Total de visualizações de página

domingo, 22 de março de 2020

POSTO 6

 
Logo hoje que eu tinha programado passar o domingo em Copacabana veio esta ordem de isolamento.
 
Estava tudo preparado. Pegaria o bonde 66 da Tijuca até a Praça XV, saltaria no Centro na Rua da Assembleia e pegaria o 13-Ipanema até o Posto 6. Chegaria na casa da tia Mariana onde os primos já estariam prontos para sairmos e ir assistir a missa na igrejinha de Copacabana, ali na Francisco Otaviano.
 
Depois, praia até a hora do almoço na casa da tia com o meu adorado prato de carne assada, batatas coradas e molho ferrugem.
 
Depois esperaríamos o início do jogo no Maracanã às 15h15, narrado pelo Cozzi.
 
Como tínhamos que aproveitar o domingo inteiro pegaríamos ainda a sessão das 18h no Caruso, seguido de um pastel de queijo e um pavê de chocolate no Lopes.
 
Era o tempo exato para correr para a fila da entrada da TV Rio para assistir ao TV Rio Ringue, boxe ao vivo. Olhar para o Leo Batista narrando e o  Teti Alfonso comentando e ficar esperto para tentar aparecer na tela na hora do "passeio das câmeras".
 
Um último chope no Alcazar e voltaríamos para dormir, pois tia Mariana já vai estar preocupada. 

16 comentários:

  1. Lembro quando criança, passando de carro com meu pai em frente a TV Rio e sempre via naquelas varandas de frente para a Rua Francisco Otaviano alguns artistas debruçados conversando.

    ResponderExcluir
  2. Mas a dinâmica é outra...Ficar de olho nos comentários do SDR e ver um filme na Netflix e passear pelo Youtube para rever algum coisa dos anos 70 ou 80..Na Tv só Corona com repetição mais repetição....

    ResponderExcluir
  3. Dependendo do ano, acho, o bonde 66 fazia ponto final no quiosque do Largo de S. Francisco. De lá, gramava-se até o Tabuleiro da Baiana para pegar o bonde da zona sul. A programação alimentácia deu água na boca.
    Lá na fotografia, dois ícones automobilísticos dos anos 50: na calçada, um Chevrolet 1955, possivelmente Bel-Air (ao que parece, do Corpo Diplomático) e na calçada, em verde-metálico esplendoroso, um Oldsmobile Super 88, de 1954. Lá do posto 6, o salva-vidas sem muito o que fazer, contabiliza os 200 salários que pagariam um carrão desses.

    ResponderExcluir
  4. Essa esquina eu conheço bem, é a da Júlio de Castilhos a adiante, depois do carro na calçada, está o Edifício Egalite, onde morei por dois anos.## Não sei de quem é o relato mas o dia que ele narra devia ter 36 horas. Saindo às 7 horas da Tijuca levaria mais de duas horas até o Posto Seis. Depois missa, praia, almoço, futebol, cinema, sorveteria, TV Rio, Chopp, e a viagem de volta. Uma disposição invejável, "um espanto". O Lopes ficava em frente à portaria dos fundos do Egalite, que é na Avenida Copacabana 1335. Agora é um mercadinho. Assisti a alguns filmes no Caruso, entre eles Shalako, com Sean Connery e Brigite Bardot. Nunca entrei na TV Rio, por incrível que pareça. O relato deve ser de 1958 ou 1960. Só vi Oduvaldo Cozzi narrando jogos na TV Tupi. Uma voz horrorosa, anasalada. Preferia ouvir Waldir Amaral mas no tempo na narrativa ele ainda não era da Rádio Globo. (1961)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cronograma: sair às 7h da Tijuca, missa das 10h, praia de 11 às 13, almoço, jogo com o Cozzi às 15 na TV Tupi, cinema de 6 às 8, lanche rápido, TV Rio para ver o boxe que começava às 9 e chegar na casa da tia às 23h. Dormiria lá. É possível sim.

      Excluir
    2. Faltou o chopinho.Depois do chopp tomar o bonde às 22 horas até o Tabuleiro da Baiana, e andar até a Rua Sete de Setembro para tomar o 66 ou o 68 no Largo de São Francisco.Positivamante tinha que ser um Forrest Gump.

      Excluir
  5. O Posto 6 nos idos de 58 e eu recém chegado do Ceará. Tudo era novidade. Av.Atlântica com uma pista só e carrões
    como o Cadillac que aparece na foto desfilavam na beira mar. Eu e o FOA andando a pé vindos da Tijuca num lotação que chegava até o Cassino Atlântico. Era um passeio e tanto. Quem viu viveu.
    Hum...Carne assada com Batatas e molho ferrugem é uma boa pedida para o comando preparar para o almoços dos esquecidos.

    ResponderExcluir
  6. Após uma sessão no Cine Caruso, tinha por hábito comer pastel e tomar o sorvete de pavê do Lopes, sabor este, que só lá era encontrado.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do confronto de cronogramas do Joel e do Anônimo das 10:40h.
    Mas não seria surpresa nenhuma se alguém disser que naquela época famílias inteiras saiam de casa antes do dia amanhecer.
    Mas com essa programação não tinha como ter tempo de dar uma passada de olhos no Jornal do Brasil de domingo, com quase 100 páginas naquela época.
    Há 58 anos, mais precisamente 25/03/1962, em sua primeira página, o JB dava destaque ao programa de sábado do então presidente da república e rico fazendeiro João Goulart caminhando com a família, após almoçar no Copacabana Palace.
    Exatos dois anos depois ele deve ter pensado como foi feliz no pouco tempo do parlamentarismo, e não sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso sirva de lição para aqueles que pretendem implantar um "parlamentarismo branco" por vias espúrias.FF:Na Medida Provisória publicada ontem e alterando lei anterior, determinado que APENAS a União poderá bloquear transportes de passageiros e de carga intermunicipal e interestadual bem estradas federais. Com isso bloqueio imposto por Witzel e por Dória em seus estados podem cair.

      Excluir
  8. Aquele trecho da Avenida Copacabana não tinha muito movimento. Em frente ao Caruso havia uma espécie de "Mercadinho Azul" só que menor. No lugar do Caruso agora existe um banco. Atualmente o local é "meio caído" em relação à outros trechos da Avenida Copacabana.

    ResponderExcluir
  9. O Caruso Cop.,como aparecia nos jornais, era do Livio Bruni, depois foi para o Grupo Severiano Ribeiro. Bem poderiam fazer ali Espaço Itaú de Cinema, como em Botafogo.
    Obs: os carros são maravilhosos. Coisas boas da terra do Frank. Sinatra, claro.

    ResponderExcluir
  10. em 1970, há 50 anos, aguardava a estreia do Zagallo. fim de semana era almoço na casa da avó, ou no La Mole.Fim de tarde um Bob´s e um hot fudge com marshmallow e castanhas.Ainda tinha a noite Flavio Cavalcanti e jurados.As vezes ia ao maracanã, mas como meu pai não gostava de futebol só ao Flamengo x América, time de meu tio Reginaldo. Alex, Badeco, Mareco, Eduzinho. Para esportes comprava tenis na Lojas Fimo (como tinha armarinho no Rio) ou na Superball.

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite ! Tudo me faz crer que as pragas do Egito vão se repetir breve em determinado País.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Dr. D'.

    Hoje no Globo saiu reportagem sobre os idosos de Copacabana e a quarentena. Em outros bairros também não é difícil ver um (ou mais) deles na rua.

    A partir de amanhã com o começo da vacinação contra a gripe começará mais um capítulo da novela. Apesar de que haverá vacinação em domicílio para maiores de 80 anos.

    ResponderExcluir
  13. Nos sábados às 18 horas na TV RIO tinha o programa Hoje é dia de rock apresentado por Jair de Taumaturgo.

    ResponderExcluir