Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de junho de 2018

CENTRO


 
As duas imagens são de uma nova fonte de fotos do Rio Antigo: a Deutsche Fotothek. Vale uma visita. Algumas delas serão publicadas aqui para comentários.
Lembro que o edifício "A Noite" foi o primeiro arranha-céu da cidade, construído no fim da década de 20. Também foi o primeiro a ser construído com o moderno concreto armado. Seu estilo "art-déco" estava mais para construções norte- americanas do que para as francesas que ainda existiam na região. Foi sede de inúmeras repartições públicas como o INPI, escritórios, do jornal A Noite e da Rádio Nacional. O edifício possui 22 andares, correspondentes a 30 de um prédio moderno, devido a seu pé-direito ampliado.

11 comentários:

  1. Bom dia.

    Essas fotos do Franz Grasser já foram postadas anteriormente, em 2014, inclusive nos meus finados "cantinhos", mas agora novos fotógrafos alemães foram "descobertos" na mesma fonte. São mais de 400 fotos com o tema do Rio de Janeiro. Vale com certeza revisitar essas fotos e descobrir novos tesouros.

    A foto colorida do Monroe é de deixar sem ar...

    ResponderExcluir
  2. PS: segundo alguns participantes do grupo do Rio Antigo, a segunda foto estaria "espelhada", por causa da posição do Pão de Açúcar.

    ResponderExcluir
  3. O edifício A Noite não tem nada de interessante em arquitetura, mas é o primeiro arranha céu e por isso deveria ser mais conservado.
    O famoso auditório da Nacional ainda deve estar lá, embora nada indique, pelo site da rádio, que ainda seja utilizado.

    ResponderExcluir
  4. Agora eu acho que o comentário sai, já que deve ter havido um problema de conexão. Quanto ao edifício de A Noite, eu gostaria de conhecer por dentro algumas unidades, já que o prédio tem uma estrutura ótima para seus 95 anos. "Meio fora de foco" eu cito o comentário postado ontem por um anônimo sobre um cinema existente em Acari, já que é bem detalhado e interessante. Entretanto o comentarista cometeu um erro em relação ao prédio quando afirma que após o fechamento do cinema em 1965, funcionou ali a fábrica Formiplac e atualmente existe o Hospital Raul Gazolla. Na verdade o Cinema Acari funcionava em um prédio de três andares que ainda existe e eu possuo uma foto do prédio com o cinema ainda em funcionamento em 1959, bem como do prédio em 2014. Não sou um aficionado ou especialista em cinemas antigos, mas sim em estações ferroviárias e ferrovias e Acari era uma estação da qual existem apenas duas fotos raras e pouco conhecidas. Além do mais nos anos 60 e 70, eu costumava ir com meus pais na região e apesar de não ter conhecido o cinema, me lembro muito bem da estação e do local. O Anônimo não mencionou também que nos anos 60 a Rio D´Ouro "emprestou suas linhas" naquele trecho para que a Leopoldina as utilizasse para que seus trens mineiros chegassem à Minas Gerais após o fechamento do trecho da serra de Petrópolis. Mas isso é uma outra história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor está certo! Poderia ceder a foto do prédio com o cinema para a nossa página?
      https://www.facebook.com/acarisempreacari/
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Cadastrei-me no Deutsche Fotothek. Vou enviar alguns comentários para certas fotos.

    ResponderExcluir
  6. Luiz, a foto em http://www.deutschefotothek.de/documents/obj/90083214/df_hauptkatalog_0361184 lhe parece ser do Rio de Janeiro? Não consegui reconhecer o local.

    ResponderExcluir