Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

CONCRETO ARMADO





As fotos são de 1951 e mostram prédios construídos anos antes em concreto armado.

 O concreto armado começou a ser utilizado para as construções em meados do século XIX. No Brasil começou no início do século XX. A primeira obra de vulto projetada, calculada e construída pelos nossos engenheiros foi a ponte rodoviária “Drummond”, sobre o rio das Velhas, na rodovia Belo Horizonte-Rotulo-Conceição do Serro, em Minas Gerais.

Mas o primeiro edifício de mais de dez pavimentos a ser construído no Brasil foi o levantado nos antigos terrenos do Convento da Ajuda, na Praça Marechal Floriano, calculado por Emilio Baumgart e construído pelos engenheiros Gusmão & Dourado, os mesmos que fizeram anos depois o edifício “A Noite”, na Praça Mauá.

Esta técnica veio substituir a técnica norte-americana de arcabouços de aço empregada em imponentes edifícios da Av. Rio Branco, como os prédios do Jornal do Comércio e do Jornal do Brasil.

15 comentários:

  1. O edifício da última foto é mais conhecido como o "Edifício do Bola Preta". O prédio do "Ministério da Guerra" continua imponente e foi inspirado na "concepção germânica tão em voga aqui no "Estado Novo". FF: depois de mais de um ano foi encerrado o inquérito policial que apura a morte do Pastor Anderson, marido da deputada Flordelis. Como já era sabido desde o início, a deputada foi indiciada como a mandante e por mais cinco outros crimes. Com a operação de hoje mais cinco pessoas foram presas mas a mandante como era esperado ficou em liberdade, já que possuí "imunidade parlamentar". Em um país de M.... o resultado não poderia ser diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que acabar com esse absurdo chamado imunidade parlamentar. Devem ser tratados como nós, simples mortais, quando cometerem crimes de qualquer natureza. Como diz o Boris Casoy: "isso é uma vergonha".

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Alguns locais indicam que a primeira obra em concreto armado aqui teria sido o edifício A Noite. Provavelmente a diferença deve ser de dias. O concreto foi a sentença de morte para as primeiras gerações de prédios da Rio Branco.

    PS: há 66 anos um tiro mudava a história e adiava o golpe militar por dez anos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje a página está mais para engenheiros e arquitetos..Gosto mais do modelo da ultima foto...
    FF: Neimar ficou na saudade..Por acá,o Flamengo continua batendo cabeça..O clima entre os jogadores parece não ser o mesmo e já começam a aparecer as vaidades.Dá para consertar?Sinceramente não sei....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu previ há mais de um ano que isso iria acontecer. Manter a "lavanderia" funcionando por muito tempo é possível na Europa onde muito dinheiro ilícito "é lavado e não dá na pinta", já que as economias são fortes e o padrão de vida é alto. Mas em um "país de miseráveis""o padrão Flamengo" desperta atenções...

      Excluir
    2. Nessas horas a gente lembra de algumas soluções caseiras na Gávea, como o Carlinhos, duas vezes campeão brasileiro como técnico, Andrade uma vez e o Jayme campeão da Copa do Brasil em 2013, os três com jeito de paizão para acalmar os ânimos.
      Fora isso teve o Papai Joel para tirar o time da zona de rebaixamento pelo menos uma vez.

      Excluir
    3. Manda chamar o Papai Joel que a coisa vai ou o Prof.Luxa.

      Excluir
    4. Papai Joel só com aval da Tia Nalu...Não sei se a coisa está pegando em relação ao treinador,tão somente.A verdade é que não se vê na pós pandemia,a mesma determinação e vontade dos atletas que parecem displicentes e alheios ao campeonato e a coisa deve piorar na Taça Libertadores se não forem tomadas providências.A diretoria precisa entrar em campo....

      Excluir
  4. Destes prédios hoje aqui mostrados, só acho mais ou menos bonito o último.

    ResponderExcluir
  5. Já vi fotos de prédios dos tempos da falecida União Soviética que mostram que a arquitetura lá também não era muito diferente dos projetos dos antigos Ministérios da Guerra e da Fazenda.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia ! Ainda pouco estava conversando com meu filho que mora na Espanha. Como ele é Engenheiro, mostrei esta publicação para ele. Gozador como ele é, me disse: - Aí no Rio a violência está tão grande que até o concreto está armado.

    ResponderExcluir
  7. PS. Mestre Belletti, mais uma vez o craque escrito a lápis, não fez nada na hora H, como sempre foi apagado. E a Imprensa Mimimi, só falava é uma pena, se o PSG fosse campeão o Neymar seria eleito o melhor do mundo. Isso só mostra o quanto a imprensa do Brasil é parcial ou incompetente, visto que quem acompanha o futebol mundial, o Neymar, jogou menos da metade da temporada, e havia pelo menos na lista 5 jogadores melhores do que ele. Ou eu não entendo mais nada de futebol ou estou ficando cego, mas para mim o Neymar não foi nem o melhor jogador do PSG, acho que ele merece o título de enceradeira, muito mais do que o Zinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li sobre a final do europeu, Neymar, o craque midiático, não me decepcionou, praticamente sumiu dentro de campo. É quase sempre assim em jogo decisivo se o adversário é bom e de tradição.
      Minha dúvida é naquele Barcelona 4 x 0 Santos do Mundial de Clubes 2011. Nunca tive certeza se ele só amarelou mesmo ou se já estava colaborando com seu então futuro clube.
      Quanto ao caso da mídia esportiva do Brasil: é a necessidade de ter sempre um ídolo maior, mesmo que forçado (craque midiático) como o Kaká e o Robinho, por exemplo.
      Já o Neymar, ficando bem fisicamente, ainda tem umas 5 temporadas na Europa, mais uma, talvez duas Copas do Mundo para "queimar minha língua".

      Excluir
    2. Desse infortúnio você não queimará a língua.

      Excluir
  8. FF: Já quebro assunto é futebol, acabeibde rever no You tube a final do campeonato carioca de 1966 mostrando um futebol incomparável com o atual. Jogadores como Paulo Borges, Aladim, e o próprio Almir, faziam a diferença. Futebol corrido e agradável praticado por homens e não por "viadinhos" como hoje em dia. Uma pena Almir morrer daquele jeito sete anos depois. Eram "outros tempos".

    ResponderExcluir