Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de abril de 2023

AVENIDA FRANCISCO BHERING

Outro dia o “Saudades do Rio” fez uma extensa postagem sobre a Avenida Francisco Bhering, no Arpoador, em https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2023/03/arpoador-av-francisco-bhering.html

Hoje temos mais duas fotos interessantes sobre esta avenida.


Podemos ver como era a avenida por volta de 1957/1958. Nenhum carro estacionado ao longo do muro do Exército. Um primeiro prédio de 3 andares já aparecia, numa avenida que era só de casas, excetuando o Edifício Marambaia, que ficava na esquina com Vieira Souto e Francisco Otaviano.

Nota-se, ao fundo e à esquerda, um incinerador lançando fumaça branca. Era a época em que o lixo residencial era incinerado pelos próprios prédios.


Esta estupenda foto foi enviada pelo prezado GMA e mostra os fundos da casa da bisavó dele, que dava para a Av. Francisco Bhering, em 1923. A frente era para a Rua Francisco Otaviano, tal como acontecia também com muitas casas do Leme.


11 comentários:

  1. Na foto colorida vemos a fronteira entre Copacabana e Ipanema há 100 anos. Imagino que poucos teriam máquina fotográfica na ocasião. Haveria outras fotos da região?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Dia para acompanhar os comentários.

    Tempo estranho.

    ResponderExcluir
  3. Incineradores. Lembrança de tempos de poluição. Foi este o motivo para a proibição?
    Houve também a época em que os canos de descarga de ônibus e lotações foram elevados. Isto serviu para alguma coisa? Tinha base científica ou foi um modismo como aquele rabicho de borracha colocado no parachoque traseiro dos carros?
    Aliás o carioca é chegado a modismos. Lembram daquela pulseira para “equilibrar”?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os "incineradores" foram proibidos porque na verdade eles não incineravam; apenas queimavam o lixo, gerando mais substratos nocivos do que recolhe-los para os aterros sanitários.

      Excluir
  4. Os incineradores fazem falta, principalmente em razão de que isso causa acúmulo de lixo nas em lixeiras nas calçadas aguardando o caminhão de coleta recolhe-lo. Mas nem sempre a Comlurb atua a contento e o lixo fica exposto, atraindo insetos e principalmente catadores, que espalham o lixo na calçada no afã de encontrar algo de valor ou comida. Lamentável chegarmos a esse ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa com incineradores seria o máximo. Nunca mais veríamos o sol. Ótima ideia.

      Excluir
  5. Bom dia Saudosistas. Região fora da minha jurisdição, nada a acrescentar, somente admirar as fotos e acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  6. Em lugares com coleta seletiva de verdade, os incineradores seriam coisa do passado. Infelizmente isso é raridade. A incineração clandestina de lixo é rotina em muitos locais do país.

    ResponderExcluir
  7. FF: mais uma vez o Real Madrid mostra sua força, mesmo em Londres. Repete o placar da ida e despacha mais um inglês. Na semifinal pode repetir o confronto do ano passado contra o City do Guardiola. Basta este não dar mole amanhã para o Bayern.

    No outro jogo, o Milan também confirmou o placar da ida e muito provavelmente fará a outra semifinal contra o rival local de Milão.

    Pode-se não gostar do Real Madrid, mas tem que respeitar. Mesmo com a arbitragem dando colher de chá para o Militão, que deveria ter sido expulso e deu início à jogada do primeiro gol.

    ResponderExcluir
  8. Morreu hoje o escritor e historiador Boris Fausto.

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia! Muita chuva. As goiabas e figos agradecem.

    ResponderExcluir