Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

COPACABANA - INHANGÁ



 A Primeira foto, garimpada pelo prezado M. Zierer, mostra a Av. N.S. de Copacabana por volta de 1940, na curva com a rua Inhangá.

A primeira rua transversal que vemos é a República do Peru. Notar que, na época, os trilhos dos bondes entravam pelo que se chamava “ramal da Inhangá”, pois os bondes que passavam pelo Túnel Novo seguiam pela Rua Barata Ribeiro até a altura da Inhangá (o Helio Ribeiro poderá confirmar a data exata) e por esta rua acessavam a N.S. de Copacabana. Isto se dava por conta dos obstáculos que existiam na Av. Princesa Isabel. O tráfego de bondes por esta rua até a N.S. de Copacabana somente foi implantado após uma série de demolições.

Ao fundo, à esquerda, vemos a torre da antiga Igreja do Bonfim, em estilo neogótico, na esquina com a Rua Hilário de Gouveia e de frente para a Praça Serzedelo Correia.

Na segunda foto, do húngaro Giorgy Szendrodi, vemos a antiga igreja de N.S. de Copacabana, na Praça Serzedelo Correa, por outro ângulo, por volta de 1970.

Certa vez houve uma discussão entre o Andre Decourt e o Gustavo Lemos, com aquele defendendo que a igreja em algum momento se chamou Igreja do Bonfim e este dizendo que sempre foi Matriz de N. S. de Copacabana.

Segundo Brasil Gerson, a paróquia de N.S. de Copacabana e Santa Rosa de Lima foi criada em 1908 por decisão do Cardeal Arcoverde. Havia no local, desde 1894, uma capelinha na Praça Malvino Reis (depois Praça Serzedelo Correa) construída por devotos da Irmandade do Senhor do Bonfim de São Cristóvão.

Em 1909 começou a construção da Matriz definitiva segundo um projeto do arquiteto Gastão Baiana. É a que aparece na segunda foto.

No início da década de 70 esta bela igreja foi demolida, levantando-se no seu lugar, junto com um edifício comercial para o financiamento de suas obras, uma outra igreja de estilo muito moderno, simples, segundo projeto do arquiteto Maurício Roberto, inaugurada em 1977. Eu acho que a antiga era bem mais bonita.

12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Quando há uma discussão sobre Copacabana geralmente fico com o Decourt. Mas ninguém é infalível.

    Posso estar enganado, mas acho que existem registros do início do século XX mostrando a antiga capela.

    ResponderExcluir
  2. Que belíssima casa no canto esquerdo da primeira foto, com sua grade ou mureta recoberta de grama e plantas. Prefiro as igrejas com suas arquiteturas originais. Esta, de Copacabana e a Santa Monica, do Leblon, eram muito mais bonitas antes das "reformas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na esquina da praça Eugenio Jardim com a Rua Miguel Lemos tinha uma muito parecida.

      Excluir
  3. Bom dia a todos. Vamos observar os comentários para aprender.
    FF. Vi os 2 jogos históricos de ontem do campeonato inglês, ambos os times embora sendo goleados, não deixaram de ir para cima do adversário tentando descontar o resultado, e Tottenham e o Aston, não ficaram naquele joguinho cerca Lourenço tão irritante que vimos no futebol brasileiro, quando um time abre vantagem sobre o outro. Também partiam para o ataque buscando ampliar a vantagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi os dois. Espetaculares. E contra o poderoso Liverpool e o decadente Manchester United. O Alético Mineiro fez um primeiro tempo massacrante e enfiou 4 no Vasco. Depois maneirou um pouco no segundo tempo.

      Excluir
    2. E o gol do Benitez, mais bonito do campeonato até aqui, acabou sendo ofuscado.

      Excluir
    3. O Flamengo já estaria de olho no técnico do Aston Villa?

      Excluir
  4. Luiz, não sei informar sobre esse ramal Inhangá dos bondes. Obter itinerários das linhas é coisa difícil, e quanto mais no passado, mais difícil fica.

    ResponderExcluir
  5. Por que Copacabana tem poucas igrejas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São três. A da Praça Serzedelo Correia já citada, a do shopping dos antiquários na Figueiredo/Siqueira Campos, e a da Ressurreição no Posto 6.

      Excluir