Total de visualizações de página

sábado, 21 de abril de 2018

EXPO 1908

Postais da Companhia Lith. Hartmann-Reichenbach, publicados em “Lembranças do Brasil”, de Gerodetti & Cornejo.
Vemos o animado movimento nas redondezas do Teatro da Exposição, montado para entreter os visitantes com grandes espetáculos, durante a Exposição (posteriormente foi destruído por um incêndio).

Depois das reformas de Pereira Passos, a cidade estava pronta para representar o Brasil e exibir toda a sua exuberância. A intenção era atrair o olhar estrangeiro, visando buscar libras e francos para consolidar, ainda mais, a independência. O monumental pavilhão do Palácio de São Paulo era um dos maiores da exposição.
 
Em menos de um ano construíram-se imponentes edifícios para abrigar estandes exibidores da produção econômica brasileira. Montaram-se dois restaurantes, um teatro, cervejarias e café, além de uma pequena via férrea, para que o público pudesse locomover-se em trenzinhos.  O pavilhão da Fábrica de Tecidos Bangu revelava o caminho promissor enveredado pela indústria têxtil brasileira.

O antigo prédio da Escola Militar, construído na Praia Vermelha, no sopé do Morro da Urca, foi transformado no Palácio das Indústrias durante a Exposição de 1908.

O prédio já existente na Praia da Saudade, na atual Avenida Pasteur, que era sede de um estabelecimento de ensino militar, durante a Exposição Nacional abrigou o Palácio dos Estados e, depois, o Ministério da Agricultura. Atualmente, sedia o Museu de Ciências da Terra.

Visitantes passeiam pelo Cais da Urca, onde eram queimados os fogos à noite.

Requintes de paisagismo cercavam o primoroso Restaurante Rústico, erguido para servir aos visitantes.


12 comentários:

  1. "Onde ficam esses prédios fantásticos? Não existem mais? Mas como? Demoliram? E por que?" São perguntas que qualquer ser normal faria, mas apenas um anormal poderia responder coerentetemente. Com exceção do prédio da Avenida Pasteur, tudo foi demolido. O velho prédio da escola militar foi alvo da fúria de Vargas. Uma cidade que se inspirou em Paris, acabou se constituindo como a futura "Mogadíscio"...

    ResponderExcluir
  2. Incríveis as roupas dos cariocas de então. Passar um dia inteiro nesta exposição deve ter sido um grande programa.
    Ótima postagem.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Brasil qualquer antipatia pessoal ou mesmo picuinhas estupidas são suficientes para a demolições dessa monta, onde as perdas são irreparáveis. Assim foi com a Faculdade de Medicina da Praia Vermelha e como Palácio do Monroe nos anos 70. FF. Ainda investigando o compartilhamento dos bondes com os Trolley-bus em algumas vias da zona sul e ouvindo relatos sem muita credibilidade, observei que na foto da última viagem do bonde 21 trafegando no Túnel Velho em 21 de Maio de 63, aparecem claramente não só os cabos de sustentação de energia dos bondes como também os cabos duplos dos ônibus elétricos. E me inspirando em despachos utilizados pelas autoridades policiais nos R.Ocorrência, eu concluo: "Fato a apurar"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando no fora de foco: A solução do problema estava bem à vista: Tanto os Bondes como os Trolley-bus compartilharam da mesma via. As fotos que você publicou em Setembro do an passado mostram isso.

      Excluir
  4. Bom dia.

    Como já comentado nos posta anteriores a maioria dos pavilhões foi pensada para serem provisórios nas Exposições de 1908 e 1922. Haviam exceções, como os prédios já existentes adaptados para os eventos.

    Como também já comentado, os pavilhões provisórios eram feitos de madeira ou outros materiais.

    O mapa da exposição em tela cheia é bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. A cidade deve ter vivido dias de glória.As construções eram muito bonitas e por vezes também tenho as mesmas dúvidas do Ceará,indivíduo, ao falar sobre cidade cenográfica.
    Deve ter atraído muita gente.

    ResponderExcluir
  6. VEJAM ESTE "LINK" ESTUPENDO SOBRE A AVENIDA RIO BRANCO:
    http://objdigital.bn.br/…/div_ico…/icon705114/icon705114.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O link está quebrado. Tem que colocar o link inteiro, sem as reticências.

      Excluir
    2.    Luiz, o seu link não funciona. Este funciona:

      https://tinyurl.com/ycca97c5

      Excluir
    3. http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon705114/icon705114.pdf

      Excluir
  7. Conheci bem alguns prédio da Exposição de 1922, tal como o Pavilhão da Inglaterra. Apesar de ter muita madeira, era uma construção sólida, que funcionou como biblioteca da Faculdade Nacional de Filosofia até 1965.

    ResponderExcluir
  8. Fogos no Cais da Urca!!!! Deve ter sido glorioso!!!!!
    Podiam repetir hoje. Festa de 1/2 Reveillon no final de junho!!!!

    ResponderExcluir