Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

COLÉGIO SÃO FERNANDO





O Colégio São Fernando, ficava na Rua Marquês de Olinda n° 74 em Botafogo e foi fundado em 1951. Era dirigido pela professora Lúcia Magalhães e encerrou as atividades em 1983. Era um dos inúmeros colégios de Botafogo.

Ricardo Studart enviou para o “Saudades do Rio” fotos de algumas turmas e as cores do uniforme eram: Camisa branca de mangas curtas com o brasão do colégio, gravata vinho, calça curta na cor cinza para os meninos e saia cinza para as meninas e meias cinzas.

Embora não fosse um colégio católico, organizava e celebrava suas comemorações como se o fosse. Lúcia Magalhães, após deixar o cargo de Secretária de Educação que ocupava no Governo Vargas, dedicou o resto da vida a este colégio. Morreu em 1980 e deixou o colégio de herança para duas sobrinhas-netas que, em 1984, resolveram vendê-lo, extinguindo assim um estabelecimento de tradição no bairro.

Outro ex-aluno, o arquiteto Paulo Peng Yen, também enviou para "Saudades do Rio" dois desenhos que mostram aspectos do colégio nos anos 60.

A ambos agradeço a gentileza.

Há alguns “sites” de ex-alunos na Internet, mas não encontrei fotos do local onde funcionava. Há um blog de Letácio Jansen chamado “Lembrando do Colégio São Fernando”. De lá tirei as informações abaixo:

Parte do hino do Colégio diz o seguinte: “Nesse alegre e feliz São Fernando, que aos jovens acolhe a sorrir, o saber vai clareiras abrindo, o dever vai as almas formando.

Conta ele que o colégio tem este nome dado pela educadora Lúcia Magalhães, sua fundadora, em homenagem ao pai, Fernando Augusto Ribeiro de Magalhães, nascido nesta cidade em 18 de fevereiro de 1878 onde faleceu, com cerca de 66 anos de idade, em 10 de janeiro de 1944. Fernando Magalhães foi um grande médico obstetra, professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e dá nome, atualmente, a diversas instituições, médicas ou não. 

Por volta dos anos 60 a secretária geral era Nita Cascardo Viana. O porteiro do colégio era o famoso ‘Maricá’, querido por todos, alunos, professores e funcionários.

Eis alguns professores da época: Pádua e Maria Ruth, Português; D. Francisquinha, de Francês; Miss Mary, de Inglês; D. Marina, de Desenho; D. Laura, de Canto/Música; Avelar e Eloy, de Matemática; Maria Elisa, de Ciências; Franz Dobbert, de Latim; Tia Zeca, Sebastião e Newton de História; Cantuária e D. Eliete, de Geografia; D. Vera, de Química; José Miguel e Ademar, de Física; Lino, de Biologia; Lincoln, de Ginástica Masculina.

32 comentários:

  1. FF: o Rio não merece os governantes que tem. Há muitos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade, não merece. Mas isso sempre vai acontecer enquanto o povo continuar a votar errado. Ainda fora de foco: O comentário do "fake" José Rodrigo de Alencar hoje aos 46 minutos entrou no campo da ofensa pessoal e essa conduta está prevista no Artigo 138 do C.Penal. Pois bem, eu estou de posse dos I.Ps de alguns comentaristas, "printei" os comentários, e estou tomando as medidas que julgo necessárias. Pode ser que agora as "máscaras caiam". Até lá vou continuar com as minhas opiniões.

      Excluir
    2. Não tem comentário fake não, não me misturo com essa turma. Quer falar de código penal não tem problemas. Em vários comentários o Sr. e racista e preconceituoso. Estou morrendo de medo de ter meu IP. Talvez queira usar a lei de segurança nacional afinal deve se achar "autoridade". Fico no espera.

      Excluir
    3. Está na espera? Só posso repetir o que tanto publiquei aqui: "os incomodados que se mudem"! Você está repetindo a mesma conduta de um passado recente, apenas usando outras alcunhas. Não vou me deixar intimidar pela sua conduta, já que nela faltam bom senso e sanidade e mostram até onde pode chegar a falta de caráter. Com a palavra o gerente...

      Excluir
    4. Não pretendo me mudar. Repito, trata-se de um blog de fotos, arquitetura e urbanismo. Há esse e meu nome mesmo, para vossa informação.

      Excluir
  2. A propósito,ainda existe algum vestígio do colégio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No endereço ainda tem uma escola de ensino fundamental, com o nome PH, e curso de língua inglesa Red Balloon.

      Excluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Não tenho fotos de turmas de escola, apesar de participar de grupo no FB (aliás detestei o novo visual).

    Geralmente as novas gerações recebem uma herança e tratam logo de lucrar. As sobrinhas não deviam ser do ramo e alguma construtora fez proposta irrecusável. Ainda mais se tratando de Botafogo.

    Hoje não está fácil para ex-juiz, pastor ou deputado estadual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto,em razão dos últimos acontecimentos,estou tentando mudar de escala.Vou tentar uma vaga de bispo ou mesmo voltar a diácono. A coisa tá complicada com o pastoreio e aquela boa vida de só pegar o dízimo com conversa mole ta rareando.Fora a concorrência desleal.Um grande espanto.

      Excluir
    2. Ainda é um casarão antigo no mesmo endereço e ainda ocupado por escola e curso de inglês.
      Temos que esperar agora para ver se vão sobreviver à crise.

      Excluir
    3. Menos mal que só passaram o negócio adiante, sem demolir o local.

      Excluir
  4. Em tempo, hoje é dia do bancário e do voluntariado.

    ResponderExcluir
  5. Sei não,mas penso que com a tecnologia de hoje,os colegios atuais não se parecem em nada com os dos anos 60.Não tenho mais nenhum contato com estes estabelecimentos e não sei como a banda toca atualmente..Quando vejo as fotos desta postagem,pergunto: ainda existe este costume?

    ResponderExcluir
  6. Quando eu estudava no Santo Inácio, por volta de 1972, na saída ficava monitorando a chegada do 573, São Salvador-Leblon, que vinha repleto de lindas garotas do São Fernando, sempre sentadas na parte traseira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui, nas paragens de "Big Field", as normalistas da Escola Normal Sarah Kubitschek é que eram os atrativos da rapaziada.

      Excluir
  7. Vendo no Google Street, neste endereço tem uma construção antiga muito bem conservada que parece ter sido a fachada do colégio, onde hoje funciona um curso de inglês.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que estou lendo agora,além do governador,o vice e o presidente da Assembleia também estão na alça de mira.Como é que fica?O Rio de Janeiro realmente está numa sinuca de bico.....

    ResponderExcluir
  9. FF: Está complicada a "cadeia sucessória" para o governo do RJ. O vice está comprometido e o presidente da Alerj, idem. Ainda fora de foco: as cenas de violência ocorridas ontem no RJ e que mostram a face dos protagonistas presos, deveriam servir de reflexão para os "patrulheiros do politicamente correto" "caírem na real" e enxergarem "a vida como ela é".

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos. Não sei se os amigos comentaristas também notaram, a grande quantidade de Colégios particulares que fecharam as portas nas últimas 2 décadas, bem como muitos Colégios Públicos também. Numa época em que a educação é fundamental no desenvolvimento do País e principalmente na melhoria das condições de vida da população, não só a qualidade do ensino no Brasil diminuiu, como também a quantidade de entidades de ensino.
    FF. O povo está cansado dessa polarização direita, esquerda e centro, em todos os lados está cheio de ladrões e corruptos. O povo quer pessoas que resolvam os problemas que as afligem diariamente, segurança, saúde, educação, saneamento, transporte público e o principal deles oferta de empregos, para que vivam com dignidade sem a necessidade de receberem esmolas do governo apelidadas de cheques, bolsas, rendas e outras paspalhices conhecidas.
    O Rio de Janeiro desde o cachaceiro do Marcelo Alencar todos os seus governadores estão ou foram presos. Grande parte também por culpa do próprio povo que sempre vota errado. O Pelé já dizia a 50 anos atrás que o Brasileiro não sabe votar. E eu digo, não sabe votar e gosta de transferir a culpa dos seus erros e incompetência para os outros.

    ResponderExcluir
  11. Certa vez perguntei ao gerente se ele conseguiria identificar o IP dos comentaristas e ele disse que conseguia no Terra mas não aqui. Estranho o comentário do Joel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr "Anônimo", a vida real é muito mais complexa do que o "mundo do Terra" ou do seu "mundinho pessoal". Existem meios muito mais eficazes para identificar facilmente condutas indesejáveis e criminosas. Quando postar seus comentários maldosos, faça-o em uma Lan House. Assim evitará surpresas desagradáveis.

      Excluir
    2. Não sou nenhum desses "Anônimos" anteriores apesar de concordar em parte com às críticas ao Sr. Joel, mas o que vocês estão fazendo é "bater palmas para maluco dançar". É tudo que o Joel quer: ser fazer de vítima, fingir (ou achar) que tem poder, achincalhar as ideias dos outros e principalmente criar celeuma. Ele deve sentir um orgasmo cada vez que vê um comentário se contrapondo às ideias dele. A melhor forma de tratar pessoas desse tipo é uma só: simplesmente ignorar. Se meu comentário for publicado ele vai replicar e eu não vou responder só para matar ele de raiva.

      Excluir
  12. Imediatamente lembrei dos meus uniformes do primário e início do ginasial.
    E as professoras das fotos com certeza me deixariam apaixonado.

    ResponderExcluir
  13. Pastor Everaldo "cacique" do PSC é mais um líder religioso famoso nas páginas policiais nesse longo mês de agosto. Se junta ao Padre Robson da Igreja Pai Eterno de Trindade, GO e à Pastora Flordelis, sendo essa acusada em um caso com agravante por incluir homicídio.

    ResponderExcluir
  14. Lembrei muito dos meus tempos de colégio no subúrbio, na escola Heydelândia!
    Claro que os uniformes não eram nesse estilo, mas tinha seu charme!

    Esses desenhos do arquiteto Paulo Peng Yen são muito bons! Se não falasse que eram do colégio, dá para imaginar que seriam de uma cidadezinha do interior.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o Paulo Roberto (11:51): as professoras são dois pitéus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Helio, quem não se apaixonou por sua uma de nossas professoras, que atire a primeira pedra.

      Excluir
    2. Lino, eu dei azar com a minha do primário (a que eu lembro).

      Excluir
  16. Eu fui aluna deste Colégio de 1960 à 1973. Inclusive estou nesta foto de 1961. Eu sou a anti-penultima. Muita saudades da minha segunda casa!

    ResponderExcluir
  17. Sao Fernando tinha um espirito de modernidade e cultura inesqueciveis. Uma marca com a iconica assinatura de tinta roxa da educadora Lucia Magalhaes. Lamento nao ter tido sucessores. Estudei la durante o curso primario e ginasial nas decadas de 60/70.

    ResponderExcluir
  18. meus tios trabalharam durante muito tempo no colégio, eram inspetores. tia jaira e tio janir.

    ResponderExcluir