Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

BOTAFOGO - MOURISCO

 


Capa da edição de outubro de 1958 da revista "Três Américas", editada pela Varig.

A foto mostra a região do Mourisco com os jardins de Burle Marx, a sede do Botafogo (ginásio e piscina) à direita, ainda em construção, o Clube Guanabara ainda um tanto incipiente, a Policlínica de Botafogo, o anúncio da Salutaris, o acesso ao túnel do Pasmado e a pista que vem da Av. Pasteur.

Um dos destaques é o Clube Guanabara, que estava em pleno período de transição. O clube havia perdido a antiga sede para a abertura do túnel do Pasmado, mas a nova ainda não estava pronta. Vê-se do lado direito a laje do salão velho (acho que ele foi inaugurado ainda nos anos 50, talvez esta foto seja mais antiga que 1958) e do lado direito a garagem de barcos provisória, que ficava no lugar da atual piscina social. Entre eles a veterana piscina olímpica que já tinha 20 anos na época.

Antes da propaganda do Mido Multifort dá para adivinhar que antes da palavra Mido havia aquele robozinho que era parte da logomarca deles.

Foto: acervo Voando para o Rio.



 Nesta segunda foto vemos o mesmo local alguns anos depois, já com a conclusão das obras dos clubes Guanabara e Botafogo (sede Mourisco), bem como do Viaduto Pedro Alvares Cabral.

Nesta segunda foto vemos o mesmo local alguns anos depois, já com a conclusão das obras dos clubes Guanabara e Botafogo (sede Mourisco), bem como do Viaduto Pedro Alvares Cabral.

Foto: Manchete

19 comentários:

  1. Tenho muita saudade de nossa sede do Mourisco. O ginásio era uma obra arquitetônica super moderna, sendo uma de suas faces, a da entrada, toda envidraçada.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Muitos consideram um crime a derrubada do Pavilhão Mourisco. Queria ter conhecido. Usei muitas vezes o ponto de ônibus sentido túnel e via bem de perto os clubes. Já faz alguns anos que não passo por lá.

    ResponderExcluir
  3. Conheci as duas piscinas. Quando morei em Botafogo em 1965, fui levado ao Botafogo por minha mãe à sede do Mourisco para aprender a nadar. Em seguida fui levado ao Guanabara mas fiquei assustado com a piscina, já que era muito profunda e a água era escura. Acabei voltando para a sede do Mourisco. Passava em frente ao Cine Guanabara, que segundo meu pai era um "poeira" e só exibia filmes de terror. Nessa época os ônibus elétricos entravam na Rua da Passagem para seguir para Copacabana, já que o "corte" só foi aberto por ocasião da construção do viaduto. Ainda não estava totalmente aberta a rua Professor Álvaro Rodrigues e o início da rua da Passagem ainda possuía "os dois lados". Hoje existe um posto de gasolina servindo de "divisa" entre a Rua da Passagem e a Álvaro Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A piscina do Guanabara tinha a água escura porque era misturada com água do mar. Quando criança, assisti muitos jogos do time do Botafogo na piscina do Guanabara pelo campeonato carioca de polo aquático. Lembro de um ótimo jogador do Botafogo chamado Édson Macaco. Hoje, seu apelido seria considerado como intolerância racial, uma verdadeira babaquice. Nunca li sobre um negro ser processado por chamar um branco de branco azêdo, o que era muito comum à época e que deve ocorrer até os dias de hoje.

      Excluir
    2. Qualquer um que ficasse vermelho demais depois de ficar ao sol era (ou ainda é) chamado de branco azedo ou branquelo, assim chamados por descendentes de índios, negros e até asiáticos.
      Tem até quem era chamado de "rosinha" como um dos meus colegas dos tempos de ginásio.
      A ofensa acontece conforme a entonação, o contexto e a falta de intimidade com a pessoa.
      Idem para os afro-descendentes. Pelé, por exemplo, é chamado de crioulo e negão pelos ex-companheiros de Santos sem nenhum problema.

      Excluir
    3. Na segunda foto ainda havia o muro da sede do Mourisco onde o goleiro Manga saltou "acrobaticamente" e só foi parar em Porto Alegre. ## Como pode ser chamado o sambista "Neguinho da Beija Flor" ou o funkeiro "Nego do Borel" senão pelos seus nomes artísticos? Mais uma vez eu afirmo: o racismo ocorre não pela cor da pele em si, mas sim pelo atraso quase sempre associado à ela. Quem não "pegaria" uma mulher como a Iza ou a Camila Pitanga?" Só se o cara for um louco ou uma "bicha"...

      Excluir
    4. Vamos ler um pouco mais sobre racismo, pesquisar...antes de achar que chamar um branco de "branco azedo" é o mesmo que chamar um negro de "macaco"...e antes de achar que querer "pegar" uma mulher como Iza e Camila Pitanga é prova de não ser racista. Isso é de uma ignorância atroz.

      Excluir
    5. Acho que o gerente só deveria publicar comentários que fossem provocativos como o do "Anônimo" das 15:07 se forem devidamente identificados, pois ao publicar esse tipo comentário ofensivo e sem identificação, está no mínimo incentivando esse tipo de conduta que vem ocorrendo há muito tempo e tanto prejuízo tem causado ao blog. Assim como deixa de publicar comentários que não lhe agradam, não publicando comentários ofensivos anónimos ou de "fakes" estaria contribuindo para o bom andamento do blog. Fica a sugestão...

      Excluir
  4. Nota-se a cor dos carros, nos dias de hoje só temos preto, prata e branco.

    ResponderExcluir
  5. A curva do viaduto em direção a Botafogo era a brincadeira dos motoristas dos ônibus, especialmente o 119, o mais atrevido e o meu favorito pois saia de casa correndo depois do Mike Nelson com poucos minutos pra não chegar atrasado no Andrews. Muitas vezes suei frio alí e não via a hora de um deles despencar do viaduto, o que aconteceu alguns anos depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me falha a memória 2 vezes houve "lançamento" de ônibus desse viaduto.

      Excluir
  6. A segunda foto deve ser de início dos anos 1970, porque no canto superior esquerdo aparecem 5 edifícios da rua Lauro Müller, da direita para a esquerda os de números 16, 26, 36, 46 e o 66. Neste último morava a garota/mulher de que mais gostei na minha vida e que me deixou tantas cicatrizes doloridas. Eu me lembro que em fins de 1964 o 36 não existia e o 46 estava em início de construção.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu era criança a sede Mourisco do Botafogo era de passagem uma admirável referência antes da entrada no Túnel do Pasmado.

    ResponderExcluir
  8. Frequentei a sede do Mourisco entre 1966 e 1968, era "sócio atleta" do Botafogo, praticava natação.
    Assisti a muitos jogos de voleibol, do então imbatível time do Botafogo.
    O prédio construído no local, como tantas vezes já comentado neste blog, é pavoroso.

    ResponderExcluir
  9. Não vejo diferença em comentar como Anônimo, João, José, Maria, Pedro, etc. Não consigo identificar o IP e não sei quem são.
    O que procuro evitar são elogios a ditaduras, torturadores, racistas e similares.
    Estes temas devem ser expostos em blog dos interessados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta e o seu recado não deixa dúvida da concordância com tal cconduta. Eu já desconfiava.

      Excluir
    2. Parabéns Dr.D'.Esse é o posicionamento contra apologis à ditaduras, racismo e outras mazelas. Concordo plenamente com o Anônimo,pois pensar que "pegar" uma negra linda é condescendênia com ela, é de uma ignorância brava. Confesso saudades do "xarope" DoCastelo. Entre os dois....

      Excluir
  10. Um dos fundadores do Clube Guanabara foi o primeiro presidente do Vasco da Gama, Francisco Gonçalves Couto Junior. Ele acabou sendo vice-presidente do Guanabara na inauguração em 1899
    Grande empresário da região da Saúde, dono da Teixeira & Couto, uma serraria a vapor, levou praticamente todos os barcos do Vasco para o novo clube.
    O "racha" foi devido a escolha do local da sede, o grupo dele queria que fosse em Botafogo e o outro no Passeio Público.

    ResponderExcluir
  11. Últimas notícias:

    STJ passa controle da Linha Amarela para a prefeitura;

    Quem se recusa a usar máscara em local público em Jacarta é "convidado" a cavar sepulturas. Bem que podiam adotar por aqui...

    Homofóbico dá tiro em medico após ter orgasmo em exame de próstata em cidade americana.

    ResponderExcluir