Mesmo sendo Flamengo tenho grandes ligações com o Botafogo. Meu querido avô, irmão de James Darcy, era um grande botafoguense. Meu irmão é Botafogo. Meu tio Sergio Darcy, filho de James, foi presidente do Botafogo durante um período e vice-presidente na diretoria de Paulo Azeredo por muitos anos.
Desta forma desejo sucesso ao Botafogo, amanhã, na disputa da Taça Libertadores da América.
O Botafogo passa por ser o mais antigo clube poliesportivo do Brasil, haja vista que suas atividades como agremiação de regatas remontam ainda a 1886. Entretanto, apenas no dia 1º de julho de 1894, o Clube de Regatas Botagogo foi oficialmente criado e registrado. O departamento terrestre, que correspondia à época apenas ao futebol, foi criado a 12 de agosto de 1904 na casa nº 514 da Rua São Clemente.
A foto mostra um jogo de futebol no campo que existiu entre 1904 e 1907 perto de onde existe hoje a Cobal do Humaitá.
Obras no campo de General Severiano. Durante o mandato do presidente Sergio Darcy e sob orientação do arquiteto Raphael Galvão foi realizada uma reforma do campo do Botafogo, com ampliação da capacidade do estádio para 25 mil pessoas.
Fotografia do Acervo do
Museu Aeroespacial, feita por fotógrafo da Escola de Aviação Militar, mostra o
campo do Botafogo em 24/10/1950. Esta foto faz parte do excepcional livro
"O Rio pelo alto", de P. Pamplona. Vemos o antigo campo por onde desfilaram
alguns dos maiores craques do futebol brasileiro de todos os tempos. O estádio
foi inaugurado em 1913 e a última partida ali foi em 1974. Pouco tempo depois,
ainda na década de 70, foi vendido para a Vale do Rio Doce.
O edifício da sede do
Botafogo foi projetado por Archimedes Memória e Francisque Cuchet, em 1927.
A primitiva Sede Social,
originalmente acoplada ao estádio, foi construída no quarteirão entre as ruas
General Severiano, Wenceslau Brás e Lauro Sodré, em 1926/28, sob projeto em
estilo neocolonial dos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Couchet.
Vemos, em outro ângulo, o estádio do Botafogo provavelmente nos anos 50/60, com o antigo posto de gasolina, o Solar da Fossa e o Túnel do Pasmado já aberto.
O time do Botafogo desta época era tão bom que, além de assistir aos jogos no Maracanã, me tornei sócio para apreciar Manga, Nilton Santos, Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagalo nos jogos em General Severiano. Chegava cedo, antes de começar a partida de "aspirantes", me instalava num bom posto da arquibancada social e fingia torcer pelo Botafogo, enquanto via um belo jogo de futebol.
Nos anos 60/70 a sede do Botafogo ficava lotada aos domingos por conta das "domingueiras dançantes". Na foto podemos ver a faixa anunciando uma delas, comandada por Monsieur Limá.
Por fim duas homenagens a ilustres botafoguenses. Nesta foto vemos meu avô, assinalado com um pequeno traço em vermelho, em um jogo de amadores pelo Botafogo contra o Fluminense (o time do Botafogo se denominava "Teóricos" e o do Fluminense "Hipocráticos".
O segundo, agachado, da esquerda para a direita, é Luiz Paulo Neves Tovar que defendeu o Botafogo sempre como amador, se recusando a receber dinheiro para vestir a camisa do Alvinegro carioca. Foi tricampeão carioca do chamado "primeiro quadro de amadores" em 42, 43 e 44. No time principal, fez parceria no ataque com Heleno de Freitas. As boas atuações pelo clube carioca fizeram o treinador Flávio Costa convocá-lo para a seleção brasileira para o Campeonato Sul-americano Extra, disputado em janeiro e fevereiro de 1945 em Santiago (Chile). É considerado um dos maiores jogadores de futebol de praia do século passado.
Tovar abandonou o futebol logo após se formar em Medicina. Fui um dos grandes ortopedistas do Rio de Janeiro, tendo trabalhado no Hospital dos Servidores, no Hospital da Cruz Vermelha e no Hospital de Bonsucesso, onde foi Chefe do Serviço de Ortopedia. Nos dois últimos trabalhei com ele e aprendi muito. Grande amigo de meu pai e, por extensão, meu também.
Também não sou Botafogo mas espero que ganhe amanhã para felicidade de muitos amigos. O campeonato do ano passado castigou demais os botafoguenses.
ResponderExcluirAlguém sabe o que ainda funciona na sede de General Severiano?
A demolição da sede do Mourisco foi também uma grande perda para o clube.
Vamos, vamos, vamos, Botafogoooo
ResponderExcluirClube que é o mais tradicionaaal
Quero te ver campeão de novoooo
Vamos te apoiar até o finaaallll
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirTambém estou torcendo pelo Botafogo. Só teria dúvidas se fosse o Flamengo (dependendo do adversário). Cheguei a ver treinos do time na época de Marechal Hermes. Não lembro de ter visto jogos naquele campo.
Hoje é a "black Friday", recentemente introduzida no calendário brasileiro. Dia de ofertas irresistíveis nos EUA e algumas fraudes por aqui.
Nos EUA é dia de começar a montagem da decoração de Natal. Vocês ainda têm esse costume. Depois de alguns anos, voltei a montar a árvore no ano passado. Usei um presépio miniatura. Este ano ainda estou pensando...
"Vocês ainda têm esse costume?"...
ExcluirPaulo Tovar era amigo de meu tio, também médico. Foi um craque e como bem descreveu o Luiz, era apaixonado pelo Botafogo e jogava de forma amadora, tendo se recusado a tornar-se profissional. O conheci já com uns cinquenta anos, em Teresópolis, no Clube Weekend, onde era sócio. Jogava voleibol muito bem e estava sempre presente nas peladas do clube, num campo gramado perto da sede, onde desfilava toda a sua categoria e dava show, mesmo com a idade avançada, era realmente diferenciado, ao contrário de seu irmão, Rodrigo Tovar, que também jogou no Botafogo e era um zagueiro com técnica limitada e muito voluntarioso, como meu pai o descrevia. Respondendo ao Cesar, a sede de General Severiano abriga a parte social do clube, tendo duas piscinas, saunas, bares e restaurantes, o Ginásio Oscar Zelaya, que abriga os jogos de voleibol e basquete, além de um campo gramado de medidas oficiais, com uma pequena arquibancada e concentração, que hoje abriga a estrutura do futebol feminino. A demolição da sede do Mourisco não foi uma grande perda, vez que a trocamos pela sede de General Severiano, que havia sido comprada pela Vale do Rio Doce em 1974 e que foi tombada pelo prefeito Cesar Maia, inviabilizando deste modo a sua demolição e a consequente construção de um novo prédio a ser construído pela empresa naquele local. Enfim, deu tudo certo para que retornássemos ao nosso palacete colonial. Num dos muitos discursos de meu pai, que era um grande orador e Grande Benemérito, quando de nossa retomada da sede, em 1984, o discurso terminava assim: "agora, de volta a nossa casa, estamos mais perto de Deus".
ResponderExcluirNada como ter um prefeito torcedor. Tomba a antiga sede e praticamente dá um estádio novinho...
ExcluirEngraçado, vivemos aqui nos lamentando a respeito dos prédios antigos e emblemáticos que foram derrubados sem dó nem piedade, descaracterizando a cidade de outrora e a seu juízo a sede do Botafogo, com sua arquitetura neocolonial hispano-americana deveria ter sido derrubada? seria muito melhor ter um caixote de cimento em seu lugar? que contra senso.
ExcluirCorrigindo, retomada da sede em 1994
ExcluirQue bom que tinha um prefeito botafoguense para tombar a sede. Se fosse de outra "vertente" possivelmente a sede teria sido derrubada. Da mesma forma que o atual se empenhou em viabilizar a reforma de São Januário...
ExcluirO Luiz Paulo Tovar citado nos últimos parágrafos era parente do Cláudio Tovar, que foi casado (acho) com a Lucinha Lins?
ResponderExcluirNão vou torcer contra o Botafogo, apesar do dono da SAF, John Textor.
ResponderExcluirMinha esposa é botafoquense, se ganhar será dia de rodada de pizza para comemorar, se perder não fica livre da gozação.
E antes que eu esqueça, "secar" os outros não tem a ver com secador de cabelos e sim com secar com os olhos, tipo o "seca pimenteira".
Isso também me lembra do termo "lanterninha" da tabela, que não tem a ver com a lanterna de pilha, é referência à lanterna vermelha na traseira do último vagão dos trens de antigamente.
Linguagem do futebol também é cultura.
O time do Botafogo da última foto era Ivan, Negrião, Juvenal, Gérson, Osvaldo Baliza e Belacosa Agachados: Lula, Tovar, Heleno, Geninho e Braguinha
ResponderExcluirMauro Marcello, eram famosas as partidas de futebol no sítio do Tovar em Jacarepaguá. Mesmo com mais de 60 anos era difícil tomar a bola dele. Era muito forte. Além do vôlei jogava razoavelmente tênis. Foi um amigo e grande figura. Me ensinou muito.
ResponderExcluirÉ verdade, Luiz, ele também jogava tênis.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirGrande postagem, "esquenta" para o jogo.
De um ilustre e inesquecível botafoguense:
Olhe Aqui, Mr. Buster
Vinícius de Morais
(Estrofe final)
"Mas me diga uma coisa, Mr. Buster
Me diga sinceramente uma coisa, Mr. Buster:
O Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal?
O Sr. sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?"
Respondendo à pergunta do Augusto sobre decoração de Natal, em todos os 38 Natais depois de casado minha mulher (sempre com a minha - no início relutante - ajuda) montou Árvore de Natal, Presépio e espalhou decoração pela casa.
ResponderExcluirAinda hoje, quando viajamos, ela procura encontrar alguma peça nova; o resultado é a enorme quantidade de enfeites, o que já causou ao longo dos anos umas 3 substituições da árvore por exemplares maiores ...
Guardo alguma mágoa de alguns torcedores botafoguenses que estavam secando o meu Flu no ano passado, mas, mesmo assim, estarei torcendo para o Botafogo amanhã.
ResponderExcluirSou Saopaulino de raiz, sou botafoguense aqui. Estou na torcida. Mais uma para o Luiz duvidar: Messiê Lima conheci como discotecário do Sachina's. Fizemos uma boa amizade. Quando voltei de Paris, em 1970, tendo deixado muitos amigos lá na área da música ( eu era músico lá, além de DJ) recebia fitas de músicas inéditas e as repassava ao Lima. Ele ficou tão agradecido que até morrer, na década de 90, ma mandava , no meu aniversário, uma garrafa de Royal Salute. Vergonha mesmo era andar com ele no seu automóvel. Quem tiver saco de pesquisar, sugiro tentar encontrar uma foto do carro dele...
ResponderExcluirDe uma matéria com entrevista em 1982:
Excluir" Maranhense. 36 anos 1.56cm de estatura, Messiê Limá tem uma legião de fãs conquistadas desde o início de sua carreira — foi discotecário da boate Sachinha’s e disc-jóquei da Radio Mundial, junto tom o falecido Big Boy.
Segundo ele, a fã do Messiê Lima está preocupada com seu aspecto intelectual e não com o fato de ele ser feio ou bonito. Solteiro convicto, mas namorador, Messiê Limá conta que tem dois carros: um Chevette para o dia-a-dia e um Galaxie só para desfilar com as gatas novas.
— No meu tempo de discotecário, lancei várias modas. A discoteca, baseada no soul e no funk, fui eu que lancei em 1968 no Sachinha’s, essa época eu tinha um Simca Chambord todo bordado, com quatro antenas, uma placa que acendia e mostrava os dizeres “cuidado Limá” e uma sala de estar com bar para seis pessoas. Isso tudo foi antes de os Beatles lançarem aquele Rolls Royce psicodélico – afirma Messie Lima. À coté, Merci beaucoup e S’il vous plait são expressões usadas por Messiê Lima. ou Raimundo de Lima Almeida, que escolheu o idioma francês por causa de urna namorada francesa que só lhe chamava de Limá. No rádio, começou a usar a expressão Vous Écoutez Lima (vocês estão escutando Lima) mas os fãs não entendiam. Passou a ser Monsieur Limá e agora, para se popularizar ainda mais, é Messiê Lima mesmo."
Limá morreu cedo, em 1993, aos 50 anos.
É do conhecimento público a amizade entre o Conde di Lido e Serge Gainsbourg. A presença do Conde na noite parisiense por volta de 1970 foi extraordinária. Ele foi quem produziu o conjunto “Il étais une fois”, composto por cinco rapazes e uma moça. O Conde foi o padrinho de casamento de dois integrantes da banda, Serge e Joëlle.
ResponderExcluirMas o “point” do Conde era o “Chez Castel”. Localizado em Saint-Germain, o restaurante tinha uma boate no subsolo, onde todos os amigos do Conde dançavam. Gente como sua vizinha Catherine Deneuve, Belmondo, BB, Onassis, Mick Jagger e por aí vai. O único fracasso do Conde foi quando arrastou as asas para a Caroline de Monaco e foi rejeitado.
Foi quando fez uma parceria com o Aznavour e produziu uma das mais belas canções da música francesa.
Agora, quem diria, depois de todas essas aventuras o Conde acabou nas carrapetas das domingueiras dançantes do Botafogo.
Ah, Luiz.... vc me provoca sempre... vamos por partes:
ExcluirNunca estiive com o Gaisnbourg. Já a tal Joelle, devo comsultar meus arquivos para ver se comi ou não. Não me lembro...
Dos citados no Castel, o único que conheci foi o Armador grego que me deu 100 dolares de gorgeta por uma música.
Dos ouros citados, apenas vi ao vivo o Mick em um show dos Stones em Paris.
Quanto à rejeição da Caroline há controvérsias... tinha um cara no meio e eu não sou adepto de trisal.
Foi apenas, com Aznavour, uma parceria de "Hier encore" que não fez o menos sucesso...
Luiz, TE AMO !!!!!!!
Prezado Dr.D' é melhor economizar os comentários da fase mundana do DI LIDO. Tá mal contada essa história do sub-solo. é suspeita. Uma pergunta para finalizar: Tinha mulher nesse subsolo ou só eram homens? Ainda bem que o DI LIDO tá na fase contemplativa.
ExcluirConde, por essas e outras que vc tem minha profunda admiração!!!!
ExcluirNa época da venda da sede de Gal. Severiano eu entendi que o grande vilão foi o Charles Borer, que, diziam, não gostava de futebol.
ResponderExcluirO jejum sem troféus, que duraria 21 anos, foi ampliado pelo legado dele? Nem Taça Guanabara tem nesse período.
Antes dele teve aquela final de arbitragem horrorosa do Carioca de 1971, que também ajudou na seca de títulos do alvi-negro.
Paulo Roberto, o Presidente responsável pela venda da sede de General Severiano foi o Charles Borer, respaldado por decisão do Conselho Deliberativo do clube. Portanto, não o considero um vilão, vez que qualquer decisão do Conselho é soberana. Foi uma decisão equivocada se desfazer de seu patrimônio mais importante apenas para quitar a astronômica dívida contraída junto ao INSS, dívida essa que todos os clubes tinham na época. Demos uma de "bom moço", quando nenhum outro clube que tinha débito similar, deu. O tempo mostrou ter sido um grande equívoco. Meu pai era conselheiro e me levou com ele, eu com 19 anos à época, a esta fatídica noite que marcou um triste episódio na história do clube. Como atrás da sede tinha o velho Estádio de General Severiano, ficamos também sem campo para treinar e mandar nossos jogos contra os times pequenos. Assim sendo, Borer conseguiu arrendar junto ao Exército uma área em Marechal Hermes onde foi montado um estádio com arquibancadas tubulares e sem estrutura adequada, mas era o que podíamos ter no momento. Assisti muitos jogos naquele acanhado estádio, se poderia ser assim chamado. Era uma viagem sairmos do Leblon para Marechal Hermes, indo pela Av. Brasil ou via Barra da Tijuca. Conheci de perto o polêmico Charles Borer, que pouco tempo mais tarde fez de meu pai Benemérito. Ele gostava de futebol sim, tanto é que em 1977 formou o famoso "time do camburão", que ficou 52 jogos sem perder, entre 1977 e 1978, recorde que perdura até hoje no futebol brasileiro, mas que não obteve títulos de expressão, vencendo apenas turnos do campeonato carioca. Incomodado com o jejum de títulos cariocas que já chegava a nove anos, trouxe o goleiro Ubirajara, o do Flamengo, Renê, Rodrigues Neto, Manfrini, Mário Sérgio, Gil e Paulo César Caju, um timaço. Ele morava numa mansão em Jacarepaguá e lá promovia anualmente uma bela festa de São João, a qual íamos todos os anos.
ExcluirEsqueci de mencionar que também trouxemos o atacante Dé, o Aranha, que atazanava a vida das defesas adversárias com sua velocidade pela esquerda do campo e que também foi o maior cavador de pênaltis do futebol brasileiro, conforme ele mesmo já admitiu algumas vezes no programa Bola em Jogo, da Rádio Tupi. Dé veio do Sporting Lisboa, onde fora campeão da Copa de Portugal.
ExcluirSobre o Heleno de Freitas, conheci a estátua dele em São João Nepomuceno, MG. O ídolo está representado com o uniforme do Botafogo.
ResponderExcluir“À coté,, Merci beaucoup e S’il vous plait” são expressões usadas por Messiê Lima. Pergunte quem as ensinou?
ResponderExcluireu, claro! Devo dizer que o ouvido do Lima era impressionante. Vc ensinava uma prase e ele a guardava na memória perfeitamente. Era um cara fora da curva
ExcluirManga, ídolo alvinegro e um dos grandes goleiros da história do futebol sul-americano, está com 87 anos e luta contra um câncer agressivo.
ResponderExcluir(Seu irmão, Alemão, um bom zagueiro central de chute muito forte, jogou no América do Rio na década de 60)
Manga participou de 9 edições da Libertadores, pelo Botafogo, Nacional do Uruguai e Internacional, sendo 5 seguidas (1969-1974).
Sim, Mário, após sua postagem pesquisei sobre o Alemão e realmente tinha um chute fortíssimo. Certa vez, nas Laranjeiras, bateu a primeira falta na barreira e na segunda falta, o cara que tinha levado a bolada se abaixou e o petardo entrou. O goleiro do Flu neste jogo era o falecido Jairo, que depois se destacou no Corinthians.
ExcluirMas acho que o Alemão não era um bom zagueiro, não. Sua passagem relâmpago pelo futebol carioca passou meio que despercebida, não tendo despertado a cobiça dos quatro grandes.
ExcluirPois é, como lembro que aquele time do América em que ele jogou era bom, fiz por minha conta um upgrade nele....
Excluir2022 - Flamengo,
ResponderExcluir2023 - Fluminense,
2024 - Botafogo(?)...
O que vai ter de "mano" dando cabeçada na parede...
Pelo menos a mídia esportiva da Paulicéia deve estar se roendo por dentro.
ExcluirSó de ficar de fora das finais importantes (Copa do Brasil, Sul Americana e Libertadores) já foi suficiente para clima de velório a cada eliminação de time de lá.
Podem acabar o ano destacando a "hegemonia" na série B, com dois acessos...
ExcluirÉ, mas o saldo deles foi negativo, já que subiram dois, Santos e Mirassol e caíram três, Ponte Preta, Ituano e Guarani.
Excluir★彡Seremos Campeões !!! VAMOOOOO......
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirEspecialmente para os botafoguenses deste espaço. Espero que mais para o final do dia eles estejam "em estado de graça"...
👍
ExcluirTomara, Augusto...
ResponderExcluirUm conhecido de Juiz de Fora, cidade com forte influência carioca, dizia que lá a proporção de botafoguenses é maior que as cidades do interior fluminense. Mas também tem muito atleticano, provavelmente migrantes do interior mineiro, bastante comuns na antiga Manchester Mineira. Ou seus descendentes.
ResponderExcluirEntão imagino que os bares e outros locais de concentração de torcida estarão bem movimentados na hora do jogo e depois isolamento de ruas para a comemoração de campeões em preto e branco.
O Botafogo tem uma grande torcida na cidade de Juiz de Fora por conta da proximidade da divisa com o Rio de Janeiro e porquê o time da cidade, o Tupi, tem a camisa parecida com a do Botafogo. A torcida do Botafogo na cidade é maior que a do Atlético porque nas primeiras décadas do século XX os mineiros acompanhavam mais o futebol carioca do que o mineiro.
ExcluirMuito boas as informações do Mauro sobre a verdade dos bastidores do Botafogo no período Charles Borer.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirO Charles Borer era ligado ao de que pior havia naqueles tempos cinzentos. Irmão de Cecil Borer, figura importante do DOPS ou similar, ainda chamou o delegado Luis Mariano do Esquadrão da Morte e o Helio Vigio outro bem conhecido para trabalhar no Botafogo. Tudo isto está bem explicado no site Museu da Pelada e no Facebook Coletivo Popular Brasileiro, entre outros. Um dos dois Borer era casado com uma boa jogadora de basquete do clube.
ResponderExcluirEra o Charles Borer que era casado com a Eugênia Borer, que foi uma linda mulher e ótima jogadora de basquete do Botafogo.
ExcluirO comentário do Anônimo - que coisa bizarra chamar um cara de Anônimo - é bastante pertinente.
ExcluirO livro "Somos todos Carlito: Histórias, crendices e superstições de um homem que amava o Botafogo" de Rafael Casé fala muito mal do Borer.
ResponderExcluirLembro que à época, o Borer era dono de uma grande empresa de segurança, que após a sua morte passou a ser administrada por seu filho mais velho, que chamavam de Charlinho.
ResponderExcluir★★★★★
ResponderExcluirCom relação ao Cecil Borer, foi ele quem avisou a Garrincha que o então Vice-presidente da República João Goulart, armado com um revólver cal. 38, estava se dirigindo ao apartamento da vedete Maria Angélica Gugani, a Angelita Martinez, onde ele se encontrava. Jango iria matar Garrincha caso o encontrasse,.mas o providencial aviso de Borer permitiu que Garrincha descesse pela escada de serviço. Jango chegou a atirar na porta do apartamento, mas Garrincha não estava mais lá. Quanto a Borer pertencer aos quadros do D.F.S.P, ele estava fazendo o seu trabalho, e livrou a cidade de muitos criminosos. É bom lembrar que em 1959 não havia ditadura, e a quantidade de criminosos era bem menor do que atualmente. Era uma época em que criminosos não ocupavam cargos na política, no judiciário, nem no MP, uma realidade bem diferente da atual....
ResponderExcluirInacreditável.
ResponderExcluirContinua inacreditável.
ResponderExcluirGanhou o melhor, merecidamente.
ResponderExcluirO time do Atlético é fraco, não ganha há tempos.
Mas o Bota mais que mereceu.
Parabéns!!!
Boa noite Saudosistas. Tudo com o Botafogo é muito sofrido, uma vitória que ficará marcada na história do clube. Nenhum roteirista poderia imaginar esta final. Ainda estou tremendo. O time jogou com raça, o técnico confiou nos seus jogadores e na sua convicção de jogo.
ResponderExcluirEsta foi a maior vitória e o maior título conquistado pelo BOTAFOGO.
O nosso técnico foi de uma coragem única e os jogadores responderam à altura.
ExcluirParabéns a todos.
Merece uma postagem o Manequinho com a camisa do time.
ResponderExcluirPaulo Roberto, veja em https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2024/03/manequinho.html?m=1
ExcluirDepois dessa postagem do Manequinho no dia 27/3 o Botafogo entrou em ascensão.
ExcluirCoisas que só acontecem com o Botafogo: passar a vida escutando que tem coisas que só acontecem com o Botafogo e um belo dia isso ser a maior sorte ...🙂
ResponderExcluirMestre Augusto
ResponderExcluir2022 - Flamengo,
2023 - Fluminense,
2024 - Botafogo(?)... SIM - CONFIRMADO.
Virou campeonato carioca.
ExcluirFim de ano movimentado para os botafoguenses. Jogos dias 4 e 8 pelo Brasileiro a já joga no Catar contra o time mexicano (Toluca?) no dia 11. Passando, joga contra um desses "Al" e só aí pode cantar a música do Marcos Braz...
ExcluirNo começo do ano que vem tem Recopa contra o Racing. Chance para manter o troféu no Rio, como o da Libertadores.
Ah, e ainda tem o "mundialzão" do meio do ano, com Fla, Flu e Palmeiras.
ExcluirHaja elenco, só com bom um "banco" de reservas para encarar.
ExcluirMinha mulher me lembrou agora, no dia 30/11/2006, no horário do final do jogo de hoje, eu estava entrando na sala de cirurgia do Hospital Pró Cardíaco e sendo operado pelo Dr. Edson Nunes, e colocando 5 pontes no coração.
ResponderExcluirRealmente foi uma excelente operação, 18 anos depois neste mesmo dia assistir ao jogo de hoje e com menos de 1 minuto de jogo ver seu time ter um jogador expulso de campo, numa final de Libertadores, título mais desejado pelo Clube, só tendo um coração na mais perfeita ordem.
Lino, também em 2006 - em julho - meu pai então com 86 anos foi operado no Pró Cardíaco pelo Dr. Edison "Pontes" Nunes, o rei das pontes, colocando 7 (!) pontes.
ResponderExcluirOperação perfeita, recuperou-se e os anos que viveu depois foram com a parte cardíaca em dia.
Agora, vamos ao Brasileiro para coroar um ótimo ano, o coração não vai ser problema.
Saudações alvinegras.
Bom dia.
ResponderExcluirOs botafoguenses só devem acordar mais tarde. Hoje o elenco retorna com festa. O policiamento terá que ser reforçado já que tem jogo no Maracanã.
Hoje tem corrida(s) no Catar. Fórmula 1 pode definir campeão de construtores (o que realmente importa em termos de premiação de verbas) entre Mac Laren e Ferrari. Ontem teve corrida Sprint, com domínio da primeira, e classificação. Verstappen tinha feito a pole mas foi punido por atrapalhar volta de outros pilotos.
ExcluirNa F2 o brasileiro Gabriel Bortoleto pode ser campeão em seu ano de estreia na categoria, e já tem assento na F1 do ano que vem.
O Botafogo armou um time muito bom. O trabalho de "scout" foi ótimo, achou um técnico diferenciado e vem mostrando isto desde o início do Brasileirão. Como disse o Augusto, o calendário é mortal. Jogos atrás de jogos, muitos decisivos. Na minha opinião merece ganhar também o Brasileiro e partir para o Mundial. O Real Madrid está em má fase, mal colocado na Champions, também com um calendário apertado e muitos contundidos. Tem chance o Fogão de ganhar tudo este ano.
ResponderExcluirHoje vai ficar bom. Um dia de futebol, corrida de automóveis, corrida de cachorro, de pulgas ou de jacaré. Vai ter muito blá blá blá, muito sambarilove, e muita falação. A enrolação é a minha praia.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas.
ResponderExcluirMuito bom acordar e saber que você é campeão da Libertadores da América, num jogo sofrido desde o primeiro minuto de jogo.
Os jogadores foram verdadeiros heróis e o técnico foi muito feliz de manter a formação do time sem fazer alterações depois da expulsão. Parabéns a todo o time e a comissão técnica.
Bom dia, já te o tema é Botafogo. Alguém conhece Carlos Botafogo?
ResponderExcluirDescendente da família Botafogo que comprou o Engenho da Rainha?
Conheço João Carlos Botafogo, engenheiro.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNa verdade, o nome correto é Candido Botafogo!
ExcluirParabéns, ao Botafoguenses do grupo! Título mais do que merecido.
ResponderExcluirDependendo do jogo do Fortaleza, só Botafogo e Palmeiras passariam a ter chance de título, já que o Inter perdeu. Com os resultados de momento o Fluminense entra no Z4 após fazer muito esforço.
ResponderExcluirNa F1, corrida com vários acidentes e punições. O campeonato de construtores ainda está indefinido.
Com a derrota do Fortaleza, o título está mesmo entre Botafogo e Palmeiras. O Fluminense ainda respira fora do Z4...
ExcluirComplementando, na F1 uma das ocorrências de Safety Car foi devido a um espelho retrovisor esmagado responsável por pelo menos dois carros com pneus furados...