Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de junho de 2017

CONGRESSO EUCARÍSTICO





Continuando com o tema “Congresso Eucarístico” vemos na primeira foto a placa comemorativa do XXXVI Congresso Eucarístico, realizado no Rio em 1955 na área recém-aterrada onde hoje está o Monumento dos Mortos da 2ª Guerra Mundial, que foi afixada na porta de milhares de casas do Rio de Janeiro de então. Na casa dos D´, na Rua Barata Ribeiro nº 589, não foi exceção.
 
Como minha mãe me explicou na época que a placa significava uma proteção para a casa, logo imaginei que funcionaria como algo semelhante a uma das marcas dos anéis do Fantasma, de Lee Falk, publicado pela Rio Gráfica Editora. Como vocês bem se lembram, o Fantasma, que montava o cavalo Herói e tinha como bicho de estimação um lobo chamado Capeto, namorava a Diana Palmer, sobrinha do tio Dave, e morava na selva protegido pelos pigmeus Bandar chefiados pelo Guran, tinha dois anéis, um com a marca do bem, que aplicava nas pessoas e lugares que queria proteger, e o outro com a famosa marca da caveira que ele aplicava no queixo dos criminosos com potentes socos. Pois bem, a placa do Congresso Eucarístico foi presa com 4 pregos na parede da frente de nossa casa mas, um dia, um ladrão entrou no pátio e roubou uma de nossas bicicletas. Perdi totalmente a confiança na tal Congresso Eucarístico...
 
Na segunda foto alguns itens de recordação do Congresso.

Na terceira foto vemos o projeto do Congresso de autoria de Lucio Costa, com algumas alterações, embora a essência tenha se mantido, desenvolvido por Alcides Rocha Miranda, Elvin Mackay Dubugras e Fernando Cabral Pinto.
 
Na quarta foto, da revista Manchete, vemos melhor o local do Congresso apresentado ontem.

15 comentários:

  1. Muito boa a serie do Congresso Eucaristico.Era importante ter uma recordação do evento em forma de objeto, como os que aparecem na postagem.Lembro que minha avó paterna tinha umas chicaras com gravuras.Bom recordar...
    Penso que hoje seria inviável a realização de um evento como este,especialmente porque a Igreja Católica perdeu muito de sua força no país e a "abertura" para novos habitos e costumes seja uma realidade.Enfim,outros tempos...
    NR: Esta historia do Fantasma,com noiva Diana,cachorro Lobo e pigmeu Guran parece coisa do Ceará, individuo...

    ResponderExcluir
  2. Incrível história sobre a tal placa e souveniers dos quais não lembrava mais.

    Marco de Yparraguirre

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Aí estão alguns dos objetos ontem mencionados dos quais me lembro da placa e da medalha. Não estou certo mas acho que minha família obteve uma dessas medalhas. A foto aérea apesar de mais ampla ainda não foi suficiente para mostrar o depósito que foi aproveitado para instalação do restaurante do Calabouço.

    Ao ler o texto tive a impressão de que o Dr. iria dizer que quase perdeu a confiança também no poder dos anéis do Fantasma

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Ícones, amuletos, patuás, figas, são objetos presentes em todas as religiões. Na verdade são pontos onde se fixa o pensamento em determinada situação. O ser humano não sabe, mas nada disso é preciso para externar uma fé ou um pedido, basta que se canalize a energia do pensamento em determinada situação. São comuns os relatos de pessoas que "quebram" objetos à distancia. Isso nada mais é do que canalizar a energia. Mas o ser humano ainda carece de sabedoria. Graças à tal ignorância, as igrejas evangélicas faturam alto vendendo "lencinhos", águas do Jordão, etc. Na idade média, a igreja católica comercializava ossos de Jesus, pedaços do Santo Sudário, pregos que haviam sido utilizados na crucificação, etc...

    ResponderExcluir
  5. As seitas africanas utilizam-se de ervas e outros elementos da natureza para suas "mandingas", bem como de sacrifícios de animais. Mas só com o poder do pensamento é possível realizar milagres. Quem criou as religiões com toda a sua complicada liturgia, o fez com o intuito de subjugar o semelhante ignorante. Tudo no universo é energia, inclusive o plano espiritual. Está na Bíblia: "Meu reino não é deste mundo". Basta interpretar de forma inteligente e não se dobrar à dogmas ou paradigmas absurdos"...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos.

    Minha mãe chegou ao Brasil alguns meses antes do congresso, mas não lembra se foi até lá.

    Eu tenho essa Manchete especial do Congresso Eucarístico, entre outras edições especiais.

    ResponderExcluir
  7. Nossa casa em Botafogo também tinha a placa, que ficou lá por muitos anos, junto da placa da Guarda Noturna, que tinha o desenho de um galo com estrelas no fundo. Imagens da infância.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Recentemente tivemos no RJ um Congresso Católico que também mobilizou muitas pessoas inclusive vindas de outros Países. O fato é que na maioria das religiões, todos os eventos de grande divulgação arregimentam milhares e até milhões de pessoas em qualquer época.
    O que leva estas pessoas a se mobilizarem e seguirem determinadas religiões, é a fé destas pessoas em determinadas crenças e ditames difundidos exaustivamente pelos seus pregadores. Haverá um dia que estas religiões se tornarão uma só religião ou todas irão acabar, visto que no futuro a ciência e o conhecimento irão trazer a luz da verdades todos os fatos que deram origem todas as religiões do mundo.

    ResponderExcluir
  9. Peralta, o implicante16 de junho de 2017 às 12:18

    Pois é, a Tia Nalu continua com toda a fé no Congresso....Nacional!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos.
    Já vi muito desse relicário ser vendido na Pça XV.
    Ontem na estranha cidade do sudeste teve a tal "Marcha para Jesus" que arregimentou milhares de seguidores.
    Ontem o Luís D. e o Joel comentaram da chamada invasão islâmica no Brasil.
    Na verdade, essa invasão já está sendo já algum tempo, pois volta e meio vejo aqueles caras vestidos com aquelas roupas zanzando pela cidade.
    O chocante foi saber de que o Christovan Buarque, aquele do PDT de Brizola, é um dos apoiadores dessa vinda dos islâmicos para o Brasil.
    Mas haverá algo de bom nisso tudo. Muito evangélico vai ter que botar o rabo entre as pernas se não quiser morrer.
    Em relação ao Fantasma de Lee Falk, quem foi criança e gostava de ler gibis, sabe muito bem dessas histórias, principalmente da tão propagandeada edição do Casamento do Fantasma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, este casamento do Fantasma que justificou até edição especial é que serve de argumentação para as teses do Ceará, individuo. Justificativas para ações conflitantes em questões de..deixa ele falar!!!

      Excluir
  11. Pesquisa recente indica que o ateísmo cresce numa proporção maior que o crescimento de qualquer religião, seja no Brasil ou qualquer outro lugar do mundo. Olho como uma das principais causas desse fenômeno a Internet, que jogou luz onde havia trevas e pouca, ou quase nenhuma, explicação para muitos "mistérios" da humanidade. Por incrível que pareça por conta da Internet as pessoas passaram a ler mais e matam qualquer dúvida ou curiosidade num piscar de olhos. E a menor vigilância e "patrulha" por parte dos religiosos para os que se declaram sem religião vem aflorando inexoravelmente. É muito difícil hoje você convencer a um pré adolescente que existiu uma cobra falante, que um homem fez um grande barco onde colocou um par de todos os bichos, que um homem viveu dentro de uma baleia... por mais metafóricas que sejam estas histórias. É bom saber que há muitos ateus saindo do armário, ainda que seja uma decisão árdua arrancar do âmago do indivíduo todos aqueles dogmas, conceitos, idolatrias e outras "armadilhas" que nos empurram goela abaixo desde a mais tenra idade.

    Enfim, precisamos de mais escolas e menos igrejas.

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde! Embora Espirita,frequentei a igreja Católica por mais de 40 anos,pois o estágio espiritual da minha falecida esposa pedia isso,e era meu dever acompanha-la,mesmo com entendimento diferente do dela.

    ResponderExcluir
  13. Todo o sujeito é ateu até a hora em que o Comandante do avião diz algo mais ou menos assim:"Senhores Passageiros, nosso motor da direita parou mas conseguiremos chegar ao destino, porém chequem os coletes salva vidas..."

    ResponderExcluir