Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de julho de 2020

PRAIAS DE RECREIO









No final dos anos 50, por iniciativa da Divisão de Educação Física do MEC, começaram a funcionar as “praias de recreio” em Copacabana e Ipanema, para atender cerca de 3 mil frequentadores.

As atividades eram de sete às nove e meia da manhã, de segunda a sexta, com a presença de professores de Educação Física e instrutores de outras disciplinas, como de danças folclóricas. Eram dedicadas a escolares de todos os bairros, que poderiam inscrever-se em quatro turmas: infantil (curso primário), juvenil (curso secundário), adulta (superior) e de aprendizagem e orientação recreativa infantil. Eram abordados quatro temas: ginástica, dez modalidades de jogos desportivos, recreação e danças folclóricas.

Quanto à complementação alimentar dos frequentadores ficaria a cargo da Campanha Nacional de Merenda Escolar do MEC. Era Ministro da Educação o Sr. Clovis Salgado.

Tal foi o sucesso que o Prof. Alfredo Colombo, responsável pelo projeto, estendeu as atividades para os domingos com convidados especiais, como Ademar Ferreira da Silva, o consagrado atleta do salto tríplice. E o período de funcionamento, inicialmente previsto para 30 dias em janeiro, foi prorrogado até o final do mês de fevereiro, para atender às crianças ainda de férias.

Por conta do acolhimento da ideia o Prof. Colombo então programou para as futuras férias de julho as “ruas de recreio” e para o verão seguinte atividades também na Zona Norte, para os que não pudessem frequentar as praias da Zona Sul.

Era uma época em que o Ministério da Educação funcionava.

16 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Nessa época já havia as colônias de férias? Essa ideia seria uma adaptação para as praias mais conhecidas da zona sul. O projeto foi mesmo estendido para as praias da zona norte, já que as da zona oeste ainda eram "inexploradas"?

    Hoje, em particular, com esse tempo chuvoso, a foto ficou meio anacrônica. Sobre a aglomeração, normal seja com ou sem restrições de circulação.

    Essa iniciativa pode ter dado origem ao curso dos "botinhos" ou ele já existia em paralelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, em 1958, o Guarda-Vidas SEBASTIÃO DAVID CAVALCANTI criou o " CURSO DE BOTINHOS ", que era levado a efeito no mês de janeiro.

      Excluir
    2. Por dois anos consecutivos eu participei desse curso. O instrutor era o guarda-vidas "Benevente".

      Excluir
  2. Iniciativa de um Ministério da Educação sério em um país civilizado e ainda pacífico. Hoje, estaria infiltrado de pivetes, esperando o primeiro vacilo para surrupiar tudo que vissem pela frente. Interessante a última foto, tirada do posto de salvamento por algum guarda vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas as suas palavras. Nas fotos é possível perceber que existia ordem e educação, onde pessoas civilizadas participam das atividades. Nas fotos não existe a mulambada que atualmente infesta a região.

      Excluir
  3. Novidade para mim,inclusive as fotos da postagem.Durou alguns anos?Depois faltou verba?Pelo visto e descrito um grande sucesso e penso que hoje,com o aumento da população/insegurança,seria inviável implementar.Não sei se os pivetes da primeira foto foram bem avaliados,mas as professoras foram aprovadas com louvor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belletti, este da praia não sei informar, mas as "ruas de recreio" continuaram por vários anos. Havia uma, patrocinada pela Coca-Cola, todo mês de janeiro no campinho de futebol de salão à beira da Lagoa, em frente de onde eu morava. Era ótimo.

      Excluir
  4. Em tempo, vendo a terceira foto, na faixa aparece uma propaganda do jornal O Globo. Pensei que era uma iniciativa oficial, mas parece que era patrocinada.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Boas ideias na maioria das vezes tem baixo custo para a sua implementação, por isso se chama de boa ideia. A melhoria do ensino no Brasil, também precisa de boas ideias, bastante simples e focada em resultados práticos e na necessidade da sociedade e do aluno para os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  6. O local da primeira foto é bem conhecido por mim, pois morei no Edifício Egalite ao fundo de 69 a 71. As fotos dispensam comentários e fica a pergunta para muitos: "onde foi que erramos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel o erro aconteceu quando os políticos trocaram boas ideias por "grandes oportunidades".

      Excluir
  7. A corrida da segunda foto era comum nas aulas de educação física até pelo menos o início da década de 70. Estilo "carrinho de mão"?
    O cercado dos pequenos, vulgo chiqueirinho, destoou, tinha que ter pelo menos brinquedos e espaço maior.
    Se essa garotada continuou levando a sério a ginástica, atualmente quase com certeza muitos deles não fazem parte da famosa turma dos bons clientes idosos das redes de drogarias de Copacabana.

    ResponderExcluir
  8. Época também das Colônias de Férias, patrocinadas pela Marinha nos quarteis da Ilha do Governador. Na terceira foto, como equipamento de sonorização, uma corneta "Sedan", muito comum na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria nenhuma surpresa se alguém encontrar uma dessas cornetas em igrejas de cidades do interior. principalmente Assembléia de Deus.

      Excluir
  9. Hoje é a final do Carioca e me parece que até o momento a diretoria rubro-negra está comportada. Uma semana sem discussões. Pelo menos com quem é de fora do CRF.
    Efeito da derrota na Taça Rio ou apreensão pela possível saída do técnico? Inclusive essa segunda hipótese abalou o clube da Gávea, dentro e fora "das quatro linhas".

    ResponderExcluir
  10. Não se pode viver de passado. Tudo evolui e isso inclui a população. Hoje em dia os valores são outros e a evolução desses valores é compatível. Quem vive de passado é museu.

    ResponderExcluir