Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

UMA CONTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL

Não posso deixar de compartilhar com vocês, antes do encerramento do “Saudades do Rio”, uma daquelas surpresas que o “blog” me/nos proporcionou durante esses últimos 20 anos e que sempre foram muito apreciadas. Com a Internet, jamais imaginamos quem poderá ver uma postagem.

Recebi ontem um email do cidadão suíço Roland Bangerter, a quem agradeço a gentileza, com o texto e as fotos abaixo.

“Olá Sr. Luiz

Por acaso caí no seu blog porque me interesa “Rio Antigo”.

O Cartão Postal de 1962: chegou na empresa aonde fiz minha apprendisagem de comercio... A guardei e ...

Chegei primeira vez em Dez. 1969 quando era comisario de bordo com SWISSAIR (1968-1974). Como somente tínhamos dois voos por semana pra America Latina (a ruta se chamou ATLANTICO SUR internamente) podíamos ficar duas ou tres noites no Rio. Logo com mudanças pra o DC-10 eu podia algumas vezes ficar de 2nda (chegada da manhã até 6ta na tarde... Hospedados no LEME PALACE HOTEL (o antigo... com Serviço de Prata no café da manhã, e ascensor separado pra ir pra a praia, com ducha do pé no retorno...). Era também o périodo dos sequestros aereos e mesmo do nosso Embaixador Suíço Giovanni Bucher... Então tivemos sempre dois policiais armados no avião e foi também o começo do controle da bagagem a mão (antes de entrar o avião embaixo da escada, sobre o tarmac. Cada pasageiro também teve que identificar a sua mala, todas as malas estavam alinhadas frente do avião...

Em 1970 estava aqui quando a seleção voltou de Mexico. Foi uma grande festa (estas fotos perdi). Estavam fazendo brincadeiras dos Italianos... Hoje comemos Spaghetti...

Nos anos 80 chegei de novo ao Rio pela Cia onde fui trabalhar depois da Swissair (foi sorte, porque assim não tinha que sofrer com o “grounding” e a “morte” da Swissair. Alguns dos meus colegas perderam seu trabalho... Mas nestas vísitas tive menos tempo, porque eram duas noites de trabalho, com todos os compromissos. Cada vez que estava saindo do Rio tive que chorar pelos anuncios desta voz feminina...

1986 comecei jogar golfe e as vezes fui jogar no Gavea GC antes de ir pra o trabalho na tarde. Depois durante minhas ferias no Rio jogei no  Gavea GC também.
No Campo Olímpico de Golfe, eu estava jogando desde que se abriu    pra visitantes 2016. Pela COVID deixei de jogar lá (problemas da        doença e problemas do transporte público). Os tacos entreigei de          presente ao meu caddy, que me acompagnou durante minhas voltas no COG na Barra. Tenho fotos do campo, incl. Capivara, jacaré e preguiça e muitas Corujas. Mesmo que foi construido numa reserva, com o     campo fica bem preservado a natureza. Os bichos não aparecem normalmente durante o dia.

Lamentavelmente perdi muitas fotos antigas, porque em 2007 um harddisk, que ainda não era copiado, me caiú da mesa...  E, no pasado não  tinhamos a chance de ter fotos digitais como hoje...
Minha mãe estava no Rio em Jan. 1999, durante uma viagem atravês  de America Latina. Ficavam no Sheraton, antes de pegar voo pra        Europa (Rio-Sao-Fra). Sei que ela foi uma das vitimas de STERN, porque comprou         joyas, a précios absurdos, e em dolares, depois de que la ofreceram     Caipirinha... ;- ( . Mas ela gostou delas, e levou as como lembranças do Rio. Nem sei se ela as usou uma vez. Foi pago com o meu carão de        crédito, que eu deu pra ela pra esta viagem... Ela morreu 2003, e as       joyas estão comigo agora ...
Ela fez no Rio a rotina dos turistas: Corcovado (Bilhete do trem custou ida-volta R$ 15. Pão de Açucar (nublado, sem nenhuma vista! ), uma Churrascaria    (qual?), e show de Samba, acho que foi na Plataforma.

Me interesaria uma serie: CHURRASCARIAS DO RIO ... porque todas, quase todas desaparaceram. Com a tripulação frecuentamos a “Churrascaria JARDIM” (eu somente tenho uma foto do meu aniversario de 1970) mas não se vê muito do local (mas me lembro bem).

Era sempre bom. Quando não gostou da peça de carne, se não foi boa, trocaram... (carré de porco, filet)....

E a eterna historia do “BOLERO” na Copacabana.... encontrei parte   da historia, parte de fotos, no internet... tenho fotos que tomei durante anos. Foi o lugar onde fuimos depois do Jardim porque lá tinha Show de Samba... era totalmente oscuro dentro, cheio de lindas brasileiras...


Abriu de novo COPA BACANA, recentemente, mas parece que foi          show curta...

Vou lhe enviar as fotos que ainda tenho do Rio Antigo – acho que merecem de não ser perdidas. A qualidade não é muita boa, mas para o archivo podem servir.

Atentamente, Roland

Cartão Postal (anverso)


Cartão Postal (verso)


Dicas turísticas: o Degrau é o primeiro da lista...


Aniversário do Roland na Churrascaria Jardim.


Aniversário do Roland na Churrascaria Jardim.



Aniversário do Roland na Churrascaria Jardim.


Natal no Leme Palace Hotel


Em Niterói na Copa de 70


Em Niterói na Copa de 70





Roland  no Galeão




Estada da mãe de Roland no Sheraton


Propaganda da Churrascaria Palace


Uma noite de samba no restaurante Top Beer, na Av. Atlântica


__________________________________________________________________

STATUS DAS ADESÕES:

1) Colaborador Anônimo – Reconfirmado

2) Mauro Marcello – Reconfirmado

3) Luiz D’ – Reconfirmado

4) Ana – Reconfirmada

5) Mário – Reconfirmado

6) Lino – Reconfirmado

7) Joel – Reconfirmado

8) GMA – Reconfirmado

9) Mauro xará

10) Candeias – Reconfirmado

11) obiscoitomolhado com o livro do Candeias

12) JBAN – Reconfirmado

13) Tia Lu – Reconfirmada

14) Menezes – Reconfirmado

15) Eraldo - Reconfirmado

DEGRAU - TERÇA-FEIRA, DIA 17, ÀS 19 HORAS.








68 comentários:

  1. Boa noite.

    Toda vez que vejo esse tipo de postagem, me aperta cada vez mais o coração com a proximidade do fim do blog.

    ResponderExcluir
  2. Por esse tipo de postagem e por outras que o blog PRECISA continuar.

    O trabalho realizado aqui é espetacular. Aprendi e aprendo muito, seja com postagens novas, seja com postagens antigas. Jamais teria contato com tanta coisa bacana com uma abordagem tão particular.

    Devo ser mais novo do que a maioria dos comentaristas do Blog, nasci nos anos 90, então não vivi muita coisa que vocês tratam aqui. Mas, apesar disso, tenho muito interesse pelo Rio antigo.

    Ja li alguns livros sobre a história da cidade e afirmo com tranquilidade que aprendi muito mais aqui no Saudades do Rio do que nesses livros.

    O acervo é formidável. Nao só pelas postagens, mas também pelos comentários do pessoal, sempre precisos e que acrescentam muito pro leitor.

    De certa forma, esse blog me traz uma espécie de conexão com meus antepassados. A cada foto antiga, vejo a cidade em que meu bisavô (nascido ainda no século XIX) e meu avô (nascido em 1912), ambos moradores da rua Miguel Lemos, por décadas, viveram e isso me traz paz.

    Agradeço muito ao Blog por todo o trabalho feito e espero mesmo que continue.

    ResponderExcluir
  3. Fechando com chave de ouro. O blog vai deixar muita saudade!

    ResponderExcluir
  4. Fechando com gol de placa. Vou ali chorar de saudades do blog e já volto.

    ResponderExcluir
  5. Biscoito reconfirmando. A postagem com o material do Roland é sensacional e prova o alcance e a utilidade (pública) do blog.
    Certamente o gerente vai expor, degrau por degrau, os motivos que o levam à aposentadoria, porém e desde já, argumento que não há necessidade de rotina nas postagens. Chegou material do Roland, postamos e comentamos.
    O blog do Biscoito é movimentado apenas quando sobra farinha do mesmo saco e ninguém reclama. Suspeito até que alguns - ao contrário dos frequentadores do SDR - preferissem que que ele sumisse de vez, mas sou teimoso como o Zagalo (com um ele, ao contrário do Vianna). Enfim, a pauta está aberta e já estou gostando.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Estou com problemas de locomoção. Uma Burcite na "dobradiça" do joelho e na coxa com a bacia da perna direita estão atrapalhando para andar. Como estou fazendo acupuntura e tomando antibiótico, não vou poder tomar uma mofada. Até os 45 do segundo tempo se a perna melhorar acho que vai dar para ir.

    ResponderExcluir
  7. O blog é ótimo, mas há tempos tem sido conspurcado por comentários que nada tem a ver com o seu objetivo inicial. O Luiz foi por demais complacente ao não manter "a rédea curta", e vários colaboradores ilustres deixaram de publicar valiosos comentários.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia.
    A churrascaria Jardim citada no texto era na rua República do Peru, no trecho entre Av. Copacabana e Barata Ribeiro, do lado esquerdo no sentido da Barata Ribeiro; se não me trai a memória, instalada no que seria parte do jardim térreo da parte de trás , meio aberta, meio coberta, de uma então ainda existente casa.
    Era uma alegria quando meu pai anunciava em um sábado: amanhã vamos à churrascaria ! (morávamos bem perto)
    Bons tempos (anos 60), em que não havia o famigerado rodízio, escolhia-se o corte e o ponto da carne, assim como os acompanhamentos e vinha sempre o indefectível molho a campanha.
    Meus pais conheciam o casal dono da churrascaria, simpaticíssimos, que moravam em um edifício esquina da Av. Copacabana com a Rodolfo Dantas.

    ResponderExcluir
  9. Para registro e chovendo no molhado, postagem sensacional.

    ResponderExcluir
  10. Estive hospitalizado mas já estou bem. Mas não poderei ir ao encontro para conhecer os colegas.
    No entanto, faço um pedido aos que forem: convençam o Luiz a manter o blog mesmo que com postagens esporádicas.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  11. O avião da SWISSAIR que aparece na foto do Galeão parece ser um Douglas DC-8.

    ResponderExcluir
  12. isto é a prove que vc não pode desativar o SDR. Da minha parte, JURO, nunca mais desvituar o assunto. Repense, Luiz. Seu Blog é muito importante para nós.

    ResponderExcluir
  13. Nem eu me lembrava disso. Achei no meio dos alfarrábios...
    Setores do “Saudades do Rio”:
    DPH - Departamento de Pesquisa Histórica – responsável pelo levantamento da história de Rio de antigamente.
    DPI - Departamento de Pesquisa Iconográfica – responsável pela pesquisa e escolha de fotografias a serem publicadas.
    DEM - Departamento de E-mails – responsável pelas respostas às perguntas dos leitores.
    DVI - Departamento de Verificação de Ineditismo – responsável pelo catálogo de fotografias já publicadas nos FRA – Fotologs do Rio Antigo.
    DPC - Departamento de “copy-desk” - aponta incoerências, repetições, uso incorreto da língua e falta de normalização. Realiza verificação da ortografia e sintaxe.
    DEPHO - Departamento de Photoshop – procura melhorar a fotografia a ser apresentada sem que a mesma perca sua “alma”.
    DCC - Departamento de Controle de Comentários – responsável pela análise dos comentários, responsável pela política sugerida pelo Millor: “Não se amplia a voz dos idiotas”.
    DEPSE - Departamento de Pseudônimos – verifica as características dos comentários feitos sob pseudônimos e busca retirar do ar os apropriadores de pseudônimos.
    DEVIPS - Departamento de Verificação de IPs – rastreia os autores dos comentários feitos.
    DIA - Departamento de Incrementação de Acessos – responsável por fazer acessos indiscrimidados ao “site” a fim de garantir bons resultados nas estatísticas.
    DPD - Departamento de “Post-Duplos” – alerta para a oportunidade de acompanhar publicações feitas por outros membros do FRA.
    DECON - Departamento de Continuísmo – responsável por garantir a consistência de histórias criadas nos comentários.
    DII - Departamento de Inteligência Irônica – responsável por chutar todas as bolas que estejam quicando na frente do gol.
    DCF – Departamento de Cravação de Facas – especializado em apunhalar membros do FRA.
    DRE - Departamento de Relações Exteriores – busca apaziguar os ânimos, recolher as cadeiras e varrer as garrafas quebradas.
    DEFA - Departamento de Farmácia – responsável pelo estoque de Veedol, Ludaol, Bertonyl, Evelynol, etc
    DETIL - Departamento Etílico – responsável pelo estoque de JWBL.
    DBA - Departamento de Benefícios e Aposentadoria – cuidador dos queridos burricos “Lulu” e “Dudu”.
    DESO – Departamento Social – colaborador das reuniões dos membros dos FRAs.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou citar o DNS - Departamento do Norte e Subúrbios - Responsável pelas informações que estão além do circuito "Elisabeth Arden".
      rsrs

      Excluir
  14. Caramba. o Saudades do Rio tem mais assessores que os senadores, deputados e vereadores. A folha salarial deve ser imensa.

    ResponderExcluir
  15. Sempre gostei de Rio Antigo e consultava livros do meu avô, a quem não conheci, mas que deixou bela biblioteca. Um dia pesquisando sobre o meu colégio de infância, o Curso Infantil - pequena escola situada na Travessa Santa Leocádia, dirigida com pulso firme por D. Eva Lévy, professora francesa - caí no SDR. Havia uma postagem a respeito e aí descobri que o Luiz tinha estudado lá, bem como no Colégio Santo Inácio, percurso também trilhado por outros daqui. O resto é cachaça que se tornou o SDR...

    ResponderExcluir
  16. impressionante a capacidade criativa do Luiz. Os departamentos são sensacionais! Sugiro um o DVTNC, ou seja, vai tomar no cu, para quer poluiu o fotolog, como eu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Conde, não assuma uma culpa que você não tem.

      Excluir
    2. Falta também o Departamento para Convencer o Conde a Comparecer ao Encontro: DCCCE

      Excluir
    3. E o DCHCE - Departamento para Convencer o Helio a Comparecer ao Encontro.

      Excluir
    4. Prezado Mário, o DCHCE foi extinto. Sou ermitão. Moro numa caverna. Rsrsrs

      Excluir
    5. Poxa, Hélio, e eu que ainda tinha a esperança de ouvir, ao vivo e com detalhes, a história (entre outras) da - indesculpável - devolução do Mustang nos Estados Unidos.
      Abraço.

      Excluir
    6. quem devolve um Mustang zero km deve estar iniciando um processo de demência.KKKK!!!!!

      Excluir
  17. Depois que o Luiz resolveu encerrar o blog, uma leva de visitantes saiu do armário e postou seus pedidos de continuidade do SDR. Um dos motivos de encerramento do blog acho que foi justamente a baixa quantidade de comentaristas em cada postagem diária. Em mais de uma oportunidade exortei esses visitantes ocultos a se manifestarem. Sem sucesso. Agora Inês é morta. Pelo menos assim parece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que chama atenção é a quantidade de "Voyeurs" que apenas lêem e nada comentam, seja por timidez, seja por afasia cultural, ou até mesmo por "afasia ortográfica e gramatical". Quem frequenta o Facebook ou o Instagram percebe bem isso. Realmente em se tratando de gramática e ortografia da língua portuguesa, "a coisa tá preta".

      Excluir
    2. Tá preta mesmo. Raros são os casos de comentaristas que dominam a gramática. Erros de concordância, então, ululam e ferem o meu amor pela língua portugesa. Fica evidente a deficiência nas escolas de base públicas. Quanto mais passa o tempo, piores ficam.. Duvido ver algum erro gramatical em comentários postados por pessoas que tiveram uma formação básica de qualidade. Não se trata apenas de dar créditos às escolas particulares como o Santo Inácio ou o Andrews. Muitas escolas públicas como o Pedro II e o Colégio Militar, davam uma base tão boa quanto às acima citadas escolas.

      Excluir
    3. Não vou citar as principais razões dessa tragédia para não causar melindres em ninguém, mas sugiro que leiam a principal obra do arquiteto dessa tragédia, "A pedagogia do oprimido", e tirem suas próprias conclusões.

      Excluir
    4. Na época do "Terra" tínhamos inúmeros comentários que deixavam a desejar. Eu mesma fui vitima de muitas agressões. Talvez os comentários consistentes dos que chegaram depois possa ter afastado os indesejáveis.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Frequentei o blog, modo leitura, até 2014. O clima era de uma "conversa de bar" onde a pauta era o Rio de outrora, um botequim virtual pra lá de "deliciante".
      Gradativamente, um clima de formalidade deu um novo tom ao blog e o boteco virtual cerrou as portas.
      Em minha humilde opinião, deixou de ser divertido.
      Não penso que involuiu, penso que perdeu a informalidade de uma "conversa de bar", ao inserir na pauta temas mais complexos.

      Excluir
    7. Correção: ...penso que perdeu a informalidade de uma "conversa de bar" ao inserir na pauta temas mais complexos.

      Excluir
    8. Como eram vários blogs os assuntos se cruzavam, com todos comentando nos blogs dos outros, gerando mais assunto.
      Era uma novidade na época, não havia tantas fotos disponíveis como hoje, fomos construindo uma narrativa conjuntamente.
      Desconhecidos, acabamos por nos conhecer rapidamente.
      Agora, na terça-feira, talvez finalmente encontraremos os comentaristas atuais.

      Excluir
  18. Já na onda da nostalgia ...
    Publicações de 1, 2, 3, 4, 5 e 6 anos atrás:
    12 de outubro de 2022 "PRAIAS" NA LAGOA
    12 de outubro de 2021 CENTRO
    12 de outubro de 2020 LÁ EM CASA BRINQUEDOS
    12 de outubro de 2019 EXPO 1908
    12 de outubro de 2018 PALÁCIO GUANABARA
    12 de outubro de 2017 IGREJAS

    ResponderExcluir
  19. Não sei se é FF ou não, mas teve incêndio em restaurante de Copacabana na avenida de mesmo nome quase esquina de República do Peru.

    ResponderExcluir
  20. Poxa, gostaria muito de ir ao encontro. Mas farei uma cirurgia dia 18/10 as 7 h da manhã. 😔

    ResponderExcluir
  21. Se não me engano, o Conde di Lido tinha um blog chamado "Outstandings", cujo tema era livre. Uma sugestão que eu daria ao Luiz é fazer a mesma coisa: ao invés de um blog específico sobre o Rio de Janeiro, criar um genérico, em que cada dia um tema fosse submetido a discussão pelos visitantes. Poderia ser qualquer assunto, exceto política.

    A cada dia seria postada uma pergunta e os visitantes dariam as respostas ou opiniões a respeito dela. Exemplos: "Você acha que o Brasil se classificará para a Copa de 2026?"; "Existe mesmo aquecimento global?"; "O homem realmente pisou na Lua em 1969?"; "Onde você estava no dia do assassinato do Kennedy e você acha que o autor foi realmente o Lee Oswald?"; "Vale a pena tantos países competindo na Copa? Não é número excessivo?"; "A Inteligência Artificial substituirá todas as profissões no futuro?"; "Carros elétricos são realmente viáveis?".

    Para evitar lacradores e espíritos de porco, poderia ser exigido cadastramento para se poder postar respostas. Não haveria mediação.

    O que acham dessa proposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, mas o DI LIDO é insubstituível, Imexível, etc, como o Derani com o seu Paskim do passado.

      Excluir
    2. O OUTSTANDINGS , nome proposto pelo saudoso AG (inicialmente chamava-se "outro mundo"), foi retirado do ar, pois fui acusado de elitista. Ora, o blog tentava, exatamente, mostrar coisas fora do alcance do povo comum, inclusive do meu. A proposta, inicialmente bem aceita, passou a ser minada por comentários injustos. O sangue temperamental italiano que corre nas minhas veias, falou mais alto e , impulsivamente, retirei o blog do ar.

      Excluir
  22. Prezado Mário, 14:45h ==> como não estarei presente à reunião, posso detalhar mais a tal devolução. Eu desembarquei na cidade de Hilo, a "capital" da Ilha do Havaí (os americanos a chamam Big Island) e no aeroporto fui alugar um carro do mais mixuruca que existisse. Era a Hertz, e já estava findando o dia. Porém o pátio estava totalmente vazio. Só havia disponível um Mustang marrom metálico, tão novinho que os bancos de cor branca ainda estavam com plástico. Contrariado, peguei o bicho assim mesmo e dirigi-me à pousada onde iria me hospedar. Mas eu sabia que o carro iria consumir muita gasolina.

    No dia seguinte, logo após o café da manhã, dirigimo-nos até a Hertz para ver se havia um outro modelo disponível. Sim, havia um Mercury Lynx, cor de rosa. Era acima do modelo básico, mas a Hertz não cobrou a diferença. Devolvi o Mustang e rodei a ilha nesse Mercury.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Helio.
      Continua indesculpável, mas agora detalhadamente indesculpável... rs
      Abraço.

      Excluir
  23. Era frequentador assíduo da Churrascaria Jardim. Uma vez, tempo de estudante sem dinheiro, meu amigo Aluísio Teixeira me chamou para jantar lá. Aleguei que não tínhamos grana para tanto e ele disse que o dono, grande amigo do pai dele, não permitiria que pagássemos. Fomos, comemos e depois de muitos chopes ele pediu a conta. O dono veio e conforme o previsto se recusou a receber. Aluísio ainda protestou algumas vezes mas o dono, felizmente, mostrou-se inflexível. Para comemorar até voltamos de táxi para o Posto Seis.

    ResponderExcluir
  24. Conde di Lido, 13:01h ==> entendo sua revolta com os comentários injustos no Outstandings. Já me deparei com isso em comentários meus feitos em sites outros. Com uma diferença em relação a você: assim como sei ser educado e gentil, também sei baixar o nível até a profundidade da Fossa das Marianas. Quando me ofendem ou me ridicularizam nesses sites, aguentam a catadupa de termos irônicos e palavrões que disparo em troca.

    ResponderExcluir
  25. pois é, Helio... não tive esse saco.... cansei...

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Saudosistas. Poxa Conde, iria levar um JWBL para o encontro em sua homenagem, como você não irá, vou deixá-lo em casa e aguardar uma outra oportunidade para abri-lo.
    FF1- Que Seleção mais sem vergonha essa, empatar com a Seleção da Venezuela é pior do que perder para a Alemanha de 7x1. O Não é de Brincadeira, batia nessa seleção da Venezuela pelo menos de 3x0.
    FF2- Neymar é um jogador sem a menor noção de planejamento tático e principalmente do ambiente de jogo, ontem contribuiu bastante para o jogo ficar truncado e com paralizações constantes c/ ele batendo boca com o juiz e com os adversários, justamente o que os Venezuelanos mais queriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino, que tal convocar o "Bom Moço", seu amigo O.O., para o lugar do Diniz e do Ancelotti?

      Excluir
    2. Botando um pouco mais de tempero, o que você achou da "pipocada" depois do jogo?

      Mais da metade do time pouco jogou (se jogou...). A desculpa foi falta de tempo para "absorver" o estilo do treinador, sendo para a grande maioria o terceiro jogo. Só Vini Jr poderia alegar falta de familiaridade com o estilo do Diniz.

      Outro atenuante seria o clima. Mas quem vinha da Arábia não podia reclamar muito.

      Excluir
  27. Sobre o jogo da seleção: jogadores superestimados + técnico fraco, também superestimado + mesmos erros com o tratamento dado ao Neymar (também visivelmente fora de forma) + uma defesa que consistentemente "entrega o ouro", ... filme mais do que conhecido.

    ResponderExcluir
  28. O Facebook Rio das Antigas está postando fotos muito interessantes do Rio. Pena que não colocam a autoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primo, há umas poucas fotos inéditas, principalmente de Martinho Martins.
      Há outras retiradas do "Saudades do Rio" também. Muitas colorizações do Conde di Lido aparecem por lá.
      De modo geral os comentários são lastimáveis. O Tumminelli tem paciência de corrigi-los e o Decourt logo destila ironia.
      Citar as fontes, nem pensar.

      Excluir
    2. nenhum blog foi mais completo do que o SDR. O que vem atrás não vale à pena ver. 90 % são copiados do blog do Luiz, inclusives colorações minhas sem crédito. Por este motivo, rogo ao Luiz que não desative seu blog. Vamos ficar sem referências sérias sobre o tema. Sei que dá um puta trabalho para ele, mas não merecemos ficar órfãos das suas pesquisas. Em qual lugar vamos encontrar a qualidade do SDR????? Jamais!!!!

      Excluir
    3. Não querendo parecer ofensivo, penso que o Dr. Luiz gosta de estar 'in the spotlight', feliz, e quanto mais for afagado pelo Conde menos desejará a extinção do SDR...ainda bem!

      Excluir
    4. Um incentivo para manter o SDR: https://www.youtube.com/watch?v=tSmtu-JMnDA

      Excluir
    5. apenas uma coisa. O Luiz jamais deseja ficar sob o foco dos refletores. Não há pessoa mais discreta no mundo. Quisera que meus afagos fisessem que ele mudasse a sua decisão.

      Excluir
    6. Dr. Luiz D' é um gentleman e uma referência quando o assunto é o Rio Antigo. Historiadores e pesquisadores tem a seu dispor, um farto material. Sendo um carioca, sou-lhe muito grato por tudo e penso que sua contribuição para a cidade do Rio, irá muito além dos dias atuais.

      Excluir
    7. Desculpe ter causado tamanha comoção pelo comentário carinhoso sobre o Luiz. Eu sou o Inaciano, e deixo este link In memoriam: https://www.santoinacio-rio.com.br/120-anos/

      Excluir
    8. Sou o Inaciano, ofereci meu apartamento por email, para que o Dr. Luiz tivesse uma opção para o reencontro dos membros do SDR, antes da sua decisão final. Vocês não me conhecem, e a partir do meu site: https://jesusensinamento.blogspot.com/, saberão quem eu sou...ou as minhas filosofias à respeito da Vida.

      Excluir