Total de visualizações de página

domingo, 12 de julho de 2020

FLA x FLU


Hoje é dia de Fla x Flu decisivo no Maracanã.

Nada comparado com o de 1963, que também decidiu o campeonato, quando quase 200 mil pessoas foram torcer no Maracanã (se olharem com cuidado podem me ver ali atrás do gol, dez degraus acima da boca de entrada). Aliás, o Menezes também já disse que estava por ali.

Jogo duro, o Fluminense atacando muito pois precisava da vitória, mas o empate de 0x0 deu o título ao Flamengo. Com Marcial de um lado, Castilho do outro.

Tudo muito diferente de hoje, quando um campeonato carioca falido, sem público por causa da pandemia, vai ser visto somente pela TV.

E com esta história de ser o clube mandante que transmite, a locução é pífia, às vezes nem mencionando o time adversário. Total falta de profissionalismo, privilegiando imagens só do próprio clube. Imaginem que nem repetem lances duvidosos se eventualmente possam favorecer o adversário.

Triste espetáculo.

12 comentários:

  1. O campeonato carioca vem "ladeira abaixo" desde o final dos anos 80. Regulamentos tendenciosos privilegiando "os mesmos de sempre", e o protagonismo durante muito tempo de elementos de moralidade duvidosa" como Eurico Miranda, Eduardo Viana, Kleber Leite, e outros, foram determinantes para acabar de vez com um campeonato que um dia foi o melhor do Brasil. Diga-se de passagem que a "fusão" ocorrida em 1975 e que trouxe das profundezas do lodo "potências" como Goytacaz, Serrano, Nova Iguaçu, Rezende, e Cabofriense, já era um prenúncio do que ia acontecer. Assistir a um partida de futebol transmitida por uma dessas "TVs de clube" só não é pior do que era ouvir um jogo do Flamengo narrado por Jorge Curi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que Jorge Curi era ruim?Bons naturalmente são Galvão Bueno e Ze Roberto.

      Excluir
    2. Jorge Curi não era ruim, mas tendencioso ao extremo. Chegava a ser ridícula a sua postura. Eu preferia o Waldir Amaral.

      Excluir
  2. Outros tempos. Arquibancada de concreto, lado direito do Vasco, Geral, bola no fosso, clássico dos milhões etc.

    Fico na dúvida se realmente essa MP vai ser boa.
    Eu brinco com meus amigos flamenguistas que pelo menos a torcida do time pode deixar de ser a maior e estacionar nos números de hoje.
    Deixando de passar na TV aberta, possivelmente diminua bastante a influência do clube, podendo ter uma certa dificuldade em angariar novos apaixonados, principalmente os filhos dos demais torcedores que poderiam virar flamenguistas vendo os jogos na TV aberta.
    Meu time entrou com camisa do SBT,comprou briga com a Globo e olha como ele está. RSRSRSRSRS
    Isso não é um bom sinal. RSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  3. Enquanto o gerente e o Ceará,indivíduo,se esmagavam no Maraca ,eu acompanhava através de um portátil com muita chiadeira(O som era limpo apenas a noite)a narração do Jorge Cury.Lembro do Escurinho na última bola e festa depois zuando os tricolores. Hoje muito diferente e um grande negócio...
    A SBT parece que vai transmitir o jogo final.Menos mal...

    ResponderExcluir
  4. Meu comentário evaporou. Mas como tinha dito anteriormente, grande jogo com alguns aspectos curiosos a saber: A paulada que o Escurinho deu na bandeirinha de corner, o gol desperdiçado pelo Flu onde mais uma vez o Escurinho desperdiçou aos 40 minutos do segundo tempo cara a cara com o Marcial e por ai vai. Bons tempos...

    ResponderExcluir
  5. Existe um vídeo "rolando" na Net mostrando um domingo de clássico no Maracanã. É de 1960 e mostra os trens parando na estação Derby Club e milhares de torcedores, muitos usando "bibicos" do Exército e dos Fuzileiros Navais, bem como gorros brancos da Marinha se "esparramado" pela plataforma, muitos pulando o muro que separava a estação da estreita via que a separava do Estádio (não existia ainda a Radial Oeste), e "galopando" rumo à rampa de subida das arquibancadas. No anel superior e no da Geral não cabiam nem um mosquito. Um esporte realmente popular com um ingresso acessível à todos. Esse tempo não volta mais. Conseguiram acabar com o futebol carioca e também com o brasileiro. Ingressos caríssimos e inacessíveis, interesses, espurios e por quê não dizer ctiminosos, e má gestão, foram os principais fatores. E aguardem porque muita água suja ainda vai rolar...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. A dois anos cancelei a assinatura dos campeonatos tanto do Rio, como do Brasileiro, motivo foi a bagunça que se tornou os campeonatos e o principal deles, o baixo nível técnico do futebol brasileiro atual. Quanto as transmissões feitas pelos clubes, acho que seria a redenção dos clubes, porém interesses escusos, vaidades de dirigentes e a falta de competência e de profissionalismo já está levando esta promissora fonte de renda dos clubes para o buraco.
    É por este motivo, que tenho assistido aos campeonatos europeus, onde além da qualidade do futebol, assistimos jogos em estádios com gramados muito bem cuidados e sempre lotados de torcedores, o senão é que em muitos países os campeonatos se resumem a dois clubes, como na Espanha, Portugal, e outros só tem um time, como na Alemanha, França e atualmente o campeonato Italiano, que já foi o mais disputado e com as maiores estrelas do futebol mundial, que se mudaram para a Inglaterra, onde sempre o campeonato foi disputado por vários clubes e sempre de quando em quando aparecendo uma zebra que abocanha o título nacional, hoje além de ser o mais disputado, também é o apresenta as maiores estrelas do futebol mundial. E assim o futebol brasileiro de glórias internacionais, vai ficando na memória dos mais velhos, fazendo que cada vez mais a juventude perca o interesse pelo esporte, isso associado a violência instalada no País, que impede que as crianças vão para a rua jogar as suas peladas, a falta de campo de várzea, já que qualquer área desocupada, se transforma em área de ocupação irregular para a construção de barracos. Sabe quando o Brasil voltará a ter a hegemonia do futebol Mundial, NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  7. Eu não tinha idade, mas meu pai e meu irmão foram nesse jogo.
    Na verdade campeonatos estaduais em geral estão ladeira abaixo. No paulista, querem todos os jogos na capital por conta da pandemia, isso praticamente anula as chances dos clubes do interior, que já levam vida difícil com as arbitragens.
    Hoje mais uma vez ouvirei o jogo pela Tupi e ver o "vide-tape", sem o som, uns 10 segundos depois na FluTV.
    O narrador da rádio me parece neutro, mas o comentarista Gerson Canhotinha além de tricolor parece ter uma bronca do Fla desde que saiu da Gávea. E acho que foi justamente no ano da decisão da postagem de hoje.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Dr. D'.

    Deu Flamengo, que joga pelo empate na quarta. Só vi os gols. O segundo do Flamengo foi tipico de um adversário que toma um contra-ataque parecendo que estava perdendo e tentava empatar a qualquer custo, o que não era o caso...

    Mais cedo vi o clássico londrino, que foi bem movimentado. É até covardia comparar.

    ResponderExcluir
  9. Acho que o Flamengo desandou. Jogou como nos tempos pré-Jorge Jesus.
    Podia até ter perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Fluminense melhorou, coincidência ou não, sem o Fred e sem o Ganso.

      Excluir