Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

TRAULITADAS





 
Muitos acidentes aconteceram com os bondes no trânsito do Rio, como mostram estas fotos do acervo do Correio da Manhã.
Seja por, eventualmente, trafegar na contramão, seja por erros de cálculo dos motoristas, excesso de velocidades do próprio bonde ou dos “adversários” ou mesmo por barbeiragem dos motorneiros e motoristas, o fato é que não faltam fotos sobre essas colisões.
Na primeira foto o bonde atropela o automóvel.
Na segunda foto, de 05/02/1962, ao tentar ultrapassar o bonde nº 1733, da linha 9 - General Polidoro, no cruzamento das avenidas Mem de Sá e Visconde de Maranguape, o caminhão chapa 7-16-40, dirigido por Antonio Marcelino, residente à Rua Major Freitas, abalroou o elétrico, arrancando-lhe a frente e ferindo o motorneiro Antonio Lourenço.
Na terceira foto, de janeiro de 1959, o bonde Piedade, da linha 77, foi abalroado por um caminhão.
A quarta foto mostra uma colisão do bonde nº de ordem 353, em 1957, com um ônibus “Papa Filas”.
Na última foto um bonde foi o causador da batida contra um caminhão.

35 comentários:

  1. Ao ver as fotos a primeira lembrança foi a trágica morte de um colega do tempo do ginásio que estava na "cozinha" de um bonde que foi abalroado por um caminhão. Lembro de alguns colegas lendo o jornal do dia seguinte e todos consternados. São fatos tristes que a gente não esquece e carrega por toda a vida.

    ResponderExcluir
  2. O Dieckmann vai ter um treco ao ver o Citroën destruído. Ele tem um.

    ResponderExcluir
  3. O da primeira foto com certeza foi perda total..O da ultima era encomenda da Calango.Ceará,individuo,ficou preocupado com a preciosa carga.

    ResponderExcluir
  4. Só é possível identificar um local: Na foto 1 o acidente ocorreu na Presidente Vargas em frente à rua Marques de Sapucaí, É possível ver ao fundo e no alto do morro em Santa Teresa o hospital que no futuro seria o do 4º Centenário. Quanto à uma segurança do trânsito pífia e sem qualquer preocupação com o usuário, só posso dizer que eram "outros tempos"...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Hoje é dia de grandes comentários, já que o assunto são os bondes de outrora. Um pena que o nosso mestre dos bondes anda afastado do SDR. Também hoje deve aparecer o comentarista Do Contra, para falar mal dos nossos saudosos bondes, só porque um destes saudosos veículos abalroou o seu Impala 1962 - 0Km, causando perda total do seu veículo, e como o mesmo ainda não estava licenciado a Light se negou a pagar a indenização do veículo.

    ResponderExcluir
  6. Na foto 1, um Citroën 11 BL, L de Ligeiro - ou Légère que é o nome original - de 1947 a 1951. Creio que foi perda total, pois o carro tem carroceria monobloco e o acidente fez um estrago de grande porte.

    ResponderExcluir
  7. Imagine-se agora a Cidade do Rio de Janeiro, com bondes trafegando meio a este trânsito louco...

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS, ao GUSTAVO LEMOS, aniversariante do dia!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos.

    Barbeiragens no trânsito não são novidade em se tratando de Rio de Janeiro.

    Bondes hoje só em Santa Teresa, mas em boa parte do centro já circula o VLT, com direito já a alguns incidentes no trânsito e travessia em alguns cruzamentos críticos da Presidente Vargas.

    ResponderExcluir
  10. Teoria da Conspiração16 de novembro de 2017 às 10:48

    Atenção galera que o previsto aconteceu com o Corintians faturando o campeonato que vocês acham que é serio.Tudo determinado pela Teoria da Conspiração com a Globo na frente de acordo com seus interesses.Não foi o melhor time e venceu com 3 rodadas de antecipação graças as arrumações feitas especialmente com árbitros engavetados e dirigentes e jogadores listados pela máfia do futebol.Estamos concluindo agora os rebaixados e ontem mesmo quem viu o jogo do Cruzeiro com o Avaí deve ter sentido a nossa presença.Flamengo,Palmeiras, Atlético Mineiro e Gremio sentiram a mão pesada mas o Gremio tem a desculpa da Libertadores.Arrumamos 9 pênaltis para o Fluminense mas parece que o tricolor quer jogar na retranca.

    ResponderExcluir
  11. O seu O BISCOITO MOLHADO se junta ao coro dos amigos felizes do aniversariante Gustavo Lemos, sempre lembrando que os escorpiões estão em alta.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ! Parabéns e um forte abraço, Gustavo !

    Se houvessem vias exclusivas para os bondes, nada disso teria acontecido... Planejamento é tudo !

    ResponderExcluir
  13. Fora de foco: fico imaginando a reação da população de qualquer cidade civilizada às manchetes dos jornais de hoje no Rio como "coronel assassinado em túnel no Centro", "mais de 120 policiais militares assassinados este ano no Rio", "toda a cúpula dos últimos Governos acusada de corrupção", "centenas de vítimas de balas perdidas", "Estado não paga servidores há 3 meses", "dezenas de territórios no Rio não são controlados pelo Estado", "maioria das leis não é respeitada pelos cariocas", "camelôs dominam a cidade", "turistas não devem frequentar a maioria dos locais turísticos", "trilhas interditadas face ao número de assaltos", "maioria das residências da cidade têm grades ou muros altos, câmaras de vigilância e serviços de vigilância", "não use celular na rua", e por aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessimista de Plantão16 de novembro de 2017 às 12:36

      Mas aqui mesmo neste fotolog tem comentarista que jura que tudo o relatado acima é conto da carochinha e a nossa cidade vai muito bem.Deve viver no mundo da lua ou adora nossas autoridades em qualquer nível.

      Excluir
    2. Observador de comentários16 de novembro de 2017 às 13:35

      Quem tem razão é o Docastelo que comentou em outra postagem: "Que tempos terríveis serão aqueles se quando alguém lembrar dos dias atuais dirá 'Bons tempos...'.

      Excluir
  14. "Comi mosca" no aniversário do Dieckmann e agora aproveito para cumprimentar também o Gustavo, os dois bambas quando o assunto são veículos automotivos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Se o Anônimo deixou "um gancho" para eu manifestar uma opinião, "errrrrrrrrrroooouuuu"! Só entrei para cumprimentar o Gustavo Lemos pelo aniversário. Mas se quiser a minha opinião, leia-a em O Globo nas "cartas dos leitores". Lá a "tesoura é mais camarada"...

    ResponderExcluir
  16. Brasileira baleada pela polícia de Lisboa. Deve ser terrível viver numa cidade assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lisboa era uma cidade tão moderna e avançada que certa vez Mme. Docastelo quebrou o salto do seu sapato e, forçada a andar descalça, foi abordada por um policial que a ameaçou de prisão se assim continuasse. Minha filha teve que procurar uma loja que vendesse um par de chinelos para a emergência. Não adiantaram os protestos. E isso aconteceu no final dos anos '90. E na cidade de Ponte de Lima, local onde moram alguns parentes, as mulheres que usam esmaltes na cor vermelha intensa são consideradas "raparigas". Na ocasião não havia nem para vender esmaltes dessa tonalidade. Espero que os costumes tenham se modernizados mas Portugal para o meu Clã nem à vista nem a prazo.

      Excluir
    2. Talvez por isso Portugal seja um país que "deu certo". Os conflitos acontecem porque algumas pessoas tem dificuldades em "conhecer limites". E eles existem

      Excluir
  17. Um FF: Esperava que pelo menos aqueles que gostam de futebol comentassem o título do Corintians.Mas,até agora nada.Se no começo do Brasileirão era uma aposta improvável,com o seu desenvolvimento foi pule de dez.Penso que até mesmo nas discretas recaídas que teve,segundo turno,não deixou passar batido.Legítimo campeão o time do Parque São Jorge e vem mandando ver nos últimos anos.Vejam que o Carille pegou uma responsabilidade grande e deu conta do recado.E o Jô pelo menos neste campeonato mostrou a que veio,depois de algumas diabruras.Incontestável o triunfo para o desagrado de muitos que se achavam os donos da bola antes da competição.Faço o registro porque se fosse o Flamengo eu estaria exultando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Campeonato fraquíssimo com mais fracassos do que sucessos. Parabéns ao Corinthians pela regularidade e pragmatismo.
      Os grandes favoritos decepcionaram totalmente. Com mais de 3 mil jogadores no exterior sobrou aqui o que ninguém quis.
      Uma ou outra revelação , muitos sul-americanos sem mercado na Europa, chutes para o alto, indigência técnica, uma mídia exagerando para defender o emprego.

      Excluir
    2. Pois é,estes 3 mil jogadores no exterior estão também descaracterizando a nossa seleção,querendo ou não.Vejam bem,que a seleção disputou 2 amistosos recentemente,contra Japão e Inglaterra,e em nenhum dos locais onde bato ponto os jogos foram comentados.Na realidade fiquei sabendo dos jogos a posteriori.Lembro bem que desde sempre era muito interessante ver quem contribuia mais para a seleção e o "pega" entre Santos e Botafogo era show.E é bom lembrar que os 7 a 1 foram aplicados em um time que já era composto por "estrangeiros".Penso que é chegado o momento de uma reformulação .Imagino que com a grana que Flamengo e Palmeiras gastaram para o campeonato dava para fazer um time competitivo e encarar bem competições internacionais.

      Excluir
    3. O problema não é só grana. O sonho de qualquer um é jogar na Europa.

      Excluir
  18. Os dois maiores especialistas de carros fazem aniversário na sequência?

    ResponderExcluir
  19. Fora de foco: A justiça federal acolheu por unanimidade o pedido de prisão preventiva para os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo, e Edson Albertassi. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  20. Graças à Dra. Carmen Lucia, com o voto de Minerva, logo estarão soltos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos vão ser absolvidos na Câmara por excesso de provas. É uma máfia. Não tem jeito.

      Excluir
    2. E estamos aí para o retorno de todos.

      Excluir
    3. Quem vai livrar a cara do trio é a Alerj. Da mesma forma que o senado livrou o Aécio...

      Excluir
  21. Obrigado a todos pelas gentis palavras sobre o meu aniversário.

    ResponderExcluir
  22. O Joel identificou o local da foto 1 como a Mq. de Sapucaí, mas não vejo a fábrica da Brahma.
    Esse Citroen foi "laminado" nos 2 lados, ou seja, outro veículo mais pesado que ele, e fora da foto, fez o "acerto" do lado mostrado.
    Entre os queridos patrocinadores o tradicional, até hoje, Café Capital, o Vinho Castelo num reclame com desenho moderninho para a época. Se for o mesmo fabricante, a bebida atualmente foi para o vinagre, não tem vinhos na lista de produtos. Castelo não é só esplanada. Tem um cigarro "Ate..., que não consigo lembrar qual seria e uma de loja de roupas, a Tannhauser. Tão presente em bondes e favorito do Pastor, a de cigarros Mistura Fina está ausente ou foi arrancada à força nos atritos entre os veículos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo estava aqui desde cedo procurando o Mistura Fina que está fora de cotação nesta data.O outro cigarro encoberto deve ser o Atenas que existiu na época.O Vinho Castelo era um espanto e parece ter ficado bem como vinagre que ainda existe de fato.

      Excluir
  23. Comentei ontem aqui notícia referente a interdição do cantor compositor João Gilberto e parece que a nota não foi digerida por alguns outros comentaristas talvez muito mais bem informados do processo em tela.Hoje a advogada Simone Kamenetz divulga uma nota em nome de Bebel Gilberto filha do cantor e responsável pela curatela que parece não deixar duvidas dos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  24. Com atraso, deixo aqui meus parabéns ao Gustavo Lemos. Além de conhecedor de automóveis é um grande genealogista, entre outras especialidades.

    ResponderExcluir