Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

GLÓRIA

As fotos de hoje foram enviadas pelo prezado Ricardo Galeno, a quem o SDR agradece, e mostram a região da Glória no início do século passado e as transformações por que passou. Esta foto é de 1905.

               Vemos o Mercado da Glória construído em 1858. Esta foto é de 1934.


        Foto de 1905 com destaque para a estátua de Pedro Alvares Cabral.

           Vemos o relógio da Glória, de 4 faces, também em foto de 1905.



Vemos uma panorâmica da região da Glória em 1922
 
Vemos a região em 1905 na foto superior e na década de 20 na foto inferior. A transformação da região se deveu a Pereira Passos, com a construção da Av. Beira-Mar. O Prefeito tomou como modelo a "Promenade des Anglais", de Nice. Esta área da Praia do Russel era onde ficava o palacete do inglês J. F. Russel, que fez a estação de tratamento  de esgoto no final do século XIX. 


8 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Glória sempre foi para mim um bairro da passagem a caminho de Botafogo. Exceto por uma ou duas vezes que fui no centro cultural do "cabeção".

    A região foi esvaziada com a tragédia do Hotel Glória, mas já tinha sofrido com o colapso do grupo Bloch. A pá de cal foi a saída do Sistema Globo de Rádio.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Na Gloriaaaaa. Fotos tradicionais do bairro do início do século. Ainda sobrevive o relógio, a mureta com balaústres e a estátua do Cabral, todas as edificações vistas na foto 2 já não existem.
    Acho que o único mercado popular de bairro que ainda existe é o Mercadão de Madureira, não sei se existe outro no Rio.
    FF. Neymar o artilheiro da Seleção com gols marcados de pênaltis, ontem foram 2.
    FF.2 Ainda não tivemos notícias do mestre Belletti?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lino e demais comentaristas, falei com o Belletti.
      Agradeceu a preocupação dos colegas deste espaço, mandou um grande abraço e espera em breve retornar a comentar por aqui.

      Excluir
  3. Fotos fantásticas! A do relógio é de triste comparação com os dias atuais, talvez pelo fato de o local estar semelhante em termos de espaço físico com o presente...e as últimas, que comparam a região em 1904 e 1928, são especialmente interessantes...mostram como fomos tomando espaço da Baía, com o outeiro praticamente à beira-mar. E não pararia por ali...

    ResponderExcluir
  4. A última vez que fui ao bairro da Glória foi em dezembro de 2019 para assistir a comédia musical sobre Tina Turner, no Teatro Prudential (antigo Teatro Manchete), muito bom por sinal, a peça e o teatro.

    Como sempre está cada vez mais difícil para estacionar nas ruas, cheguei mais cedo e consegui una vaga bem próximo ao Teatro.

    Aproveitei ainda uma ótima roda de samba, ao lado do prédio, a Sambastião, com bom samba e num ambiente alegre e descontraído, talvez por estar sendo frequentado por famílias do bairro, visto que havia boa quantidade de crianças com suas famílias no entorno do local.

    ResponderExcluir
  5. Luiz, vc tem atualizações sobre o que vai acontecer com o hotel Gloria?

    ResponderExcluir
  6. Caramba, na parte de baixo da foto 6, aparece o prédio do Elixir Nogueira com seu letreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mostrou a posição exata desse prédio em relação ao largo.
      E pensar que já tem 1 mês e meio que ele foi motivo de postagem aqui no SDR. O tempo está voando.

      Excluir