Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de março de 2020

IGREJA N.S. DA PAZ

 
Esta foto, do acervo do Tumminelli, é da Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ainda sem as torres, no início do século XX. A história desta paróquia está ligada a Copacabana, pois os primeiros moradores de Ipanema tinham que ir à Copa para frequentar a Igreja que ficava onde hoje é o Forte de Copacabana.
O padre Joaquim Soares de Oliveira Alvim, que era pároco da Capela do Senhor do Bonfim de Copacabana tinha em mente criar uma paróquia em Ipanema, para que os moradores não precisarem ir até a  distante Copacabana.
O arquiteto Gastão Baiana projetou a igreja. As obras começaram em 1920 e em maio de 1921 foi realizada a primeira missa na já pronta sacristia.
Em agosto de 1921 numa procissão que começou em Copacabana, liderada pela filha de Epitácio Pessoa, a imagem de Nossa Senhora da Paz, foi transferida da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana para a nova paróquia.
A obra da igreja só terminou em 1936.

 
Poucos anos depois temos uma foto com as torres já construídas. O curioso é constatar que aquele prédio da esquina da Rua Joana Angélica vem sobrevivendo até os dias de hoje. Ali funciona a Padaria Ipanema.

 
Foto do Acervo do Colégio Notre Dame. Vendo-se a Igreja de Nossa Senhora da Paz, na Rua Visconde de Pirajá esquina da Rua Joana Angélica, desde o terraço do Colégio Notre Dame (Rua Barão da Torre). À direita da Igreja vê-se o prédio onde funcionou o Colégio São Francisco de Assis e, bem à direita, parcialmente, o prédio do Cinema Pax.
A Igreja de Nossa Senhora da Paz, na década de 1960, teve como vigário o controvertido e polêmico Frei Leovegildo Balestieri, que ali instalou ar-condicionado para conforto dos fiéis ("quem gosta de calor é o Diabo no inferno!"). Também criou a "missa do iê-iê-iê. Ele tinha como auxiliar a Dona Itália, que era uma "fera". Num certo domingo em que era o "Dia das Mães", Frei Leovegildo comprou rosas para serem distribuídas para todas as mães. D. Itália, entretanto, só as entregou para quem usava aliança de casada. As mães sem aliança, segundo ela, não mereciam...

 
Ao lado da Igreja, neste grande edifício onde existiu o Cinema Pax, o Frei instalou a Casa Nossa Senhora da Paz, com serviços médico-assistenciais. Dando vazão a seu lado empresarial, montou uma pequena indústria de azulejos no subúrbio, ganhou o controle do guarda-volumes na Central do Brasil e construiu o Center Hotel no Centro da Cidade. Em 1952 já havia inaugurado o Cinema Pax e, anos depois, abriu um rinque de patinação (o Gelorama), um boliche e um teatro de arena, tudo para arrecadar fundos para a Igreja. No lugar do Gelorama funcionou depois uma grande academia de ginástica. Chegou a ser sócio do Canecão. Exagerando, imaginou demolir a Igreja para a construção de um "shopping", onde ao lado de butiques e lanchonetes, haveria uma capela, segundo Rui Castro. Uma violenta campanha d´O Pasquim sustou a idéia e a Igreja está lá até hoje. Acho até que o "nosso" frei foi incluído naquele mural do Ziraldo no Canecão...


Vemos, em foto da tia Milu, a lojinha situada logo ao lado da igreja, na Visconde de Pirajá. Ali vendiam-se ações do Center Hotel, localizado na Av. Rio Branco, perto da Marechal Floriano. Muitos fiéis, inclusive meu sogro, compraram estas ações. Não valem nada hoje em dia.

19 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Ficarei acompanhando os comentários sobre a igreja e arredores, área fora da minha jurisdição.

    Várias igrejas atualmente estão com acessos restritos, sendo que em algumas os serviços estão sendo transmitidos pela internet.

    Quem for devoto pode reforçar as orações depois de mais um desserviço do Energúmeno do Planalto.

    ResponderExcluir
  2. Senhores, desde há muitos anos combinamos no grupo dos FRA-Fotologs do Rio Antigo que evitaríamos, salvo em caso excepcional, a divulgação de links.
    Recentemente têm mandado muitos links do youtube.
    Não serão publicados.

    ResponderExcluir
  3. Conheço bastante essa igreja. Minha ex-mulher morava a alguns metros e fui lá algumas vezes e a última delas teve consequências desagradáveis. Às vésperas de meu casamento fui obrigado a cumprir uma formalidade burocrática conhecida como "Proclamas". Havia outros casais e na minha vez fui recebido por um certo "Frei Luiz", um indivíduo grosseiro que fez algumas perguntas básicas e quando eu disse que era espírita e não tinha o hábito de "ir à missa aos Domingos", disse-me uma série de impropérios,disse que não compactuava com "orgias espirituais, e nos expulsou da sala. Foi então que eu "perdi a cabeça" e disse-lhe em altos brados tudo o que "era cabível", inclusive que "não lhe dava umas porradas" em razão da sua idade. O homem ficou surpreso e nos "excomungou". Foi um escândalo na Sacristia. Casei-me normalmente no Mosteiro de São Bento, mas meu casamento não durou muito. Coincidência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando o comentário das 8:37: minha ex-sogra, uma "carola convicta", me sugeriu que eu "pedisse perdão" ao tal Frei Luiz. Não é preciso saber qual foi a minha resposta. ## fui quando tinha cinco anos ao "Gelorama" e tomei um tombo para nunca mais esquecer.## Quanto ao comentário das 8:02, vejo que o "senso de responsabilidade social e de visão política do comentarista é admirável", já que ele deve pertencer ao grupo que detém as maiores fortunas do país. Não se trata de achar se o Presidente é energúmeno ou não, mas ele pensa de uma forma prática para que "o remédio não mate o paciente". Se continuar o confinamento vai faltar muita coisa, inclusive a "mortadela e o "Guaraná Convenção" tão necessários para alguns, muitos sob "toque de recolher" em muitos locais do Rio, inclusive na "região olímpica"...

      Excluir
  4. Quanto mais os que forem contrários as suas opiniões. Não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é. Imagine se publicasse as fotos da igreja de N.S.da Paz e dissesse "vejam informações no Google". Não é este o espírito que vem desde os fotologs. Queremos divulgar as opiniões próprias de cada comentarista, de modo a resgatar a história do Rio do ponto de vista de seus moradores e/ou admiradores.

      Excluir
  5.   Nem precisei assistir ao vídeo do médico do médico Marcelo Frazão para bem antes concluir que a coronavírus é uma grande palhaçada. Basta um mínimo de inteligência.

    ResponderExcluir
  6. Este Frei pelo visto era capaz de exterminar o corona com um sopro...
    FF:O Jânio Quadros verde oliva a cada dia se superando...Um Espanto!!!!

    ResponderExcluir
  7. Até em Ipanema o ritmo de "obra de igreja".
    Foi o Tio Mé que comentou uma vez que o Pastor queria abrir concorrência em um imóvel que estava para alugar na esquina da Farme de Amoedo com Vieira Souto?
    O edifício do Cine Pax era a cara das grandes construções do Estado Novo de Vargas. Por um segundo cheguei a pensar que o gerente tinha postado uma foto do Centro no meio da postagem de Ipanema.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia ! Embora seja de família que estuda Kardec,faz três gerações,fui casado por 42 anos com uma mulher Católica. Em nenhum momento tentei convence-la a aceitar aquilo que tenho como melhor para mim. Sempre soube que ela estava no lugar certo para o seu momento espiritual.Nas visitas as muitas paróquias que ela fazia, e que por dever conjugal eu a acompanhava, acho que fomos nesta também.

    ResponderExcluir
  9. Verifica-se nessa igreja que mesmo sendo uma igreja normal de bairro possuía uma certa "suntuosidade"; aliás, gostaria de saber os critérios que definem a dimensão das construções de cada igreja: sé, central de uma freguesia, catedral, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei responder. Mas sempre fiquei impressionado com a suntuosidade das catedrais góticas, por exemplo. Há uma certa incongruência com os ensinamentos de Jesus, não lhes parece?

      Excluir
    2. Geralmente são os fiéis que mais fazem questão de grandes construções de igrejas, conforme sua posses.
      Paróquias disputavam quem era a melhor e até mesmo famílias na mesma igreja disputavam quem doava o melhor objeto sacro ou mobília, por exemplo.
      Já o ouro das igrejas brasileiras do século 18 foi melhor ficar nelas mesmo, onde hoje rendem dinheiro para as pessoas que vivem do turismo. Caso contrário iriam para Portugal.

      Excluir
  10. Por falar em Jânio Quadros, hoje faz 58 anos e 7 meses que o dito cujo renunciou.
    Carlos Lacerda, então governador do nosso saudoso Estado da Guanabara, era o que mais esbravejava contra o presidente, horas antes da renúncia.
    Sete anos antes Lacerda chegou a comemorar o pedido de licença do cargo de outro presidente, sabendo que ele não voltaria mais, porém foi surpreendido horas depois. O fantasma do "Velho" virou um pesadelo maior do que se ele tivesse ficado vivo no Catete.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos. Amigos rezem, nem tanto ao céu, nem tanto ao léu, mas é preciso orar.

    ResponderExcluir
  12. A suntuosidade de igrejas e templos NADA tem a ver com os ensinamentos de Jesus. Quando ele falou "a cada segundo um segundo suas obras", referia-se à prática do bem, que não é erguer templos faraônicos!

    ResponderExcluir
  13. Neste momento em que espero o início do Culto do Evangelho no Lar, e para harmonizar estou ouvindo Elizabete Lacerda. Nas orações de hoje vou pedir por todos os "míopes" deste País, que se recusam a enxergar o buraco que querem que agente caia.

    ResponderExcluir
  14. Até o "primo" de Goiás rompeu com o Energúmeno do Planalto. Foi ele que indicou o ministro da saúde...

    ResponderExcluir