Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

HOTEL OTHON PALACE - COPACABANA






Não pude preparar o “post” de hoje adequadamente, por isso vou tomar a liberdade de reproduzir um excelente do prezado Maximiliano Zierer, um dos grandes pesquisadores de Copacabana.

“Vemos a construção do Rio Othon Palace na Avenida Atlântica nº 3264, Posto 5, Copacabana, Rio de Janeiro, anos de 1974-75, inauguração em 1976. Com os seus absurdos 30 andares, o gigantesco hotel contribuiu para enfear ainda mais o já saturado paredão de prédios da orla de Copacabana. Seis antigas casas (sendo duas na orla e quatro de fundos – veja o mapa) foram demolidas para a construção desse monstro, que até hoje projeta suas sombras sobre as areias da Praia de Copacabana.

Pelo fato da orla ser bastante fotografada, temos registros das duas casas da Av. Atlântica que foram abaixo. Porém nunca encontrei fotos das demais quatro casas das ruas Xavier da Silveira e Ayres de Saldanha que também foram derrubadas.

Histórico: em 1943, o fundador Othon Lynch Bezerra de Mello criou a Companhia Brasileira de Novos Hotéis, que se transformou na maior rede hoteleira do Brasil com capital nacional. O primeiro hotel da rede foi aberto no Rio de Janeiro, em 1943, e chamava-se Hotel Aeroporto, hoje Aeroporto Othon Travel. Nos anos 50 foi inaugurado o Othon Palace na capital paulista. Até os anos 70 foram construídos mais sete hotéis em Copacabana. Em 1975 a rede inaugurou o Bahia Othon Palace em Salvador. Em 1976 foi inaugurado o Rio Othon Palace que é, até hoje, a principal unidade da rede.

O Rio Othon Palace é uma referência na hotelaria nacional de luxo. Possui 578 apartamentos, distribuídos em trinta pavimentos. Após a revitalização, sete de seus andares passaram a categoria Luxo e atendem a um público bem específico, os executivos. Todos os quartos possuem internet banda larga, camas king size, TV com tela plana e telefone direto com duas linhas. As suítes possuem banheiras de hidromassagem.

Atualmente a rede de Hotéis Othon conta com 11 hotéis, sendo quatro próprios e sete Administrados. A Rede Othon está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Araraquara, São Carlos, Matão, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Natal e Recife. Está enfrentado problemas financeiros atualmente."

Agradeço ao Zierer e peço que me desculpe.

A última foto é de M. Conde.

 

17 comentários:

  1. E por conta da Lei de Murphy ainda apanhei bastante para fazer a publicação, pois o Blogspot mudou a configuração para colocar as fotos e o texto.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Já ia dizer que o gerente hoje estava com preguiça...

    Mais uma aula sobre Copacabana.

    Hoje é dia de prevenção ao suicídio, tema muito importante nos dias atuais.

    Também é o dia do gordo. Lembrei das fotos de concursos infantis de "robustez" de 100 anos atrás, feitas pelo Malta.

    ResponderExcluir
  3. Para passar um finde neste hotel,a igreja teria que estar jogando dizimista pela janela e barrando acesso de tarja verde..Ou quem sabe descobrir uma derivação das "rachadinhas" tão famosa entre políticos.Patente alta,bigode grosso...Derrubaram 6 casas e subiram 30 pavimentos,ou seja,um grande espanto!!!
    FF: O Flamengo jogou tranquilo e levou mais uma,mas ainda parece longe do time de JJ.Aliás,não deve chegar ao time de então.Vamos ver como fica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, o Fla nunca mais jogará igual a 2019. São estilos diferentes para começar a conversa.

      Mesmo se o "mister" continuasse as circunstâncias são bem diferentes.

      Excluir
  4. A altura deste prédio é tão revoltante quanto a altura daquele prédio na Lagoa, entre a Catacumba e a Curva do Calombo.

    ResponderExcluir
  5. Uma das maiores aberrações da Atlântica de tamanho e feiúra. Copacabana e a prova viva de como podemos estragar um bairro. Apesar dos mil planos urbanístico sempre a especulação imobiliária vence, lógico com corrupção no meio.

    ResponderExcluir
  6. Por volta de 1964/66 ia apraia com meus pais em frente a Rua Xavier da Silveira. Duas visões na esquina da Rua Aires Saldanha: numa o Flag de portas abertas e caixas de garrafas vazias na calçada, e na outra , por cima dos tapumes, as escavações para a construção do Othon. Muita água no fundo do buraco de uns 10/20 metros.Em 1977 o Thon Salvador tinha a boate Hippopotamus. Em 1981 minha formatura da PUC foi nesse prédio. 2 anos atrás estive em Salvador e me hospedei no Othon. Um Mês depois fechou. Concorrencia internacional e má gestão de grupo familiar. Othon e Meridien dentes de vampiro na Av. Atlantica. Mas avvista é um escandalo de bonita.

    ResponderExcluir
  7. Por falar em suicídio, há muitos anos recebi em casa a ligação de uma mulher, que dizia ter tomado remédio (ou veneno, não me lembro) para se suicidar. Eu fiquei sem saber o que dizer nem fazer. Indiquei a ela o CVV, mas eu não sabia o telefone deles. Depois de alguns minutos, a voz dela foi ficando mais fraca e desligou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive uma namorada que era voluntária no CVV na rua da Lapa e era "uma barra". O pior dos crimes perante Deus e a espiritualidade o pior dos crimes. As pessoas não tem ideia do que as espera após esse ato tresloucado. Dante Alighieri em "A Divina Comédia" descreveu muito bem o que ele chamou de "inferno". Embora a Igreja Católica não admita, Dante era médium e percorreu diversos "círculos" ou planos espirituais inclusive as profundezas do umbral, onde espíritos sofredores cumprem suas terríveis provações.

      Excluir
  8. Esse prédio junto com o antigo Meridien são os "dentes caninos" na "dentadura" de prédios de Copacabana.
    O sobrado da foto 5 era bem mais humilde que a maioria das residências da Av. Atlântica de antigamente.
    Pena que não tive a chance de chegar naquela sacada para ver um fim de tarde dos anos 60.

    ResponderExcluir
  9. essa sensação se tem no 2º andar da Casa Lauro Alvim

    ResponderExcluir
  10. Por falar em Laura Alvim há algum tempo dei uma entrevista lá sobre os cinemas de rua da Zona Sul. Há um video mas não sei onde arquivei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Lembro dos seguintes:
      Cinema 1, Ricamar, Metro Copacabana, Art Palácio Copacabana, Copacabana, Rian, Roxi, Caruso, Condor, Bruni Copacabana (os dois últimos "de galeria")
      Com cereza deixei passar algum.

      Alasca !

      Excluir
  11. Em Copacabana faltaram o Alvorada, Riviera, Royal, Ritz, Flórida, Danúbio, Leme.

    ResponderExcluir
  12. Cine Jóia, a Galeria Alaska tinha 2 cinemas (1 pornô), e outro cinema num edifício na esquina da Raul Pompeia com Júlio de Castilhos.

    ResponderExcluir
  13. Essa casa da 5 foto parece ser a casa que era o pensionato de meninas do filme Rio, amor&verão de 1966....

    ResponderExcluir