Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2018

FARMÁCIAS & REMÉDIOS


 
A primeira foto mostra a Farmácia da Beneficência Portuguesa, instituição que  foi uma das responsáveis pela introdução da Homeopatia no Brasil. 
Na segunda foto vemos uma tradicional farmácia do Rio, onde a vovó comprava seus medicamentos. Se fosse da cadeia Granado compraria o Polvilho Antisséptico, a Água Inglesa, a Magnésia Fluída, o Vinho de Quino, o Xarope Antiasmático Imabaibina, o Xarope de Urucu, entre outros.
Houve época em que fez sucesso a Emulsão de Scott, odiado por 10 entre 10 crianças magricelas, que eram obrigadas a tomar uma dose de óleo de fígado de bacalhau toda noite.
A bula da Emulsão de Scott informava que “O medicamento que mais fama tem alcançado no mundo é a Emulsão de Scott. Não há paiz civilizado onde não se pronuncie seu nome com respeito, e essa reputação bem adquirida não é filha de casualidade, senão consequencia legitima dos bons resultados que tem produzido a medicina nas enfermidades do peito e da garganta, nos escrofulosos e debilitados. A associação do Oleo de Figado de Bacalhao com os hypophosphitos de soda e cal, como se encontram na Emulsão de Scott é uma combinação feliz que proporciona os materiaes para reparar os tecidos e o sangue. A infancia é a idade que mais benefícios obtem da Emulsao de Scott. Por seu bom sabor é tolerada pelo paladar mais delicado. Assim como as arvores necessitam para crescer e desenvolver-se de bôa terra, estrume e regadura; assim tambem as creanças requerem o uso da Emulsão de Scott de oleo de figado de bacalhao com hypophosphitos de cal e soda, que representa para ellas força, saude e alegria."
Outros ícones do passado eram a “Maravilha Curativa do Dr. Humphreys”, à base de Hamamelis Virginica, o Coryfolium, a Nux Vomica e o Phosphorus (homeopáticos), a Milma (pastilhas de leite de magnésia), a Malvona.
E quem não usou Vick Vaporub, Chophytol e Optalidon? Lembram do Cristal Japonês (para dor de cabeça), Nupercainal, Lavolho, Atroveran,  Pílulas do Dr. Ross, Tussaveto, Biolaymo, Linimento de Sloan? E o Peitoral Pinheiro, xarope do Rafa?
Alguém usou Calcigenol, Bromil, Regulador Xavier, Neo-Riodine, Agarol, Pondicilina (pastilhas para garganta)?
Ou Colubiasol, Rugol, Hidrolitol, Vinho Reconstituinte Silva Araújo, Lugolina, Cilion,  Alginex? Pomada Minâncora, Alivene, Phimatosan (tosse), Rebouçado de Lisboa (balas para tosse), Hemovirtus (hemorróidas), Licor de Cacau Vermífugo Xavier, Lysoform Primo (contra mau hálito, frieiras, odor das axilas), Leite de Rosas, Pastilhas de Magnésia Bisurada (contra azia e má-digestão)? Ou a água vegeto-mineral (um colega a chamava de “água dos três reinos” - porque animal era quem a receitava!)?
E as pílulas de alho do Dr. Rogoff, sucesso de vendas até hoje em Portugal? Curavam de unha encravada a câncer...

21 comentários:

  1. E o Iodex, Magnésia Fluida de Murray, sal amargo (sulfato de magnésio), cataplasma de Antiphlogistyne, Neo-Rhumex (injeção para gripe), injeção de ouro (também para gripe), Eucaliptyne (também), Neo-Sinefrina, Ambodryl (irmão do Benadryl), Trilafon, Ipecacuanha, sabonete Derso, também fizeram sucesso.

    Ainda existe Vagostesil, Panvermina, Ascoxal (para aftas), Hygnotol?

    ResponderExcluir
  2. Eram remédios do "tempo de D.João Charuto". Nomes que há muito não ouvia, alguns com origem anterior a 1942, dos tempos pré reforma ortográfica. Lembro da brincadeiras que faziam com Colubiasol para "imitar sangue", ou do Optalidom que a rapaziada tomava para "tirar onda", dos "Rebouçados" que meu avô chupava para aliviar a tosse, ou o Leite de Rosas com o inconfundível "cheiro de empregada doméstica". Eram outros tempos...

    ResponderExcluir
  3. Só confio no Biotônico Fontoura misturado na gemada.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.

    Usei o Vicky Vaporub em pasta para passar no peito e em tubo (para narina) e ainda uso em pastilhas e Pyrena. Meu irmão usava Leite de Rosas misturado no desodorante.

    O post de hoje é a festa dos hipocondríacos.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Estas fotos lembram a Pharmacia do Dr Bezerra de Menezes.

    ResponderExcluir
  6. No quesito remédio temos um outro item que engolimos sapo durante muitos anos. Vários placebos, o mais famoso é a homeopatia.

    ResponderExcluir
  7. Desses descritos no texto, tem algum remédio para greve de caminhoneiros? Caso tenha, o Temer solicita urgência de entrega lá no Planalto. Pode até solicitar prioridade de escolta para o transporte. Tem algum que pode substituir o álcool combustível. O post de hoje é bem de acordo com um País doente, já em estado quase terminal.

    ResponderExcluir
  8. A Pharmacia Novo Muno do Seu Loyola, aqui na Ilha tinha uma linha própria de produtos : Peitoral Loyola e ouros afins...

    ResponderExcluir
  9. Esqueceram a Cera do Dr. lustosa, que era um alivio para a dor de dente. A Violeta de Genciana para as aftas era muito usada mas deixava a boca roxa.Em tempo:como era esse "cheiro de empregada doméstica"?

    ResponderExcluir
  10. Um grande festival de medicamentos para ninguém colocar defeito.A bula do Emulsão de Scott era na verdade um grande espanto.Hemovirtus,segundo consta era o preferido do Ceará,individuo,desde a tenra idade...
    A indústria farmacêutica nunca foi flor de bom aroma.A grana comanda seus direcionamentos desde sempre.

    ResponderExcluir
  11. Os produtos Vick foram muito utilizados pelos meus pais, sempre para uso externo.
    Lembro de ter visto pílulas do Dr. Ross nos tempos de infância, mas nem sei para que serviam.
    As farmácias com franquia Granado são um luxo hoje em dia. Haja capital inicial para balcões e prateleiras no padrão de antigamente da marca.

    ResponderExcluir
  12. Um adendo no "fora de foco": Apesar da gravidade da situação, louve-se a organização e a agilização como a intervenção militar está lidando com a crise. Sem tumulto e sem violência, o general Braga Neto e em especial o general Richard Nunez mostraram que não estão aí à toa. Sem qualquer pronunciamento de cunho político, é flagrante a diferença que fazem a eficiência, a sistemática, e a determinação dos militares na condução de situações críticas. A cidade nunca esteve tão calma. "As salaam'alaikum".

    ResponderExcluir
  13. Phimatosan..
    Melhor não tem!!!
    Phimatosan...
    O alívio que lhe convém!!!

    ResponderExcluir
  14. Peralta, o implicante28 de maio de 2018 às 12:39

    Vi na bolsa da Tia Nalu Rugol e Emplasto Sabiá.

    ResponderExcluir
  15. Em tempo: minha mãe trabalhou na fábrica da Melhoral, na Avenida Brasil, antes de se casar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peladeiro Suburbano28 de maio de 2018 às 20:56

      O campo da Melhoral era o melhor campo de futebol do Rio de Janeiro, o melhor que joguei na minha vida, o único campo em que joguei que era totalmente nivelado e gramado, inclusive na pequena área onde ficava o goleiro, coisa que não existia antigamente em nenhum estádio do Brasil.

      Excluir
  16. Emulsão de Scoth e Biotônico Fontoura eram os preferidos dos meus pais, mas tinha uma situação que era complicada quando meus 6 irmãos e eu éramos chamados para tomar o tal Óleo de Rícino anual qua fazia parte do calendário médico da família.
    Ai meu velho era tomar e desaparecer pois em algumas horas vinha a rebordosa e aí não tinha cintina que desse conta do recado. Depois de alguns dias estávamos todos alvinhos e leves. Agora para que isso tudo não sei, mas que marcou marcou. É o caso do Pastor que adora ir ao Dr. Michiro Prokto um Japa com dedos de 30 cm para fazer o exame que não estava no calendário. Ele adora e não falta nenhum.

    ResponderExcluir
  17. Lembro com muito carinho do Cilion que deixava as "pestanas" limpas e fortificadas. Traduzindo: Cílios e sobrancelhas.
    Do Pó de arroz Lady que já produzia a cor ocre, para morenas e negras e vinha em uma latinha. Lembro até hoje do perfume.
    Lembro que Loção Pós-Barba Atkinsons era a preferida do meu pai mas lembro também da Água Velva da Bozzano, e depois da Aqua Velva Williams, ambas populares.
    O Leite de Rosas é fabricado até hoje e não era exclusividade de ninguém. Homens também usavam no pós barba pela ação cicatrizante. Continua na mesma embalagem (agora plástica) cor de rosa. À venda em todos os mercados. Muito superior ao Leite de Colônia também à venda.
    Lembro da Água Inglesa Granado que até hoje mulheres com dificuldade para engravidar tomam. Da mesma época A Saúde da Mulher fazia arte da lenda. E quem não adorava o Xarope São João?
    E o antigo, maravilhoso e artesanal Sabonete Phebo?
    E sobrevivemos sem o uso de antibióticos dos quais nunca fiz uso até os setenta.

    ResponderExcluir
  18. Óleo de fígado de bacalhau gostava de tomar, tinha sabor adocicado. Quase todos estes produtos não passavam e não passam de placebo.

    ResponderExcluir
  19. Dizem que até Neocid foi utilizado para combater piolhos em cabeça de crianças pobres.
    Sobre a falta de distribuição de combustíveis, contam que o Pastor andou falando que o Tio Mé já teve que largar sua motoneta Garelli e está correndo atrás de jeguinhos abandonados no agreste cearense, por onde esses pobres parentes distantes da dupla de muares Lulu & Dudu andam desde que foram trocados pelas máquinas de duas rodas.
    Observação: Animus não seria a Anymus. Ou estou confundindo com a Anonymus?

    ResponderExcluir
  20. Sumiu tambem de vez a pilula contra esturpor, (eficaz contra labirintite e pos avc.

    ResponderExcluir