Total de visualizações de página

sábado, 27 de junho de 2020

ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS DO COMÉRCIO




Na primeira fotografia vemos a imponente sede da Associação dos Empregados do Comércio na Av. Rio Branco, com a Sorveteria Alvear no térreo. Certamente a foto é posterior a 1916.

A Associação dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, fundada em 1880. A sede foi para este prédio em 1906. Em 1939 este prédio foi demolido e construíram a sede atual.

O endereço deste prédio era Av. Rio Branco 118-120. No térreo, nesta época da foto, funcionava a Sorveteria Alvear, inaugurada em 1916, uma casa de chá famosa onde os elegantes da época batiam ponto diariamente. Consta que mais à noite a frequência mudava, saindo as elegantes madames chiques e chegando outras “elegantes”.

Havia uma Sorveteria Alvear em meados do século XX na Av. Atlântica esquina com Rua República do Peru, não sei se era do mesmo dono.

Mas, como vemos na segunda foto, anteriormente funcionavam no térreo a Casa Limoges e o Bazar Japão.

Em julho de 1915 um incêndio destruiu o Bazar Japão, casa especializada em artigos de fantasia e de brinquedos. O responsável foi, segundo o Correio da Manhã, Marcolino S. V., caixeiro, que preparava cera virgem e água raz (ou aguarrás?) para consertos de brinquedos. Houve uma explosão e as chamas alcançaram uma prateleira de brinquedos, na sua maior parte confeccionados de celuloide.

A Casa Limoges tinha “grande stock de ricos aparelhos de Limoges, crystaes, christofle, faqueiros e finos objectos de electro-plate para festas.”

Meses depois, com um leilão do que restou do estoque, foi encerrada a existência do Bazar Japão neste local.

9 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    O concreto armado foi a sentença de morte para vários tipos de construções de estilos mais rebuscados a partir da década de 30. Começou a era dos caixotões.

    ResponderExcluir
  2. Costumo ir à "nova sede" por diversos motivos, principalmente ir aos bailes que ocorrem no salão nobre. Um piso da melhor qualidade e um ar condicionado "glacial". No térreo existem ótimas sapatarias e em especial a Dom Amorim, da qual sou cliente. FF: a Policia Civil prendeu o autor do homicídio do "menor" de 12 anos em uma das favelas da Maré. Tem 18 anos, diversas "passagens", e a "aparência padrão".

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Mais uma obra de arte da arquitetura urbana da cidade foi abatida inapelavelmente pelos Sou do Contra. Como diria o mestre Belletti, um espanto. Será que nos dias de hoje teríamos profissionais para fazer uma obra com todos os detalhes da fachada deste prédio.

    ResponderExcluir
  4. O acesso àquela torre mais alta devia ser só para os mais chegados do presidente da associação.
    Alguns projetos tinham exageros nesses complementos só para conseguirem uma melhor posição entre os mais altos da Avenida.
    A sede anterior era para o lado da Gonçalves Dias.
    A numeração na Av. Rio Branco ainda é 120 e além do Salão Nobre tem até quadra esportiva, um luxo em termos de Centro da Cidade.
    O site deles, com muita fotos, mostra também a sede campestre, mas não achei o endereço. Só cita a proximidade da Linha Amarela.

    ResponderExcluir
  5. Lino , parece que vc tem razão.Nao deve existir mais profissionais para tal.A ordem é outra.
    FF: O Brasil é realmente atípico. Vejam.bem que de repente um personagem como este Wassef aparece no cenário e toma conta do noticiário.Analisem bem a figura e suas declarações e vejam se é possível acontecer. Vários espantos em um só quadrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse advogado é mais um daqueles que tentam explicar o inexplicável...kkk

      Excluir
  6. FF: como hoje ainda não questionaram a qualificação do novo Ministro da Educação, faço um questionamento: tivemos "vinte e poucos anos" sem qualquer "senão" em relação aos muitos ministros que ocuparam diversas pastas durante esse tempo. E a pergunta é a seguinte: Gilberto Gil, Benedita da Silva, Dilma Roussef, Fernando Haddad,e Orlando Silva, eram "doutores" em que além das suas respectivas e duvidosas "habilidades"? FF2: um vídeo do falecido Paulo Henrique Amorim contando "curiosidades" sobre Roberto Marinho e sua forma de administrar a rede Globo nos anos 80 e 90, em especial o viés exigido para o Jornal Nacional, mostra verdades que todo mundo pensa mas não tem coragem de externar. Imperdível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ser doutor não é um pré requisito para ser ministro, mas o problema é o cabra dizer que tem, e não ter.

      Excluir
  7. A famosa Sorveteria Alvear !!! Uma mistura de Jobi com Colombo !!!!

    ResponderExcluir