Total de visualizações de página

domingo, 21 de janeiro de 2018

PASSEIOS DE DOMINGO





 
Opções para programa neste domingo ensolarado de verão: uma ida ao Corcovado para apreciar uma Zona Sul ainda sem arranha-céus e com muito espaço livre ou pegar o carro e se dirigir para a Zona Oeste.
 
Seja para conhecer o Viaduto das Canoas (projeto de Bertha Leitchic) ou seguir até o Recreio por uma deserta Barra da Tijuca e passear de pedalinho na Lagoa de Marapendi.

21 comentários:

  1. A primeira foto é um escândalo de beleza. A última é um escândalo de chinelão: como é que alguém, com sua força própria, podia movimentar uma massa dessas? E ainda por cima de madeira. A tecnologia acabou com a primeira foto, mas melhorou muito a última. No viaduto, uma Mercedes-Benz 220, 1952.

    ResponderExcluir
  2. É, meus amigos, como acho que todas as fotos são dos anos 50 para cá, constato que estou muito velho pois fiz todos esses passeios. A zona oeste era mesmo deserta e era como ir para outra cidade, além da civilização.
    Como o Rio era bonito com menos gente.

    ResponderExcluir
  3. Molhado tem razão,a primeira foto é espetacular.
    Como o Plinio fiz todos esses passeios,felizmente desfrutei de quase todas as belezas da cidade numa época maravilhosa como o propio Rio. Na 3º foto a Barra da Tijuca como eu frequentei.
    Inesquecivel.

    ResponderExcluir
  4. Passeava muito pela floresta da Tijuca,quando ia de bonde e depois de carro sem nenhum problema, e almoçava de vez em quando no Esquilo. Hoje a floresta é escondrijo de traficantes.
    Caos total.

    ResponderExcluir
  5. A transferência da capital federal e a explosão populacional ocorrida no Rio a partir da década de 70, destruiram a qualidade de vida na cidade. Não vou mencionar a qualidade e o perfil dessas pessoas, quase todas oriundas de regiões Setentrionais ou da absurda fecundidade existente nas favelas da cidade para não causar "polémica", mas tais fatores foram fatais para o "modus vivendi" no Rio. O populismo criminoso praticado pela classe politica e o fim da ditadura militar tiverem o efeito de uma doença degenerativa que destruiu o Rio.

    ResponderExcluir
  6. Feliz quem pode desfrutar deste tempo.Não tem mais solução. Quando se dá mais uma passada pelo Velho Mundo e que se verifica ainda mais o que fizeram com o Brasil e o Rio parece ter sido o maior perdedor.Lamentável.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a primeira foto, pois parece que os terrens que serviriam para construir os clubes ao lado do Flamengo ainda estavam na fase de aterro. Não havia rua entre o Piraquê e o Flamengo.
    Até meados dos anos 60 eu pouco ia para a Barra e Recreio. Não havia quase nada por lá.
    Este viaduto da estrada da Canoa foi uma obra espetacular da engenheira Bertha. Até hoje tem pouco movimento. Há um mirante lá mas dá medo parar.

    ResponderExcluir
  8. Todos os locais mostrados são problemáticos se acessados atualmente, seja pela dificuldadede acesso, seja por razões de segurança, já que apresentam considerável risco. No tempo da ditadura militar era possível transitar por qualquer um deles, sem o risco de flanelinhas, sem arrastões, sem assaltos, sem camelos, sem moradores de rua, e sem as indefectíveis "hordas caucasianas" a infernizar a vida do cidadão de bem, principalmente em bairros como Copacabana. Alguém discorda?

    ResponderExcluir
  9. Dizem que o campeonato Carioca começou. A velha brincadeira de sempre.Eu continuo esperando notícias do Flamengo.Do Botafogo e Fluminense parece que já foram desviadas.

    ResponderExcluir
  10. Nos anos 50, subiamos de bonde o alto da Boa Vista para passar o dia na Floresta da Tijuca, fazendo o percurso até o Excelsior, passeio hoje em dia inimaginável.
    Quanto a degradação da Cidade, o aumento desenfreado da população ainda tende a piorar. A Política de Controle da Natalidade é algo que não interessa aos Governantes, que irão ignora-la até que a Mãe Natureza acerte as coisas, limitando o crescimento populacional à sua maneira.

    ResponderExcluir
  11. Pena que as meninas comentaristas do SDR sumiram. Elas poderiam datar a foto do Corcovado com mais precisão pelo modelo dos vestidos.
    Nas 2 últimas fotos vemos, vestindo uma blusa listrada, a ex-apresentadora do Jornal da Band e esposa do todo poderoso da JBS/Friboi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito às 14:14h não postei como resposta, ficou lá em baixo. A Ticiana nasceu em 1980, não pode ser ela naquele Recreio dos anos 50 ou 60.

      Excluir
  12. Peralta, o implicante21 de janeiro de 2018 às 12:24

    O sumiço da Tia Nalu está ligado diretamente ao julgamento do ídolo maior .Estudos do processo e certeza de absolvição.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde ! Caramba, não sabia que o Joel é tão parecido como o General.Geisel...

    ResponderExcluir
  14. Na primeira foto, a favela da Praia do Pinto já não estava mais lá. E a Selva de Pedra ainda não havia sido erguida...

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos.

    As três últimas fotos mostram o "oeste selvagem"... A terceira é na verdade um fotograma de um filme que no momento não recordo o nome. As duas seguintes de alguma reportagem promocional. E pensar que a Lagoa de Marapendi já teve pedalinho. Hoje quase dá para atravessar a pé mesmo...

    ResponderExcluir
  16. Em tempo: a quarta foto parece ser do Pontal.

    ResponderExcluir
  17. Não pode ser. Verifiquei no Google que a Ticiana Villas Boas nasceu em 1980

    ResponderExcluir
  18. Faz (sim ainda faz) um restaurante com vista no Rio de Janeiro. Agora temos o Xian no shopping Bossa Nova (que está pegando, achei que ia ser um fracasso) .Os de hoteis em Copacabana não atraem. Mas um restaurante adjacente ao Viaduto das Canoas seria glorioso.
    Já sugeri a vereadores que os barcos da pobre colonia da pesca da lagoa poderiam ser utilizados para passeios com motor a energia solar. Atração turistica clean. Mas nada que (penso eu) é bom para a cidade é bem recebido.
    A cidade está abandonada. Valei-nos São Sebastião!

    ResponderExcluir