Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

GUIA TURÍSTICO DO RIO ANOS 1960-1970 (1)

Pouco posso falar sobre os night-clubs. Esta área é de responsabilidade do Conde di Lido, frequentador diário da noite carioca.


O restaurante Mesbla já foi tema de várias fotos por aqui. A vista era deslumbrante. O Albamar, na Praça XV, também já foi figurinha fácil por aqui e o prédio continua lá. Churrascaria Guacha é a Churrascaria Gaúcha (erro do estagiário e de revisão).


O restaurante do Ouro Verde cheguei a ir nos anos 70. Era muito bom. Au Bon Gourmet estava sempre nas colunas sociais, tal como o Le Bec Fin. O À La Cloche D´Or ficava na Constante Ramos, meu caminho para a praia em frente ao edifício Guarujá, assim como o Al Buon Gustaio, que tinha um luminoso interessante na fachada.

Curiosa a indicação de médicos. O Dr. Kós era famoso. E o Clementino Fraga Filho que conheci era uma renomado médico Clínico-Geral e não dentista.


A Baianinha era muito simpático e os proprietários eram da família Cavour. O Lamas e seu filé à francesa dispensam comentários. Era parada obrigatória. O Chalé tinha garçonetes vestidas de baianas e fazia sucesso. O Rio Gerez, que acho que se escrevia Rio Jerez, foi palco do trágico episódio com Almir Pernambuquinho.


O Grinzing era super-agradável. Lembrava o Bierklause em versão mini. O The Flag era um templo da música, onde brilhavam muitos músicos. Luiz Carlos Vinhas e seu conjunto sempre estavam por lá. Nossa antiga comentarista Beatrice Portinari era frequentadora assídua.



 O Cesare era uma boa opção na saíde de um filme no Caruso. A Cantina Sorrento era palco de muitas comemorações de formatura. No Le Mazot se podia encontrar o Gustavo Lemos. O Chalet Suisse era famoso pelo fondue. O Rincão Gaúcho fazia sucesso entre os tijucanos. As churrascarias faziam sucesso com suas maminhas fatiadas e espetos mistos, precursores do sistema de rodízio. O Sol e Mar era caro e fraco, só o panorama era deslumbrante.

20 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Dependendo da hora que acessar o blog, a postagem vira tortura...

    Alguns desses nomes chegaram ao meu tempo. Outros conheci via fotologs.

    Algumas considerações: Rua da Matriz fica em Botafogo, certo?

    Alguns nomes de restaurantes ou outros estabelecimentos dariam dor de cabeça nos dias de hoje.

    Falando nisso, hoje é o dia do nordestino...

    ResponderExcluir
  2. Em tempo:

    1 - A chuva / ventania da noite / madrugada derrubou parte de uma árvore quase em frente de casa. A praça está em meia pista.

    2 - Começa hoje a eliminatória da copa na América do Sul. Alguns jogos do Brasil poderão ficar sem transmissão pela TV

    ResponderExcluir
  3. Quais sobrevivem até hoje? A Churrascaria Gaúcha acho que é uma delas. Por outro lado, olhando o Google Street, a Rincão Gaúcho foi pro saco, pelo menos no endereço citado.

    ResponderExcluir
  4. Os endereços são quase todos na zona sul e apenas um na Barra da Tijuca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações estão de acordo com o que um turista, para quem é dirigido o guia, esperava ter naquela época. Centro, Zona Sul, Tijuca e Barra (pouco ainda).

      Excluir
  5. Muita vontade de ter frequentado o Flag e o Zepellin. Ainda peguei alguns abertos, Maison de France, Ouro Verde. O curioso é que o Vendôme, no Centro, perto do IRB, tinha um subsolo com decoração antiga, poltronas de veludo vermelho e meia-luz, mesmo no almoço. Pela frequencia feminina, na época suspeita, recebeu o apelido de "Vendo-me". Outros tempos, em que a noite era de pessoas alegres e educadas, que só queriam se divertir. Sou de 1958, saudosista do que não vivi, mas que bom que o SdR traz essas lembranças vivas e fortes.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. E parece que foi ontem, mas já se passou mais de 50 anos. Uma pesquisa mostra que mais de 90% dos empreendimentos não passam de mais de meio século de existência. Me surpreende não ter visto na lista, alguns restaurantes que ainda existem nos dias de hoje e que já eram tradicionais na época, como o Bar Luiz, Bar Brasil, Capela. Também outros tradicionais que já deixaram de existir, porém famosos na época. Sendo uma atração tradicional do Rio de Janeiro na época, não vi menção as tradicionais gafieiras, Estudantina e Elite. Mas acredito que outras coisas serão lembradas pelos mestres comentaristas, que nos deixaram saudades.

    ResponderExcluir
  7. O restaurante do Ouro Verde era realmente excelente.
    Nos anos 70 jantei lá com minha namorada de então em um dia de reveillon: estacionei "na porta", andamos depois calmamente pela praia vendo as manifestações religiosas e voltamos para Ipanema onde ela morava.
    Outro mundo, outra cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O restaurante nos anos 70 era um espetáculo! Me lembro saudosamente da entrada de linguiça de cordeiro, foi a primeira vez que comi e amei.

      Excluir
  8. Deve ter sido no "tempo do Onça".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos do "Amigo da Onça", do Péricles,que saia semanalmente no O Cruzeiro.

      Excluir
    2. Vou pensar no seu caso.

      Excluir
  9. O atendimento sempre foi/é um ponto de controvérsia nos bares/restaurantes cariocas. Opinião difundida é que nas terras paulistanas esse quesito dá de 10 a 0 no Rio. Imagino que a maioria dos cariocas, e me incluo, tenha bons e maus exemplos de atendimento por aqui para contar. Mas confesso pouco conhecimento para fazer a devida comparação com nossos vizinhos a sudeste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Paulo é a terra do dinheiro apesar dos problemas. Come-se bem com fartura e por preços razoáveis. As gorgetas costumam ser generosas porque a carga tributária paulistana é menor, a comida é mais farta, e tudo acaba cabendo no orçamento. Os garçons tem um padrão financeiro mais elevado apesar de viverem em "quebradas", e o desemprego no setor de restaurantes é inexistente devido à inesgotável mão de obra especializada que é parelha à quantidade de restaurantes, que incomparavelmente maior que a do Rio.

      Excluir
    2. "... o desemprego no setor de restaurantes é inexistente devido à inesgotável mão de obra especializada que é parelha à quantidade de restaurantes .."
      Acredito que você quis dizer que não falta mão de obra de garçons e afins para os empregadores; já para os candidatos ao emprego, a situação é provavelmente inversa.

      Excluir
    3. O problema na estranha cidade é o cliente chegar quando a cozinha está fechando. Aí tenta apelar para "o seu delegado", dizendo "que tem berço"...

      Excluir
  10. Sobre as eliminatórias sul-americanas da copa, a Turner, via EI Plus, fechou um pacote de nove jogos das duas primeiras rodadas que não seriam transmitidos pelo grupo Globo.

    O jogo de terça do Brasil já está sendo anunciado pela plataforma.

    A mensalidade que estava em R$ 13,90 já foi para R$ 19,90. Não sei se algum jogo passará na TNT.

    O meu pacote da Vivo dá direito ao EI Plus.

    ResponderExcluir
  11. O CSI chegou a voltar com aulas presenciais mas um caso suspeito no primeiro ano do ensino médio fez o colégio suspender todas as aulas dessa série por 14 dias.

    Ah, e acabou o "Ramonismo" no Vasco.

    ResponderExcluir