Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de abril de 2020

COCA-COLA





 
Os pontos de venda de Coca-Cola nas calçadas das praias eram um oásis. Durante muito tempo não houve venda de bebidas na areia.
 
A partir dos anos 70, aproximadamente, começaram a aparecer os ambulantes vendendo bebidas e, anos depois, começaram a ser instalados pontos fixos como vemos hoje em dia, a cada dez metros, vendendo não só refrigerantes, mas também todo tipo de bebidas alcoólicas.
 
Não tenho dados concretos, mas me parece que o consumo de Coca-Cola diminuiu na nova geração. Muitas crianças preferem tomar mate e sucos. Um movimento para um consumo mais saudável, tal como o hábito de deixar de fumar.
 
As fotos relembram as carrocinhas de Coca-Cola que fizeram tanto sucesso.
 
 

17 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Realmente atualmente bebo menos Coca-Cola e outros refrigerantes. Estou dando preferência a sucos e mates. Mas de vez em quando bebo Pepsi Twist, guaraná e até Grapette. H2OH é refrigerante? Bebo também aquele Fresh Del Valle de limão...


    Felizmente nunca fui fumante. Até porque minha condição de ex-asmático seria um complicador. Bastou o (mau) exemplo do meu pai...

    ResponderExcluir
  2. Fui a um cardiologista porque a minha pressão, aos 17 anos, bateu em 16 por alguma coisa. Ele fez um eletro - era uma maleta tipo James Bond, saíam uns fios e ele olhou o resultado. Fez uma pergunta: você bebe refrigerante? Respondi: hectolitros. Ele não se abalou com a resposta e fez outra pergunta: você consegue ficar sem seus hectolitros durante 15 dias? Era um desafio e topei na hora. No retorno, minha pressão estava em 12 x 8. A tal da pressão sub-epitelial me fez abandonar um vício delicioso. Hoje voltei a beber, mas moderadamente.
    As duas primeiras fotos são maravilhosas, quase abri uma Coca - só não abri porque uma das garotas vai beber Fanta Uva - irgh! Na terceira foto, um decadente Chevrolet 1950 conversível aguarda a hora de ser varrido pelos diligentes garis e, na quarta, dois Oldsmobile 57 se cruzam na Atlântica, sob a vista de um Plymouth 51.

    ResponderExcluir
  3. A quarta foto mostra a sujeira que havia na areia junto ao "velho calçadão". O cheiro de excrementos "líquidos e sólidos" era insuportável. Na última foto aparecem dois 'banhistas" do C.M.S.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! No meu tempo de estudante,na cantina da escola vendia: Sony-Boy, Lacola, Ginja-Cola e Guaraná Petiz. No comércio em geral reinava o Guaraná Champanhe Antarctica seguido do Grapette e o Crush. Logo veio a imposição da Coca-Cola, com ofertas tentadoras. No comércio que meu pai tinha ( cantina em uma escola) foi oferecido dois freezer e mais 30 caixas de cascos e liquido Coca-Cola grátis, em troca eles levavam todos os cascos de outros refrigerantes. Na época o casco valia bem mais que o liquido, e eram vendidos aos comerciantes que podiam revende-los aos seus clientes. Sem o casco era difícil renovar o estoque. Como não gosto de nada que faz bolinha quando se coloca no copo ( nem comprimido para má digestão),incluindo cerveja,pra mim todo refrigerante está dispensado. Para refeição,Vinho e para o lanche nada melhor que um suco natural da fruta.

    ResponderExcluir
  5. Não lembro de tomar refrigerantes à beira-mar. Ao contrário do que acontecia em bares, lanchonetes e cantina de escola, com a grande disputa entre Coca e Pepsi.
    Já picolés revezando com mate com limão eram constantes nas minhas idas à praia.
    Nas duas primeiras fotos carrocinhas em estilo mais moderno do visual da Coca.
    A mulher de branco com rosto e franja no estilo Rita Lee em seus primeiros anos de sucesso. Ela e sua colega com certeza estavam posando para uma revista de moda.
    A caixa tira-colo da foto 4 só conheço de fotos.
    Já o da pintura da Fanta para mim é inédito e estava precisando de um lanterneiro "cata-podrinho".
    Os sucos e outros de caixinha também deveriam ter o aviso de beba com moderação. Todos os dias também não é saudável.

    ResponderExcluir
  6. Meio FF: Em razão de uma foto de 1972 publicada no Facebook mostrando a S.Francisco Xavier no ponto de confluência da Rua Mal. Rondon, fui pesquisando e encontrei um filme de 1965 mostrando a São Francisco Xavier antes do alargamento e com o "morro" onde atualmente a alça do viaduto da Mangueira e a atual confluência com a São francisco Xavier. Foi impressionante a modificação. "De quebra" mostra o Largo do Estácio, um passeio da protagonista pela Salvador de Sá embarcando no bonde, e uma cena da protagonista no interior do bonde 79 na Arquias Cordeiro. Dá um aperto no coração. O filme é de 1965 mas as cenas são de 1964, já que mostra a mostra circulação de bondes no Estácio {rodaram por ali até 09.09.64}, e alguns ônibus com as cores da CTC { Empresa criada em 01.01.64}. O nome do filme é A falecida. Vale a pena olhar.

    ResponderExcluir
  7. Impressionante. De vez em quando aparecem comentários inacreditáveis. Ontem, por exemplo, veio um com ofensas contra os judeus. Me pergunto o que leva alguém a vir aqui, um blog destinado ao Rio antigo, destilar um ódio racista. O anonimato da Internet dá vazão a esses imbecis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje celebramos a nossa partida gloriosa do Egito após 400 anos de escravidão, damos graças a Deus que nos tirou “com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres”.

      Incrível a foto do surfista no Arpoador, senti arrepios ao ver. Dever ser no meio dos anos 70 antes quando o surf pegou embalo no Rio.

      Feliz Páscoa a todos.

      Excluir
  8. Adoro refrigerante, e a Pepsi nunca foi é ou será melhor que a Coca. Tenho dito. rsrs

    FF - os haters são, acima de tudo, uns covardes; ficam no anonimato pra soltar as sandices...

    ResponderExcluir
  9. Pouco tempo depois do lançamento da Coca- Cola ( custava 1 Cruzeiro), surgiu o "Guará", com sabor parecido com o "Mineirinho" atual ( chá de Chapéu de Couro e adoçante). Sem esquecer do TAB, de 1967, que tinha um gosto de xarope para a tosse...

    ResponderExcluir
  10. Vi o filme indicado pelo Joel.

    Muita mudança! Vários locais que eu nem imagino onde seja! Mas tem um local no filme que fiquei muito cismado.
    No minuto 23:49, dois homens conversam dentro de uma loja(?) e dá para ver ao fundo um paredão de pedras com uma escada. Onde fica isso?

    A praça onde se encontram os crentes (26:08) é a Praça Afonso Pena, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela funerária ficava no Largo do Estácio quase na esquina da Rua de São Carlos. A "escadaria" faz parte do hospital da Policia Militar que fica em frente. Adiante da funerária ficava a oitava D.P, e mais adiante fica o antigo IFP. O bonde onde a protagonista entra quando sai da funerária está se dirigindo ao Largo do Estácio; o bonde Licínio Cardoso está vindo do Jardim do Méier e se dirigindo à José Bonifácio.

      Excluir
    2. A praça é a Afonso Pena. Ela faz parte integrantes de meu passado.

      Excluir
  11. Achei a 2ª e 3ª fotos ótimas. Na última caixotes de madeira para guardar os cascos. No colégio trocava os cascos em 1969 por uma "banda". Coca geladíssima combate a ressaca, mas é um veneno. Fiquei um ano sem ingerir "l´aqua nera del capitalismo" uns 5 anos atrás. Hoje modero. Água com gás é o substituto. Nada melhor que a cara água de coco. Abstinencia de ir a feira nesse período.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos. Nada melhor do que cerveja, para beber no verão, com calor e sede, aviso agora estou bebendo Stela Mofada. Já gostei muito de Coca Cola, mas sempre acompanhada de Run Montilla Carta Oro.

    ResponderExcluir
  13. É Semana Santa e resolveram antecipar a "malhação" de Judas para hoje...

    ResponderExcluir
  14. Hoje prefiro mais tônica com gelo e limão..Coca mesmo ou similares nada.Também estou reduzindo,ou melhor substituindo a cerveja,mas sem essa de divorcio...Daqui uns minutos vou para uma Galicia..
    Amanhã é dia da Torta Capixaba,devidamente produzida pela madame e já em ponto de bala.Aí tem que ser um bom vinho....
    FF;O Mandeta ontem não fez por menos e inseriu o narcotráfico e a milícia no contexto das comunidades.O Brasil é outro queiram ou não....

    ResponderExcluir