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sábado, 27 de março de 2021

GARAGE AVENIDA


A fotografia de hoje mostra o automóvel, a ser alugado na "Garage Avenida".

Há 100 anos, quando se precisava de um automóvel, não se ligava para o Uber ou para o Cabify, mas para a Garage Avenida, na Rua da Relação nº 16, telefone 474, ou na Avenida Rio Branco nº 161, Centro.

Qualquer problema era resolvido pelo gerente, o Sr. José Maria da Silva. Infelizmente não mais será possível encontrar na Garage Avenida o Sr. Placido Durand, que se transferiu para a Garage Cruzeiro, na Rua Menna Barreto nº 17, em Botafogo.

E quem estivesse interessado, na garage da Rua da Relação havia para a venda um  do “fabricante Gregoe, de 40 HP, duble phaeton, completo e por preço vantajoso” ou um “do fabricante francez “Gregoire”, em optimo estado, carros-serie gênero “barata”, a preço de ocasião”.


30 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Texto muito bom. Hoje ainda temos opções de empresas para aluguel de veículos. Unidas, Hertz e outras. Essas empresas, li em algum lugar, estariam testando um novo tipo de "Aluguel". Não tenho os detalhes desse serviço. Essas empresas também estão no ramo de venda de "semi-novos".

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  2. Bom Dia! Este modelo da automóvel nos lembra muito uma diligência. Faltam 38 dias.

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  3. Na Rua da Relação existe um edifício que ocupa o espaço onde existia a garagem. O trecho da Rua da Relação a partir da Rua do Lavradio é mínimo, pouco mais de cem metros até a esquina de Gomes Freire. No trecho existente da Gomes Freire entre Rua da Relação e Rua do Senado existe ainda uma garagem bastante antiga. Para ganhar muito dinheiro, montar um estacionamento no Centro da cidade é uma das três grandes dicas: as outras duas são o tráfico de drogas e a igreja Pentecostal, que ganhou a posição ocupada pela exploração do lenocínio.

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  4. Bom dia ! Que luxo !! Av. Rui Barbosa! ? Coincidentemente revi ontem a Corrida do Século, com Tony Curtis.

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    1. Até onde minha amnésia permite lembrar esse filme foi um dos primeiros que assisti em cinema, na mesma época do Esses Homens Maravilhosos e sua Máquinas Voadoras, ambos inesquecíveis para um menino de 7 anos.

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  5. Lindíssimo carro...parece da familia Chrysler,de meados dos anos 20...Bem classudo...deve ter terminado seus dias fazendo lotação no suburbio,ou apodrecendo em Nova Iguaçu ou cercanias...

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    1. Que nada! Pode encontra-lo também nos "sertões de Jacarepaguá", Curicica, Boiúna, "Pau da Fome", e toda a região do "quase finado BRT".

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    2. Quando esse carro acabou sua carreira entre os anos 40 e 50,todos esses sertões eram só areia e mato...

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    3. Em algumas regiões poderiam levar em um arrastão. Ali perto da 24 de Maio.

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  6. Suponho ser carro inglês, pelo volante do lado direito .

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    1. Olhando com mais calma,parece ser europeu...direcao a direita não diz muita coisa,pois todos do velho continente até certa data,eram assim...

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  7. Esse tipo de garagem existe ainda em quantidade razoável. Existe uma que guarda ainda a inscrição "em estuque": 1916. Fica na Rua Emilia Sampaio em Vila Isabel. Ainda na região uma 28 de Setembro em frente à Igreja de NSa.de Lourdes, e uma na Rua Barão do Bom Retiro na Praça Verdun que é um conjunto interessante, já que possui no segundo pavimento e "em linha" apartamentos modulados. Aparentemente é dos anos 30. Havia na Rua Barão de Mesquita onde existia o Cine Santo Afonso uma garagem da Mucisa e que comercializava auto-peças. Atualmente é o Supermercado Mundial. Ainda na Tijuca e na Rua do Matoso, existe uma garagem da Mucisa em pleno funcionamento. Quem relação ao comentário do Augusto, as locadoras de veículos há muito tempo comercializam usados após 20 ou 30.000 Km. No jargão popular, comprar carro de locadora é como "levar para o altar uma profissional do sexo". Às vezes pode dar certo...

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  8. Lindo carrão pena que não existem mais...Adoro carros com pneus de banda branca.

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  9. Duas dúvidas aos experts sobre o automóvel da foto:
    Trata-se de um modelo francês com volante à direita ?
    Em caso de chuva o "chauffeur" abria um guarda-chuvas ?

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  10. No início os fabricantes de automóveis seguiram os modelos de carruagens & "cia.", mas em 1920 isso já estava fora de moda. No caso acima já era um veículo de saudosismo.

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  11. Gostaria de acrescentar ao comentário de Joel (10:35) que, no início da década de 80 do último século, o proprietário da terceira garagem referida decidiu renová-la, removendo os azulejos dos boxes (vá lá o plural) de lubrificação de automóveis, causando, com isso, o desabamento de parte dos apartamentos modulados acima.
    Ao ensejo, acrescento que a Praça Verdun situa-se na confluência das Ruas Barão de Mesquita, Farias Brito, José Vicente e Duquesa de Bragança; a R. Barão do Bom Retiro começa uns bons cem metros depois, na altura da curva com a R. Borda do Mato.

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    1. Anônimo, eu sei que a Barão do Bom Retiro começa no entrocamento com a Sá Viana, Borda do Mato, Uberaba, e Barão de Mesquita na altura mais ou menos do 998, e o "vacilo" foi por "força de hábito", já que eu me refiro àquela região como "Verdun". Outro detalhe:faltou você mencionar a Castro Barbosa, que é a continuação da Duquesa de Bragança e termina na Rua Uberaba. Quanto ao "Posto Garagem" eu não sabia do desabamento, quando o conheci já não havia boxes de lubrificação, mas ainda há serviço de lavagem. Aqueles apartamentos são bem curiosos e pertencem ao dono do posto, que aliás diga-se de passagem vende a gasolina mais cara da região e é um velho português sovina que desliga os calibradores de pneu "pra não gastaire", e além disso explora os funcionários.

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  12. certamente é um carro inglês ou feito para o UK. estou esperando o Jason me responder.... me parece um Bentley

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    1. Conde,Bentley no Brasil,acho praticamente impossível...provavelmente esse carro é um Europeu,como todos de seu tempo,com direção a direita...

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  13. E está parado na Av. Rui Barbosa?

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  14. 08:19 Este modelo da automóvel nos lembra muito uma diligência
    09:10 Lindíssimo carro...parece da familia Chrysler,de meados dos anos 20...
    09:53 Suponho ser carro inglês
    10:57 Lindo carrão pena que não existem mais...
    11:23 Duas dúvidas aos experts sobre o automóvel da foto
    11:32 No caso acima já era um veículo de saudosismo.
    12:32 ... me parece um Bentley

    Onde está o Biscoito, quando precisamos dele?

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  15. Para esclarecer: Barão de Bom Retiro começa na 24 de Maio, em frente à estação do Engenho Novo.

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    1. Tem razão José, termina. Moro ali há 33 anos e troquei o termina por começa. É a idade...

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  16. FF: hoje morreu o jornalista Paulo Stein. Ontem foi o também jornalista José Carlos Cataldi, um dos criadores da CBN e ex-apresentador de rádio e TV.

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  17. PS: ambos viraram parte da estatística das mais de 300 mil mortes.

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  18. Como base mecânica, a Garage Avenida utilizava chassis europeus e norte-americanos devidamente recondicionados, todos eles recebendo carrocerias de projeto local montadas a partir de componentes nacionais. Ainda que inspirados em modelos estrangeiros, os veículos possuíam desenho, acessórios e detalhes de acabamento próprios.

    Sua oficina era composta por seções de mecânica, carpintaria, estofamento e pintura (esta “aquecida pela eletricidade“). Na estrutura utilizava madeira de cedro; entre os muitos itens de produção própria estavam ferragens e lanternas. Os carros traziam requintes tais como cortinas bordadas, redes “para guardar bengalas“, tecidas em fio de seda, “obra de um pescador da ilha do Governador” e, nos veículos para casamentos, revestimento interno em seda branca.

    Eram planos da Garage a construção de seus próprios chassis, mas não há confirmação de que tal chegou a ocorrer.

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  19. Descobri que a Garage Avenida adaptava carros europeus e norte-americanos. Quase um carro de fundo de quintal.

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  20. Não me arrisco a identificar as aranhas pré-1930. Volante à direita eram usados em muitos países, antes da Segunda Guerra. Uruguai, Argentina, Itália. A Suécia só trocou a mão no final dos anos 50 e foi uma grande salada.

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  21. Difícil identificar os veículos dessa época, devido a profusão de marcas europeias ( Sara, Brenabor, Rohr,Butz, Adler, Delahaye, etc)

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