Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de abril de 2018

TV EXCELSIOR



 
Na primeira foto, de 1953, vemos o Cinema Astória, em Ipanema, pertinho do Bar 20. Ficava na Rua Visconde de Pirajá nº 595 e foi inaugurado em 1942. Era um dos melhores cinemas de Ipanema e chegou a ter 2429 lugares. Funcionou até 1963. A seguir foi transformado nos estúdios da TV Excelsior, canal 2.
Tinha 2 andares, além de uns balcões laterais em dois planos, um belo "hall" de entrada e passava grandes filmes. O filme em cartaz na época da primeira foto era "Bela e Bandida", acho que "Montana Belle" no original, com Jane Russell e George Brent.
Já quando era a TV Excelsior tive o prazer de assistir a alguns "shows", entre eles o "Dois da Bossa", com Elis Regina, numa noite em que apresentava um "novo cantor/compositor" - Gilberto Gil. 
As duas fotos seguintes mostram o dia seguinte a uma ação do grupo ALN, em outubro de 1969, quando, após a troca de plantão policial à porta da TV Excelsior, os soldados da PM S.D.T. e H.G.M., ambos do 2º Batalhão, foram atacados às 7h10min por 3 rapazes de pistola em punho. Após uma pequena refrega os assaltantes tomaram dos PMs as metralhadoras INA e o capacete de um dos milicianos. Os assaltantes fugiram no Volks de chapa GB 32-94-51, encontrado mais tarde na Rua Miguel Lemos, em Copacabana. Eram, também, tempos complicados.
Após a TV Excelsior encerrar as atividades em 1970, voltou a ser um cinema, o Super Bruni 70. Um filme de grande sucesso no Astória foi  "Marcelino, Pão e Vinho": interessante é que em determinado dia o filme foi interrompido, com a chegada do menino Pablito Calvo (ator), um pouquinho maior e bem mais magro que no filme, carregado nos ombros e muito assustado com a manifestação do público que superlotava o cinema. Pablito Calvo foi um fenômeno de popularidade, dando entrevistas na TV. A relojoaria mostrada na primeira foto mudou-se para a galeria que foi construída no local anos mais tarde e pertence ao filho do proprietário original. 
Bom programa na época do Astória era pegar o bonde 13 - Ipanema, cruzar uma Visconde de Pirajá de paralelepípedos, quase deserta e sob um sob senegalesco, e saltar no ponto final, ali no rodo do Bar 20. Depois do filme, descer a Visconde de Pirajá em direção a Copacabana, passando em frente à Casa Reis, e terminar a tarde com um lanche no Bob´s da esquina da Garcia D´Ávila ou com um excelente sorvete do Morais. Ou então ir comer empadas no Calípso, que ficava ao lado do Zeppelin. Embora os paralelepípedos da Visconde de Pirajá fossem bem assentados o bom mesmo era andar de carro com as rodas sobre os trilhos dos bondes para evitar a trepidação causada pelos paralelepípedos.

16 comentários:

  1. Bom Dia! Vou aguardar o primeiro comentário que é sempre do Belletti.

    ResponderExcluir
  2. O Astória me deixou muitas saudades bem como os outros cinemas de Ipanema da minha adolescência. Era um cinemão. E o sorvete do Morais, a sorveteria das crianças, era imperdível. Naquele tempo em que Ipanema era só felicidade, como dizia Vinicius, era comum ir no Morais caminhando após o jantar.
    68, 69 , 70, foram anos de muitos atentados com bombas no Rio. Depois a linha-dura do Medici botou pra quebrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Médici agiu como um grande governante que foi, destruindo as ações armadas das organizações comunistas, enviando para a "calunga grande" muitos criminosos, apesar de ter deixado escapar alguns.(E algumas)...

      Excluir
  3. Eu me lembro do prédio da TV Excelsior mas não do Cinema Astória. Não me lembro da Visconde de Pirajá ainda de paralelepípedos, pois na época em que eu andava diariamente por ela em 1970, a via já era "de asfalto". Eu devia ter uns cinco anos mais ou menos quando meus pais me levaram ao "Gelorama", pista de patinação no gelo que Visconde de Pirajá e que funcionava no local do antigo Cine Pax. Era um lazer nos moldes "europeus". Não podia dar certo. Embora me lembre bem, nunca andei de bonde na Visconde de Pirajá. Devido ao fato de estudar no Colégio Brasileiro de Almeida em 1970 e 1971, eu andava diariamente nessa rua e de muitos detalhes desse tempo. O Chaplin era uma tentação que não podia ser frequentada diariamente e o Bob's sempre era uma opção. Eram tempos tranquilos sem assaltos, tiroteios, e arrastões, como tem ocorrido na frequentemente na região. Quanto ao fato que envolveu uma ação de elementos subversivos, eram "tempos difíceis".### Nessa época, no local onde funciona atualmente o 23 Batalhão da P.M no Leblon existia um batalhão do Exército Brasileiro e em razão disso o policiamento executado pela Policia Militar em Ipanema e Leblon ficava a cargo do Segundo Batalhão de Botafogo. Uma outra observação é quanto ao termo "milicianos", utilizado no post para se referir aos policiais militares. O sentido do termo atualmente é diametralmente oposto ao da postagem, já que como "milícia" atualmente é um termo utilizado para denominar grupos paramilitares que atuam em muitos locais praticando cobrança de "segurança", pedágios, sinal de tv a cabo, distribuição de gás, controlando transporte alternativo, etc. A atuação das milícias é prevista como crime de acordo com Lei 12.720/2012, assim como respondem seus autores também pelos crimes descritos praticados isoladamente. Daí denominar policial militar como "miliciano" além de ser inadequado, também constitui crime de "Calunia", Art. 138 do C.P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O parágrafo é transcrição de reportagem do Correio da Manhã.

      Excluir
    2. Vc não sabe nada...MAM

      Excluir
  4. Bom dia.

    Não cheguei a pegar a TV Excelsior. Nessa época algumas emissoras e jornais encerraram suas atividades, se estendendo até 1980, caso da TV Tupi.

    ResponderExcluir
  5. Xará,hoje perdi a hora literalmente.E que muito preocupado com a remoção do meu ídolo para Curitiba o meu fuso horário foi para o espaço .Este camburão era o próprio transporte dos malandros da época .Muito bom o relato do gerente e não sei nada da TV Excelsior.
    FF: Ainda a respeito da remoção (gosto da palavra)do grande chefe,desde ontem muita gente no entorno do prédio onde ele se encontra.Uma espécie de vigília.Agora eu pergunto:e o trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belleti, no trabalho desses "encantados" não se bate ponto !

      Excluir
  6. Em 69 "a chapa estava quente". Em Novembro, uma ação cinematográfica da Oban sob o comando do delegado Fleury, Carlos Mariguela foi morto em São Paulo. Também os freis dominicanos Beto e Tito foram presos em um prosseguimento da mesma operação. Beto continua vivo espalhando a doutrina comunista e Tito se suicidou em virtude das torturas recebidas. Em 1970 foram criados os Destacamento de Operações Internas/ Centros de Operação de Defesa interna (Doi-Codi), sendo a filial do Rio de Janeiro localizada na Tijuca. Iniciava-se o Milagre Brasileiro. O Brasil seria tricampeão mundial no Mexico. Também foi época de grandes obras. O cidadão de bem vivia um grande momento de paz, sossego, e prosperidade .

    ResponderExcluir
  7. E pensar que o maior cinema em atividade no Brasil, com apenas 1500 poltronas, está no interior do nosso estado:
    http://tinyurl.com/y7sepzw7
    E a réplica em escala menor do Metro-Tijuca também. Mais precisamente em Conservatória, um distrito de Valença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A réplica se chama "Centímetro" e reproduz o Metro Tijuca em uma escala menor. Pertence ao delegado aposentado da Polícia Civil do Rio de Janeiro Ivo Raposo Júnior.

      Excluir
  8. Acabei de ler o comentário do Biscoito Molhado relacionado a indústria automobilística de ontem, hoje e do futuro.excelente. Relacionou situações dos próximos anos que não tinha a mínima idéia .Parabéns pelos conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Além de tudo, pretendi manter contrário qualquer comentário do contra.

      Excluir
  9. Assisti a montagem dos equipamentos no Teatro da TV Excelsior e assisti a vários programas de auditório, como "carona" da equipe técnica. O "Times Square", levado ao ar diretamente do Teatro, era algo que até hoje me impressiona com a qualidade artística e cenográfica. E isso ao vivo !!!!

    ResponderExcluir
  10. Viram o que os integrantes do MST fizeram no prédio da Ministra Carmem Lucia?Viram o moço agredido em Sampa pelos trogloditas do PT?Viram as agressões aos jornalistas?Depois aparecem como vítimas.O PT e suas vertentes agem desta forma. É o que digo,políticos são todos iguais,mas esta militância do PT é um bando.E tem gente que adora.

    ResponderExcluir