Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

RUA INGLÊS DE SOUZA

         Fachada da bela mansão na Rua Inglês de Souza, no Jardim Botânico.
                                           Planta do andar térreo.
                                           Planta do segundo andar.
                            Planta do último andar, o "pavimento mirante".


 Mais uma colaboração do prezado Carlos Paiva.

 Vemos hoje uma matéria sobre uma bela casa que existiu até o início deste ano na Rua Inglês de Souza, no Jardim Botânico, projeto do arquiteto Moacyr Fraga, do ano de 1944.

Esta rua começa no Rio Cabeça, 226 metros antes da Rua Lopes Quintas, lado par, e termina 237 metros depois da Rua Lopes Quintas. Já foi conhecida como Rua Aura.

Conta o Carlos que esteve lá recentemente e para surpresa dele a casa tinha sido demolida. No local serão construídas quatro novas casas, no terreno de 2.880 metros quadrados (aparentemente parece ser obra da firma Schipper Engenharia.

 Esta região, relativamente isolada, que se estende paralela à Rua Jardim Botânico, nas fraldas do Morro do Corcovado, tem ainda grandes mansões, muitas casas e pequenos prédios, além de luxuosos condomínios, praticamente ignorados pela maioria dos cariocas. É conhecida como “Alto Jardim Botânico”.

10 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Alguns diriam ser um feudo, faltando apenas o fosso com jacarés...

    Me surpreendeu não ter virado prédio(s). Pode ser uma limitação de gabarito no local ou pressão da vizinhança.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Esta região do Jardim Botânico é muito bonita, com lindas mansões, local somente para privilegiados. Alguns anos atrás fui num evento Jardim Botânico de portas abertas e pude caminhar por todas essas ruas do Alto Jardim Botânico, pude ver e lindas mansões e a tranquilidade do local.

    ResponderExcluir
  3. FF. Já observaram que os jogos do Flamengo conseguem ter prorrogação com tempos de até 10 min. ou mais sempre que o time está perdendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino, é porque o VAR tem jogado mal. Então a solução encontrada para ajudar este time medíocre, sem talento, foi ampliar o tempo de jogo para ajudar.

      Excluir
  4. Eu tenho a opinião de que em lugares de tanta desigualdade casas desse porte deveriam ser fortemente taxadas.Num país em que muita gente é miserável e vive na favela, quem tem casas como essa tinha que pagar muito por esse luxo ou dividi-la com pessoas que não tem onde morar.E se bobear casas assim não pagam imposto.Essas casas da burguesia estão cada vez mais difíceis de encontrar porque o poder aquisitivo do povo é muito baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez o Anônimo faz um comentário preconceituoso, falando da burguesia. Quando o Joel mencionava prostitutas, pederastas e outros, era duramente criticado pelo Anônimo. Seja coerente.

      Excluir
    2. Pois eu acho que ele está sentindo falta de seu antagonista e está jogando iscas para ver se ele retorna.

      Excluir
  5. Belo lugar. Lá morou Tonia Carrero e pouco mais acima, na Rua Sara Vilela, Tom Jobim. Reduto de bacanas, mais bacanas a medida que a rua sobe.

    ResponderExcluir
  6. Um visitante convidado a conhecer todos os cômodos precisaria de um descanso entre um pavimento e outro, com direito a um lanche na metade do caminho.
    Nem os moradores se arriscariam a ir muito longe na falta de energia ou parada por motivos mecânicos do elevador.
    O quarto isolado no 1º. pavimento era para hóspede menos chegado ao dono da mansão.
    A garagem ficava embaixo do térreo. Já os motoristas dos convidados entravam pela Inglês de Souza, deixavam seus passageiros no jardim de inverno, e aparentemente saiam na Visconde de Itaúna.

    ResponderExcluir
  7. Aqui estão comprando mais de uma casa, derrubam tudo e constroem outra.

    ResponderExcluir