Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de abril de 2020

IGREJA DE SÃO DANIEL


 
Eu acho que já publiquei estas fotos e penso ter lido comentários talvez do Joel ou do Wagner sobre ela. Mas não consta nos meus alfarrábios como publicada. Então aí vão as fotos.
Esta pequena e original Igreja foi concebida em forma circular, para umas 300, ou no máximo 400 pessoas, tendo 15m de diâmetro, sem colunas interiores, e foi inspirada no modelo canônico de uma hóstia. Fica no Parque São José em Manguinhos.
Como símbolo da capela, parte da paramentação interna observa este modelo - assim, por exemplo, a porta do sacrário. Sua decoração, extremamente simples também, conta com uma obra de Guignard, a Via Sacra do pintor fluminense Alberto da Veiga, e uma reprodução do Profeta Daniel, de autoria do Aleijadinho, em tamanho natural, oferecida pelos srs. Sylvio Vasconcellos e Rodrigo Mello Franco, que mandaram moldar em Belo Horizonte a estátua. Heitor Coutinho desenhou os bancos e o altar, e Paulo Athaíde projetou os jardins externos.

3 comentários:

  1. Já publiquei. Em 23/11/2018, achei agora.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia ! Só conheço esta igreja por fotos. Cheguei mais cedo e vi que hoje ainda era ontem,lendo o comentário do Joel,fui ver o filme e identifiquei no minuto 7.36 o inicio ou final da rua São Luiz Gonzaga, 8.34 a estação Sampaio, 8.58 a passagem do trem Vera-Cruz,que fazia Rio-São Paulo, 9.48 a passagem por baixo da estação Engenho de Dentro,42.05 o "Viaduto" de Todos os Santos e o pequeno Jardim que o acompanha. Fora o trem Rio -São Paulo (que na verdade eram quatro composições) parte de uma delas ainda se pode ver, está em Juiz de Fora. Todos os lugares citados, atualmente continuam como se vê no filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Mauro, mas em lamentável estado de conservação. A vila em que a protagonista mora fica no Sampaio e adiante e ao fundo seria ininiciada a abertura da Marechal Rondon. Aliás seria interessante o "Gerente" publicar fotos daquela região por ocasião da abertura daquela via, que nada mais é do que a ligação de inúmeras ruas que já existiam entre a Barão do Bom Retiro e a São Francisco Xavier

      Excluir