Total de visualizações de página

sábado, 16 de maio de 2020

FILAS





Filas.

Sempre há uma delas para o carioca enfrentar. Seja as dos anos 40 com as filas para os alimentos racionados, as dos anos 50 com filas para feijão e arroz, as dos anos 60 face às inúmeras greves, as dos anos seguintes nos guichês do Imposto de Renda, na porta do Maracanã, nas lojas do INPS,  no acesso ao Corcovado ou Pão de Açúcar, nos bancos, na busca pelo abono de R$ 600.

E muitos outros exemplos certamente os comentaristas darão.

20 comentários:

  1. Bom dia a todos.
    O texto é provocante e me admiro do síndico do site tocar em um assunto polêmico porque, de fato, dará margem para as muitas especulações e opiniões que fatalmente irá desagra-lo.
    Essa é herança maldita de Portugal, no assim chamado burocracia. Infelizmente, há 520 o "Paquiderme Aleijado" funciona assim e, depois, as pessoas não compreendem porque o mesmo é um país que não dá certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burocracia é pouco. Por que a justiça Norte Americana é célere? Por que o processo para viabilizar uma empresa lá demora apenas um dia? Nada lá é burocrático e tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão. Bem diferente do "ranço lusitano". Um das razões de a resolução de homicídios aqui ser de 8% é o maldito Inquérito policial. Após 30 dias o I.P é encaminhado para o MP que se não ficar satisfeito devolve para a DP. Às vezes demora anos. Nos EUA o policial assume a investigação desde o início e entrega diretamente ao MP. É o chamado "ciclo completo". Lá não existe a figura do delegado de polícia e também não existe
      polícia militar como aqui. Há segmentos fardados mas civis. Juízes e promotores não possuem qualquer foro especial e respondem como qualquer cidadão.

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    A fila é uma instituição brasileira. Não duvido ter havido uma para desembarque em 1500...

    Como dito no texto, até hoje temos filas, incluindo as das lotéricas em tempos de prêmios acumulados.

    Peguei filas em supermercados na década de 80 e existem letras de músicas citando "o rico agredindo o pobre lá na fila do feijão" em "outros tempos"...

    ResponderExcluir
  3. PS: peguei filas na década de 90 para pegar ônibus na Praça XV e em Niterói durante as greves das barcas. Durante algum tempo eram ônibus da CTC.

    ResponderExcluir
  4. Identifiquei a Praça Saens Pena na segunda foto e "algum conjunto IAPI" na última. Não imagino o objetivo da fila da segunda foto. Não é para cinema e as pessoas da fila parecem ser "de posses". A fila da terceira foto parece ser para comprar carne, já que há um cartaz "Casas do Charque ".

    ResponderExcluir
  5. Fila do feijão, segundo legenda do Correio da Manhã.

    ResponderExcluir
  6. Atualmente temos a fila da morte: doentes com sintomas da COVID 19 esperando vagas em UTIs.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia ! Existe um ditado popular que diz: Simpatia,fofoca e fila todo Brasileiro gosta. Na foto 1, o lotação da Alpha me leva a crer seja a Pça S.Pena em já sem os trilhos e o lotação individual "empurrado" para a empresa. deve ser 64 ou 65, em 66 esse lotação deu lugar a um ônibus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, a primeira foto pode ser em qualquer lugar, menos na Praça Saens Pena. A segunda foto é na Saens Pena no final dos anos 50. À esquerda e fora está o cinema Olinda. Naquele tempo a Praça era "quase" um quadrado e era possível aos veículos até contornar a praça. Ao fundo está o prédio da Sloper.FF: As mensagens emanadas da espiritualidade são claras: até o final do mês de Maio a pandemia vai decrescer e em um mês terá desaparecido. O objetivo é que toda a humanidade reflita sobre sua conduta, seus valores, seus objetivos, e se modifique. Ficará em observação por 180 dias para que a alta espiritualidade possa observar se houve uma grande modificação. Caso ela não ocorra, uma segunda onda muito mais letal se abaterá então a humanidade.

      Excluir
    2. com ou sem cloroquina?

      Excluir
    3. Joel: Sabemos disso. Tem muita gente que na segunda onda vai "desembarcar" no planeta "Chupão".

      Excluir
    4. E nessa leva irão muitos "curiosos e anônimos". E quando derem conta disso será tarde demais.

      Excluir
  8. Ótimas fotos e postagem dez.Fila no Brasil é carimbada e reconhecida em cartório.Uma vez,num estádio,vi fila para entrar na fila.Um grande espanto!!!Gostaria de ver uma fila das postadas na porta de minha igreja e em tempos de pandemia,até tarja verde seria bem recebido.Outros tempos...
    Biscoito,Pode mandar o relatório do dia....
    .

    ResponderExcluir
  9. Tem certeza que na primeira foto a fila não é para a abertura de uma das exposições de carros veteranos, organizadas pelo Biscoito e pelo sumido francês & cia.?

    ResponderExcluir
  10. Lembro de filas do leite e do açucar em meados da década de 60, acompanhando minha mãe.
    Teve de feijão uns 10 anos depois. Nessa teve sugestão do governo para que soja fosse incluída no meio, antes de ensacar e fazer render, mas dizem que não cozinhavam ao mesmo tempo e foi um fracasso.
    Outros 10 anos, ou pouco menos, e foi a vez da carne, uns 2 ou 3 meses após a decretação do Plano Cruzado do Sarney. Teve até confisco de boi no pasto.
    Triste foi ver uma senhora ficar sem seus quilos de carne depois de, segundo ela, horas na fila. Se distraiu olhando outros produtos pelos corredores da Casas da Banha e alguém transferiu o então disputadíssimo alimento, para outro carrinho passante. Não teve como considerar como furto, pois ainda não estava pago na caixa.

    ResponderExcluir
  11. Filas enormes de carros nos postos de gasolina quando era anunciado algum aumento de combustíveis, anos 80, normalmente as sextas-feiras.

    Filas para votação nas eleições, principalmente quando eram em cédulas de papel.

    Filas nos postos de vacinação, em épocas de epidemias, ou mesmo a da gripe, quando se fazia num único dia.

    Fila para entrar na fila foi ótima, Belleti...rs

    ResponderExcluir
  12. A foto 1 tem uma Kombi toda pintada, vou usá-la como referência. Na direção do fotógrafo, temos um Chrysler 51, um Opel Kapitan 1960, Aero-Willys 2600 1963, um Chevrolet 1940 (acho..) e o último não consigo chutar.
    Da Kombi em diante, um Aero-Willys 1962 e um DKW-Vemag Belcar 1961. Os 3 americanos encurralados ficam para a próxima.
    Na calçada oposta de cima para baixo, uma Rural-Willys 1960, pula um, uma Vemaguet, um Simca e um Dauphine.
    Na segunda foto, um Pontiac 51, de frente e um Ford 51, sem metade do friso, encobrindo outro Ford, 46-48.
    Senti falta de um papa-fila para acomodar toda essa gente.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite a todos. Vi muitas filas nos anos 60, não esquecer das filas para comprar ingresso no cinema, principalmente nos lançamentos de grandes filmes, lembro da fila enorme no lançamento do filme " O Exorcista", particularmente não entro em fila para nada, restaurante nem pensar, banco nunca precisei entrar em fila e para nas citadas acima, colocar gasolina, comprar carne, etc.

    ResponderExcluir
  14. O pior da fila é o solitário que transforma o caixa/bilheteiro/ em amigo/analista. Quando o cara apóia o pé na outra perna em triangulo... vai demorar.

    ResponderExcluir
  15. Fila é coisa de país socialista. A República brasileira sempre foi controladora é alinhada com regimes totalitários, como Cuba, China e Venezuela. Deu no que deu.

    ResponderExcluir