Total de visualizações de página

sábado, 7 de abril de 2018

REUNIÃO DO S.E.M.P.R.E.




 
Hoje é sábado, dia de pegar o bonde para o Alto da Boa Vista, para a tradicional Reunião de Abertura do Outono na sede campestre do S.E.M.P.R.E. – Sociedade Edificante Multicultural dos Prazeres e Rituais Etílicos.

Na primeira foto vemos o brasão do S.E.M.P.R.E., obra do conceituado artista Conde di Lido, ora exilado na Europa. A reunião se realizará sob a bênção do Bispo Rolleiflex que, após o almoço falará sobre sua próxima caminhada sobre as águas, na Lagoa.

Sobre o brasão: A casa rosa, gentilmente cedida pelo JRO e Tia Lu, é onde fica a piscina onde se realizou o famoso Ritual de Acasalamento do Panda Gigante. A garrafa de Veedol Black Label é o combustível principal de todas as reuniões. Para as moças será servido Hemo-Kola . A imagem da Praia da Saudade é homenagem aos FRA – Fotologs do Rio Antigo.

Após a palestra do Bispo Rolleiflex, o Comandante Jbandeira de Mello exibirá o novo drone modelo Zeppelin, enquanto o Dr. Nelsinho, editor d´O Pharol, recepcionará as enfermeiras da C.M.I. – Clínica de Mamoterapia de Itaipava, cujas fotos foram publicadas recentemente naquele periódico e que rivalizaram com as fotos das Rouennettes da edição anterior.

Haverá, ainda, uma apresentação versando sobre a Genealogia do Karman-Ghia. É incerta a presença do “coiffeur” Tutu La Minelli, pois sábado é dia de grande movimento no “Fleur de la Passion”.

Tia Nalu, após a sobremesa, encerrará a reunião com a palestra “Adaptação a espaços fechados de moluscos da classe Cephalopoda, subclasse Coelidea, ordem Teuthida”.

20 comentários:

  1. Andei muito nessa linha, que foi a última a deixar de circular. A segunda foto mostra o bonde saindo da São Francisco Xavier e entrando na Mariz e Barros para se dirigir para a praça da Bandeira e é de 1965. A primeira foto é da década de 50 e o bonde está na Édson Passos, e á esquerda da foto está a esquina da Estrada Velha da Tijuca. Em 1966 o trajeto dessa linha foi alterado ocasionalmente, sendo que após a descida do Alto, o bonde descia a Conde de Bonfim, entrava na Rua Uruguai, Barão de Mesquita até o Colégio Militar, virava na São Francisco Xavier, Mariz e Barros, e Praça da Bandeira. Na subida manteve o trajeto original, saindo da Mariz e Barros, São Francisco Xavier, Largo da Segunda Feira, Conde de Bonfim, Édson Passos. Esse trajeto alterado pode ser comprovado em uma foto do bonde "Rita Pavone" na Barão de Mesquita ao Lado do Colégio Militar. Se o gerente se interessar em publica-la, posso enviar...

    ResponderExcluir
  2. Agora um outro problema que provavelmente será dirimido pelo Hélio Ribeiro. Percebe-se bem no canto à direita da foto a presença de um bonde não identificado, o que gera alguns questionamentos. O Bonde Rita Pavone começou a circular em 25 de Janeiro de 1965 na linha do Alto da Boa Vista e era uma versão fechada comemorativa pelos Quarto Centenário da Cidade, daí a foto não ser anterior a essa data. Ocorre que, segundo diversas fontes, sites especializados, e recortes da época do Jornal O Globo, em 1965 os únicos bondes ainda em circulação eram os das linhas de Cascadura, Méier, Engenho Novo, Ilha do Governador, Jacarepaguá, e Campo Grande, linhas que nunca circularam na região, além é claro da do Alto da Boa Vista. As linhas que circulavam na São Francisco Xavier e nessa região e que eram a 62, 63, 64, 66, 68, 69, 70, 72, e 74, segundo diversas fontes especializadas, foram extintas em 1964 sendo que as de maior afluxo de passageiros, a 66 e a 68, foram extintas no dia 09 de Setembro daquele ano. Que linha seria essa a do bonde que aparece semi-oculto? As datas citadas não estariam exatas? O bonde Alto da Boa Vista teve trajetos diferentes como eu citei, mas seriam eles simultâneos? O bonde semi-oculto possui uma "capelinha". Essa época da desativação dos bondes possui alguns mistérios, alguns já explicados como o do bonde 13 na Real Grandeza, mas outros ainda precisam de explicação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez fosse um Bonde da linha 67, como o que aparece na foto de cima. Pelo que sei, a linha não foi interrompida e também nenhuma outra linha funcionava em 1965. Então, nesta minha hipótese, pode ser que no momento de inaugurar o Rita Pavone, um bonde antigo ainda estivesse em circulação.

      Excluir
    2. Entre percalços, a linha funcionou até 67. O modelo antigo do 67 e o Rita Pavone funcionaram simultaneamente até 66, mas o que causa estranheza é que apenas o Rita Pavone está no trajeto correto, pois de acordo com o que é sabido, nenhuma linha mais circulava na São Francisco Xavier para além da Mariz e Barros, já que o retorno da linha 67 se daria pelo mesmo trajeto que o Rita Pavone está fazendo. Quando utilizou o trajeto que mostra o bonde antigo, o 67 não mais utilizava o que aparece o Rita Pavone. Os dois trajetos não foram usados simultaneamente.

      Excluir
  3. A única coisa ainda charmosa no Rita Pavone era o arco de contato com a linha aérea, realmente, uma obra de arte. Em Santa Teresa, ainda é por lança com carretilha na ponta, e embora deva ter menos atrito, a carretilha pula fora do fio, além de não beleza alguma. O sistema com arco me parece mais eficiente.

    ResponderExcluir
  4. A velha guarda assinando ponto com suas particularidades.Pelo visto o Bispo encerrou o seu exilio tributário anual.Bom.A palestra da Tia Nalu é um verdadeiro e grande espanto.Imperdível.

    ResponderExcluir
  5. O tema da adaptação a espaços fechados só não é mais espantoso do que a adaptação ao não consumo etílico o que deve provocar uma abstenção forçada o que será ótimo para a preservação do seu habitat.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde! Se não estiver errado a foto 1 é no Largo da Segunda Feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Francisco Xavier entrando na Mariz e Barros.

      Excluir
    2. A foto colorida é na Édson Passos com Estrada Velha da Tijuca, no Alto da Boa Vista.

      Excluir
  7. Duas fotos históricas de uma linha que nao deveria ter acabado.Andei nos 2 modelos e nos 2 trajetos.O arco funciona melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayc, você lembra do outro trajeto? Me fala mais sobre ele, pois eu só andei no primeiro. Aquele segundo bonde que aparece semi-oculto e que sobe a São Francisco Xavier em direção ao Largo da Segunda Feira me parece ser de outra linha que não a 67 e que "oficialmente" estaria extinta em 1965, mas que na verdade estava ativa. O Hélio Ribeiro poderia esclarecer...

      Excluir
    2. Joel, a foto do Rita é de 13/01/1965, quando ainda estavam em circulação várias linhas, inclusive a 75 - Lins de Vasconcellos, que só foi desativada em 13/03/1965. Portanto, o bonde semi-oculto da foto deve ser dessa linha, e estava vindo da rua São Francisco Xavier e se preparando para entrar na Mariz e Barros, atrás do Rita.

      Excluir
    3. Obrigado Hélio, mas consta inclusive do seu site que a "inauguração" dos bondes Rita Pavone ocorreu em 24 de Janeiro de 1965. Confere? Se for assim a foto seria posterior a 13 de Janeiro...

      Excluir
    4. Então apenas as linhas 75 e 77 circulavam na São Francisco Xavier em Janeiro de 1965 além da 67... Existiam também as "linhas temporárias", tão comuns na época da desativação, mas parece não ser o caso...

      Excluir
    5. Joel, obrigado pela correção. Realmente, obtive de uma determinada fonte a data de 24/01/1965 como a da inauguração das linhas do Rita Pavone, mas o jornal Correio da Manhã, no dia 13/01/1965, fez reportagem dizendo que esses novos bondes já estavam circulando, embora não diga qual foi a data de inauguração. Corrigi meu site. Obrigado.

      Excluir
  8. Joel, complementando observação minha: a foto do Rita é de 13/01/1965, mas o Jornal do Brasil e o Correio da Manhã publicaram que a inauguração oficial da circulação dos novos bondes ocorreu realmente a 24/01/1965. Possivelmente a foto foi tirada durante a fase de testes do bonde. Segundo parece, no dia 24 a inauguração foi feita com 3 bondes circulando.

    ResponderExcluir
  9. Do meu prédio na Edson Passos ainda se vê os trilhos do bonde...é uma pena.

    ResponderExcluir
  10. Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

    An Thái Sơn với website anthaison.vn chuyên sản phẩm máy đưa võng hay máy đưa võng tự động tốt cho bé là địa chỉ bán máy đưa võng giá rẻ tại TP.HCM và giúp bạn tìm máy đưa võng loại nào tốt hiện nay.

    ResponderExcluir