Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

ZONA NORTE



 
Hoje as fotos mostram aspectos da Zona Norte e os comentaristas que conhecem esta região do Rio poderão dar boas informações sobre estas fotos do Correio da Manhã.
 
A primeira foto é de 1964 e mostra o bairro do Grajaú, na esquina das ruas Marechal Joffre e Canavieiras. Destaque para a grande quantidade de litros de leite empilhados na calçada.
 
A segunda foto é de 1952 e mostra o Largo de Benfica.
 
A terceira foto, de 1966, é da esquina da Av. Maracanã com Rua José Higino. O destaque é o DKW.
 
Todas as legendas do Correio da Manhã estão corretas?

16 comentários:

  1. As esquinas não sei, mas o Ford Prefect com farois de fora, do leiteiro, é até 1948 (começou em 1938). A foto do posto Atlantic mostra dois taxis Chevrolet 1940 e, entre eles, um caminhão Bedford do pós-guerra. Bedford era uma marca da GM na Inglaterra e usava muitos componentes do automóvel Vauxhall e este modelo era primo em projeto do Opel Blitz alemão. Finalmente o DKW está uma gracinha com luzes de ré, bandas brancas e braço de fora. A placa não parece ser DF e sim, MG. O ano com tampa da mala lisa e porta suicida é de 1962 a 64, antes do 1001.

    ResponderExcluir
  2. Hoje muita coisa a fazer,bancos podólogo comprar uma placa pra torrar pães comprar um par de tênis novo pois o meu está no final da vida útil pois uso para caminhar 6 quilômetros pra manter a forma,pela manhã ufa. Nós tijucanos caminhamos muito a pé pois temos o comercio perto e o meu carro geralmente só uso pra visitar minha afilhada na Peninsula e ir a Nova Friburgo.
    A foto 3 um Belcar na Av. Maracanâ cruzando a José Higino a rua mais esburacada da Tijuca.

    ResponderExcluir
  3. Na primeira foto, o local, excetuando-se o veículo, pouco difere da atualidade. A segunda mostra grandes alterações temporais, a começar pela largura e calçamento da via. À direita da foto e atrás do posto, está a rua da qual não me lembro o nome e que leva ao HCE. Ao fundo estão as paralelas Senador Bernardo Monteiro e São Luiz Gonzaga. A terceira foto, tirada após uma enchente do Rio Maracanã, mostra o prédio à direita onde atualmente funciona um pizzaria e ao lado existe um prédio de apartamentos. Em seguida e logo à direita funciona a casa espirita Ramatis.

    ResponderExcluir
  4. O Joel já disse tudo, sendo em Benfica maior mudança por conta das demolições na Av. Dom Helder.
    Todos os locais das fotos têm unidade do Corpo de Bombeiros por perto, sendo o da Rua Mal. Joffre um pouco mais distante.
    Dos carros só iria dizer que o da foto 1 o pelo menos o projeto seria da década de 30, mas o Biscoito já passou a ficha técnica.
    E o DKW estava nos trinques.

    ResponderExcluir
  5. Na segunda foto, o prédio da direita me parece ser o de uma lapidação que durante anos lançava na pracinha defronte os restos de material. Não faz muitos anos, descobriram na pracinha " Milhares de pedras preciosas", o que levou uma multidão a escavar... e destruir a pracinha.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos.

    Infelizmente não tenho condições para confirmar (ou não) as localizações, mas a quantidade de garrafas de leite na primeira foto realmente impressiona... Deve ter algum estabelecimento oculto na foto que usava essa quantidade toda.

    ResponderExcluir
  7. Comentarista Esportivo25 de janeiro de 2018 às 12:10

    Com meio time de reservas mais uma Copinha para o Flamengo. A garotada promete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um dia a mais de descanso em relação ao adversário, que teve de voltar a campo para disputar o restante da semifinal interrompida por um dilúvio no dia anterior, ficou mais fácil, né?

      Excluir
    2. Uns ganham e os outros explicam.

      Excluir
    3. Não adianta chorar seu Augusto:a Nêga tá lá dentro.Pelo menos nos garotos a coisa tá rendendo.Os meninos estão sendo aproveitados neste pré campeonato e lá na Copinha deram conta do recado.Bem feito pro São Paulo que no dia do dilúvio deu as cartas.Se fico injuriado com os mancebos do time de cima,estou satisfeito com a garotada.E viva o Zé Ricardo ,seu Augusto.

      Excluir
    4. Na verdade a tensão pelo adiamento e pela disputa de penaltis deve ter sido pior do que jogar 30 minutos na ante-véspera da final. Aliás, dizem que foi o S. Paulo FC que quis continuar no dia seguinte o jogo contra o Inter sendo que este queria esperar e acabar tudo na noite do toró.
      O eficiência do goleiro do Fla em algumas jogadas e a falta de pontaria dos atacantes "tricolores" em outras é que foram fatores decisivos. Tanto que nem adiantou o recorde de 8 min que o juiz acrescentou no final.

      Excluir
  8. Cada "engradado" de leite tinha quantas garrafas? Quatro ou seis?

    A princípio contei 44 engradados de leite. Para saber a quantidade de garrafas é só multiplicar por 4 ou 6... 176 ou 264.

    ResponderExcluir
  9. Como disse o Joel, às 07:56h, a casa à direita, da qual só aparece uma nesga, abriga atualmente a Sociedade Espírita Ramatis. Antes era uma casa particular, projetada e habitada por um casal, o Sr. Alfredo Nahid e dona Olinda, cujo filho único se chamava Nestor (que chamávamos de Nestorzinho ou Tôzinho), nascido em 1952. O Sr. Alfredo morava anteriormente na rua Dona Delfina, 44 justamente ao lado da minha casa, número 46. Ele tinha um Ford canadense creme ano 1953, placa 12-81-37, e seu irmão, também chamado Nestor, um Ford idêntico, porém de cor verde e ano 1951, placa 2-24-69. A casa foi construída por volta de 1960. Entre ela e o edifício que se vê na foto, era a entrada de uma vila de casas, onde morava um grande amigo do Nestorzinho, de apelido Coca-Cola e que morreu de leucemia ainda criança, mais ou menos ao 10 anos. Nunca mais ouvimos falar daquela família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quanto sai de história por conta de uma simples foto. Ando pegando os comentários antigos do tempo do Terra e juntando às descrições originais. Daria para fazer um livro.

      Excluir
    2. E foi assim que aos poucos, em breve teremos o livro sobre a Ilha do Governador. Mãos à obra!!!

      Excluir
    3. No lugar da casa de muro branco ao lado da atual pizzaria existe um edifício de alto padrão. Aliás quase todas as casas da avenida Maracanã que aparecem à direita da foto no trecho até a rua Dona Delfina "vieram abaixo". Esse trecho sofre até hoje com as enchentes do Rio Maracanã. Em 1966, ano da foto, as enchentes foram terríveis...

      Excluir