Com balanços, rema-remas, escorregas, chão de terra que permitia o jogo de bola de gude e muito espaço para correr, era uma alegria para as crianças do bairro.
As carrocinhas da Kibon, do pipoqueiro e do algodão doce faziam sucesso. Aos domingos à tarde era comum muitos homens de terno branco e moças arrumadas, de todas as classes sociais, fazendo o “footing”. Uma pequena aglomeração se juntava para ouvir no rádio as partidas do Maracanã.
Foi um tempo que desapareceu.

25 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    As feiras continuam a funcionar, mas com rodízio de barracas. A partir de amanhã, lojas de conveniência e de materiais de construção voltam a abrir. Infelizmente a medida levou a algumas pessoas irresponsáveis a dizer que TODO o comércio reabriria por causa do discurso do Energúmeno do Planalto...

    ResponderExcluir
  2. Exagero dizer que é uma Place des Viagens carioca, mas creio que o gabarito dos prédios teve influência significativa para preservar o entorno. Lugar muito agradável. FF: Estamos rediscutindo Darwin? Seleção natural ? O vírus sucumbe? Em quanto tempo? Enquanto isso...

    ResponderExcluir
  3. Não conheci essa feira que aconteceu em 1970. Fazendo um paradoxo com os dias atuais, naquele ano "quem falasse mal do presidente" era "censurado"! Hoje em dia "é permitido falar mal do presidente", afinal estamos em um "Estado Democrático". A não ser quando se crítica a "Santa Madre Igreja", e aí a coisa muda de figura. Curiosa essa democracia...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. As feiras livres nesta época de pandemia, é um prato cheio para a transmissão. Governo está estudando uma proposta para a redução dos salários de funcionários públicos, para destinar o dinheiro no combate ao CONVID 19. Sou de pleno acordo, algumas categorias poderiam ter a redução de 91% dos salários, para ajudar a inverter a propagação do vírus.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia ! Na feira de Domingo que costumo dar um rolé para botar o papo em dia, aos que insistem em ver as coisas pelos olhos dos que querem implantar o caos financeiro para derrubar o "energúmeno do Planalto" como entende o comentarista das 8:17 e favorecer a volta da Cleptocracia, fiz esta pergunta: Quantas pessoas você conhece pessoalmente que estão ou foram infectadas pelo corona vírus ?. Aos mais de 10 que estavam no papo.Como todas as respostas foram negativas, volto a perguntar: Será que por aqui alguém conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente conheço. Ambos na faixa de 60 a 69 anos. Um deles sem nenhuma comorbidade. Duas mortes e alguns doentes com febre alta e tosse. E pelo menos uns dez colegas médicos não ligados diretamente a emergências também.

      Excluir
    2. Você não vale. Está no "olho do furacão",é natural que conheça vários casos.

      Excluir
    3. Luis, no atestado de óbito desses seus amigos consta que morreram de coronavirus?

      Excluir
  6. O PRESIDENTE disse para ficar em quarentena. As praias,shoppings e bares ficaram lotados,NINGUÉM falou nada. Então o PRESIDENTE disse: O Brasil precisa voltar a produzir. Os que estão fora do grupo de risco devem voltar ao trabalho. Está sendo um prato cheio para os que querem empurrar o País para o buraco e a volta da Cleptocracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro xará, mais uma vez seu ponto de vista é perfeito. Também não conheço ninguém infectado. As pessoas precisam trabalhar e o desemprego é o pior dos males. Mas para
      os adeptos da "cleptocracia" não há problema, desde que sejam abastecidos de pão, mortadela, e "Guaraná Convenção, já que muitos estão "confinados compulsóriamente" em muitos locais, inclusive na "Região Olímpica"...

      Excluir
  7. A citada igrejinha na laje do shopping é a de Santa Cruz, em estilo modernista em concha, com alguma inspiração brasiliense.
    Estive lá só no batizado da minha sobrinha mais velha. Esse ano faz 39 anos.
    Nos tempos sem transmissões ao vivo do futebol, era comum perguntar aos pipoqueiros sobre os resultados dos jogos, antes ou depois da sessão de cinema, com paradinha mais prolongada se a partida ainda estivesse em andamento. Com a TV à cabo isso passou a ser feito em frente a alguns bares, assinantes para atrair freguesia. Agora é via celular, para alguns até mesmo antes do filme terminar.

    ResponderExcluir
  8. Na casa tem uma placa indicando que lá não era uma simples residência.
    Como exercício mental fiz um tour virtual pela Praça Edmundo Bitencourt no Street View, com fotos também em dia de feira. Fiquei desconfiado que, pelo prédio vizinho, é o atual nº 420 da Rua Maestro Francisco Braga, lado oeste da praça.
    Para minha surpresa no local tem uma travessa pública (não é galeria de lojas) embaixo do edifício com toda a pinta de ser particular e residencial.

    ResponderExcluir
  9. Uma "tabela" resumida do que o comentarista Aloísio escreveu sobre a pandemia no dia da postagem das enfermeiras:
    De cada 1000 infectados, 900 assintomáticos; dos 100 com sintomas, 80 serão como uma gripe muito forte, dor pelo corpo, 3 semanas em casa; 15 terão pneumonia, serão internados com procedimentos especiais que ele citou lá; outros 5 vão para o CTI e desses 3 vão morrer e 2 terão problemas sérios.
    Se a população não se resguardar, quanto um país perde cuidando dos doentes e quanto o setor produtivo perde com licenças médicas e desfalques em linhas de produção pelo excesso de contaminados, por exemplo?
    Se a mortalidade não é suficiente para convencer sobre o tamanho do problema, então é preciso ser frio e convencer falando sobre os prejuízos mesmo quando o doente não morre.

    ResponderExcluir
  10. Conversei bastante com o Conde di Lido hoje. Estamos um pouco pessimistas. Há muitas incertezas sobre o comportamento do vírus, sua propagação e formas de defesa. Não se resolve um problema complexo com soluções simples. O mundo está tateando. Acho que vai ser tudo muito complicado até conseguirmos uma vacina. O que, de forma otimista, levará pelo menos uns 12 a 18 meses.

    ResponderExcluir
  11. Às vezes a lógica pra nós é tão cristalina que apenas não a vemos porque estamos contaminados pelo dogma. Daí eu faço uma simples pergunta: será que o mundo todo está errado e apenas o nosso presidente está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o confinamento poderemos não ter um grande número de CPF's baixados, porém se esta situação se arrastar por 60 dias ou mais, com certeza teremos um número dobrado ou triplicado de CNPJ's baixados, então meu amigo, passaremos com certeza a ter CPF baixando CPF.

      Excluir
    2. No Canadá , milhares de pessoas ficaram sem seus empregos. Já são mais de 500 mil pedidos de auxilio desemprego. É isso que o nosso Presidente enxergou,por isso que diz que devemos voltar ao trabalho. Se ficarmos todos em casa,quem tiver que pegar essa gripe,vai pegar de qualquer maneira, e daqui há poucos dias estaremos todos descapitalizados.

      Excluir
    3. Todos pegaremos. Mas em qual ritmo é que fará a diferença.

      Excluir
  12. Boa noite!
      Discutir esse assunto é como discutir futebol, religião e política. Todos saem putos de cabeça inchada. Muito possivelmente não vai dizimar a pop.da Terra.
      Sucumbirão apenas os mais susceptíveis (como sempre foi), justamente os que deveriam estar em casa se resguardando.
      Bolsonaro está certo, faltam "culhões" nos outros líderes para afirmar a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  13. Ja estive no Peixoto,inclusive hospedado por um finde.Gostei.Feira livre vou todo sábado,mas agora estou fora...As frutas fazem diferença e sempre tem especiarias características.

    ResponderExcluir
  14. A droga é que quem decide são políticos, funcionários públicos e médicos. Todos vivem do dinheiro de quem realmente trabalha, mas até quando?

    ResponderExcluir
  15. Bem, pra mim "o rei está nu", mas seus fiéis seguidores não abrem mão da ilusão...

    ResponderExcluir
  16. Wagner, eu não conhecia a história da roupa do rei.
    Pesquisei e é bastante interessante, cabe dos dois lados nesse episódio do vírus, ninguém quer admitir que não enxerga a verdade.

    ResponderExcluir