A primeira foto,
provavelmente de pouco antes de 1920, mostra uma casa e vila na Rua São
Clemente, quase chegando ao Largo dos Leões.
Alguém saberia
dizer como a vila particular que aparece na foto se transformou na Rua Alfredo
Chaves, que dá acesso à Rua Icatu?Podemos observar ainda que a parada de bonde (poste marcado de branco) era bem em frente à casa, junto ao antigo lampião. E ainda havia, à esquerda, uma casa colonial.
A segunda foto, do acervo do JBAN, mostra uma planta de 1926 com a vila ainda com portão. Os nomes das ruas provavelmente foram colocados em data posterior.
Segundo o Cau Barata, esta região foi adquirida em 1800 por Custódio Moreira Lírio e tinha 200 braças de testada para o Caminho de São Clemente e fundos até as vertentes do morro. Nessas terras surgiram a Rua Alfredo Chaves, Rua Barão de São Clemente (Rua Icatu, Rua Sarapuí), Largo dos Leões (Rua Mário de Andrade, Rua Mário Pederneiras). Posteriormente foi dividida em lotes.
Daria um belo templo para a minha igreja.Na parte dos fundos poderia ser instalada uma sala de diversões e recebimento de dízimo. Vou olhar a planta com mais calma e pensar em outros investimentos.
ResponderExcluirBom dia a todos. Hoje é dia de aprender, nada sei sobre este local.
ResponderExcluirPS. Agora vamos rumo ao 1.000.000 de visitações. Parabéns ao SDR e ao seu gerente.
Acho que também daria uma bela empresa de AC, mas somente para atendimento aos abonados. Tarja verde como fala um certo Pastor estariam fora. Chego a sonhar que seria uma maravilha a sede da Calango ser nesse imóvel onde no segundo piso ficaria o salão de chá para fechamento de contratos de instalações e obras.
ResponderExcluirNo fato do foto: Viver no Humaitá e adjacências nesses tempos deveria ser maravilhoso pois se tem a impressão de estar vivendo na região Serrana com esse cenário bucólico.
FF: ontem 40% dos comentários contendo réplicas e tréplicas não foram publicados.
ResponderExcluirNão vale a pena manter disputas pessoais por aqui.
Graças a deus o SDR continua firme.Sem ele,estou fora.Não manjo nada de outras mídias e acho que o modelo daqui é muito bom.Chegou aos 100.000 acessos não foi por acaso.Sem espanto.
ExcluirCom relação as disputas pessoais,penso que o nosso gerente sabe perfeitamente de onde são emanadas.Com espanto!!
Tia Nalu conhece bem a Cova dos Leões.Disse que fica em Brasilia.
ResponderExcluirBom dia. Região que conheço de passagem. Seria o morro Santa Marta à direita? Parecem ser casas de trabalhadores. Quando conheci Botafogo já era um lugar de transito complicado e de aluguéis caríssimos
ResponderExcluirBoa tarde ! APG, o nome do morro é Dona Marta, enquanto o da comunidade é Santa Marta.
ExcluirBoa tarde a todos.
ResponderExcluirVárias casas clássicas ainda persistem no bairro de Botafogo, o que é bem diferente de outras áreas como o outro bairro de times, o Flamengo.
Já vi casas nesse estilo tanto em Botafogo quanto na Tijuca.
Alô,alô meus amigos eu estou no pedaço e prometo que dentro de uma ou duas rodadas no máximo vou dar a classificação final deste campeonato que vocês acham que é sério mas que passa pelo meu crivo direto.Em tabelinha com a Rede Globo vamos só ratificar algumas coisas que estão armadas desde o início como o campeão,os 4 da Libertadores e os 4 rebaixados.Juizes e bandeirinhas devidamente engavetados bem como vários jogadores que são chamados de traíras e que gostam de uma grana extra.Expulsões combinadas e cartões importantes só para configurar a armação.Só não acredita quem não acompanha e vou adiantando que o São Paulo não vai cair.Volto em breve com os dados mais que concretos.
ResponderExcluirPode-se dizer que a parada de bonde é o início do Largo dos Leões.
ResponderExcluirPelas fotos de 2016 do Google Street View, a maioria das casas da vila continuam como estão na foto acima, apenas com variações de cores. Algumas sofreram bastante modificações.
A favela Dona Marta tem entrada pela Praça Corumbá, que fica distante uns 500 metros do Largo do Leão, sentido Praia de Botafogo.
O SDR está nesse endereço desde 21/12/2016 e com pouco mais de 100.500 visitas, o que dá uma média de 330 a 340 visitas por dia. Eu não sei a média de outros blogs, mas eu acho um ótimo número.
ResponderExcluir