Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de março de 2020

ZONA SUL

Esta fotografia da década de 20 foi publicada, junto com outras magníficas, no livro "Rio Belle Époque", de Alexei Bueno. Logo que a vi achei algo estranho: ela estava "espelhada".



A posição correta é esta. Vemos o bairro do Leblon, com o Jockey e o Jardim Botânico à esquerda. A construção na parte de baixo, no centro, parece estar na esquina da Rua Dias Ferreira com Avenida Ataulfo de Paiva.
 
O Jockey Club, que se fundiria com o Derby Club em 1932, tinha suas atividades no Prado Fluminense, no bairro de São Francisco Xavier. Em 1919 começou a estudar a hipótese de construir um novo hipódromo para substituir o Prado Fluminense. A opção foi um terreno pantanoso em frente ao Jardim Botânico, junto à Lagoa, que vinha sendo aterrado com restos do desmonte do Morro do Castelo.
 
O arquiteto francês André Raimbert, associado a seu colega Louis Lefranc, por encomenda de Linneo de Paula Machado, fez o projeto original do Hipódromo da Gávea, depois alterado. As obras foram concluídas em 1926.
 
Considero este hipódromo um dos mais bonitos do mundo.
 
Abaixo vemos um postal da Coleção Klerman Wanderley com vista desde o Corcovado, mais ou menos na mesma época.
 
 
 
 
 
 
 
 

5 comentários:

  1. É curioso como encontramos fotos espelhadas em ótimos livros sobre o Rio Antigo.
    Na última foto impressiona o tamanho da ilha do Piraquê, com cerca de 1/4 do seu tamanho atual.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Vi as fotos no grupo e tenho o livro. Deixaria passar batidas várias dessas inversões.

    ResponderExcluir
  3. Em relação a ilha do Piraque o desaparecido JBAN sempre observou os puxadinhos de rico....A segunda foto é uma beleza.

    ResponderExcluir
  4. É, parece que a zona sul não dá Ibope mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Acho que fotos de longe não geram discussões (saudáveis) sobre pontos específicos. Vou sugerir ao Mestre LD alguns itens que podem gerar visões diversas, restritas ao tema fotografado.

    ResponderExcluir