Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2018

HOSPITAL DAS BONECAS





Havia, nos anos 70, um Hospital das Bonecas na Rua São Clemente nº 61, em Botafogo. Lá eram consertados todos e quaisquer tipos de bonecas, sejam de louça, plástico, porcelana. O anúncio dizia que “Se sua filha quebrou a preferida, não a deixe chorar muito tempo”.

Talvez fosse o sucessor do Hospital de Bonecas de Adelino Fernandes Cardoso, que por décadas funcionou no nº 30 da Rua da Passagem, telefone 26-9919, em Botafogo. Consertou mais de 30 mil bonecas ali. O prédio foi derrubado pelo Estado nos anos 60, pela SURSAN, para os trabalhos de canalização do Rio Berquó. Sensibilizado com a notícia o Governador Carlos Lacerda determinou que um outro local de propriedade do Estado fosse alugado pelo mesmo preço do local anterior, para que o Hospital das Bonecas continuasse funcionando.

Adelino consertava bonecas de meninas pobres, principalmente de orfanatos, sem nada cobrar, bem como bonecas de meninas ricas.

Iniciou o seu “hospital” em 1941 e teve muitos casos curiosos. Um deles foi o de uma boneca queimada junto com a menina que a possuía. Foi levada até ele por uma freira de um hospital, que lhe informou que a menina dizia que só ficaria curada se a boneca também ficasse.
 

20 comentários:

  1. Tempo em que se consertavam as coisas, que duravam muito. Não eram feitas para durar pouco como hoje.
    E também, independente de credos políticos, tínhamos um governador. Hoje em dia só se sabe deles nas omissões e falcatruas.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia tudo é descartável, ainda mais na era do "1,99". Como bem afirma o bolero de Reginaldo Rossi "é banal", a afirmação do Plínio é uma realidade. As falcatruas dos governantes são atos "banais" que já foram incorporados ao dia a dia da população. O Brasil conseguiu se tornar o "mais tudo": o mais corrupto , o mais violento, o mais hipócrita, "menos educado, e daí por diante. O lamentável assédio praticado por três turistas brasileiros na Rússia mostra a que nível descemos. O alto nível de misoginia contido nas declarações desses indivíduos chega a aassustar. Voltando ao mote da postagem, alguém lembra da loja "ao faz tudo" situada na região da Praça Tiradentes?

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Vix até os anos 80 tinha um similar,que na realidade consertava brinquedos de um modo geral.Fazia ótimas recuperações. Não sei dizer que fim levou.Hoje é tudo Xing Ling.
    FF:O Lino poderia comentar o fato do Neymar levar 2 cabeleireiros para a Copa e aparecer com aquel visual.Ceara,indivíduo,aprovou,Pois era o estilo que usava nos anos 50 lá em Fortaleza .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.

    Tenho uma vaga lembrança de ver um estabelecimento desse tipo, especificamente de bonecas ou de brinquedos em geral, na rua Carolina Machado, em Madureira. Isso já na década de 80...

    PS: menos de cinco minutos e o "gajo" já deixou o dele...

    ResponderExcluir
  5. Acho que havia ou há um hospital de bonecas na Penha.

    ResponderExcluir
  6. Na Rua Uranos, em Ramos, até o inicio dos anos 60, também existia um "Hospital para bonecas"....
    Hoje em dia, com a "Era dos Descartáveis", tornou-se comum a recuperação de objeetos "Vintage".
    Tenho recuperado alguns rádios e equipamentos de áudio com mais de 50 anos de uso, cujos proprietários possuem algum laço emocional com eles.

    ResponderExcluir
  7. Copa do Mundo é muito bom para avaliar o desempenho dos profissionais da imprensa que são alocados para a sua cobertura.Sou um critico mordaz desta turma que entende que o telespectador é um idiota e pensa estar ditando normas.Locutores,comentaristas habituais ex-jogadores de plantão fazem um espetáculo maior que a própria Copa,tamanha idiotices que lançam as telas.
    Os comentaristas deste sitio podem anotar algumas preciosidades,como ouvir o Galvão Bueno em qualquer momento,mas especialmente quando se arvora de locutor/comentarista e torcedor.Dose tripla que ninguém deve estar disposto a escutar.O lance do gol suíço no ultimo jogo é uma prova de tudo que um profissional não deve fazer.Mas tem gosto para tudo e este comunicador é tido como o rei das telas em se tratando de esportes.Volto outra hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega a ser comovente a limitação dessas mesas-redondas, bem como os comentaristas dos jogos. São só obviedades, além de uma evidente falta de cultura.
      Já os narradores são péssimos, pensam que somos cegos e narram como fossem narradores de rádio. Além disso mostram centenas de dados estatísticos absolutamente irrelevantes, tais como a Suíça ganhou de não sei quem em 1934 ou os marroquinos perderam em 1994 para não sei quem. O que isto tem a ver com o jogo atual, com jogadores diferentes?

      Excluir
  8. Bom Dia ! Lembro de um hospital de bonecas na Rua Goias. Onde certa vez levei a boneca da minha filha, que tinha parado de chorar. Quando voltou veio bem melhor,pois passou a chorar dobrado.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos. Esta loja de Botafogo não conheci, mas existia na R. Visconde do Rio Branco, quase esquina com a R. do Lavradio, a loja Faz Tudo, fazia não só o conserto e restauração de bonecas, mas também de diversos produtos, como lustres, estatuetas, quadros, objetos de cerâmica, etc. Nos dias de hoje, serviços de restauração, são realizados somente para objetos de grande valor ou raridades, a razão disto é o alto custo de uma restauração e a dificuldade de encontrar mão de obra especializada para a realização do serviço.
    FF. Essa moda de corte de cabelo esquisito usado por quase todos os jogadores do futebol mundial, no Brasil é uma obsessão quase que metrossexual, assim como tatuar quase todo o corpo. E o Neymar já arrumou um caô, de que está machucado, já repararam que toda vez que as coisas não vão bem para ele, tem logo um caô para justificar. Digo sempre, que o Neymar tem uma grande habilidade, porém é o jogador mais burro que eu conheço na visualização do jogo dentro de campo, e com o seu pretenciosismo acha que pode fazer o que quiser dentro de campo. Isso só ocorre porque a imprensa o endeusa e porque o técnico da seleção brasileira, ou é cego que não vê o que ele está fazendo em campo, ou não tem peito para chamar a atenção dele, acho que a segunda hipótese é a verdadeira.
    No primeiro jogo do dia, Cristiano Ronaldo 1 X 0 Marrocos, o resto do time dele não joga nada, além de parecerem que estavam com as pregas presas, não ganharam uma bola dividida ou chegavam atrasados na jogada. Hoje joga a Espanha, que para mim independente de qualquer coisa, tem o futebol mais vistoso e de qualidade nesta Copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marrocos, se tivesse um finalizador razoável, teria ganho o jogo hoje. Portugal não fez nada.

      Excluir
    2. Pelo o que o Irã fez depois que tomou o gol (acidental) da Espanha, não sei se Portugal está tão tranquilo com relação à classificação... Tá certo que joga pelo empate.

      Excluir
  10. Em Rio Grande, RS, o primo-irmão de meu pai, Carlos Klinger, consertou brinquedos durante 40 anos, ou mais. Recebia doações em brinquedos, quebrados ou não, e os consertava e embalava para o Natal das crianças abrigadas em instituições de assistência social. O volume era tal, que fazia várias viagens com uma carreta reservada para essa finalidade. Isto é o preâmbulo da história, pois o que eu quero contar é da oficina dele. Super-organizado, ia separando os brinquedos irrecuperáveis as "peças" que guardava em caixotes de papelão rotulados: RODAS GRANDES, RODAS PEQUENAS, EIXOS, BRAÇOS DIREITOS, BRAÇOS ESQUERDOS, PERNAS e por aí ia uma lista interminável de componentes que fariam a felicidade de um ortopedista, ou, talvez, de um Frankenstein amador. Mas combinava as peças som sabedoria e respeito pelo presenteado. Hoje se aposentou e sua filha dá continuidade ao processo.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda acho que o Brasil não passa das oitavas de final. Mais uma vez eu digo:não se iludam! Os personagens são outros mas a quadrilha é a mesma...

    ResponderExcluir
  12. O Hospital foi para a Rua Voluntários da Pátria,onde funcionou até os anos 70. Também fazia restauração de antiguidades.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do Frankenstein amador.Grande espanto...
    Também estou embasbacado com a cultura inútil que estes comentaristas de tv ficam a desfilar durante os jogos e mesas redondas.Parecem que por falta de assunto ficam "desenvolvendo" situações que não estão relacionadas ao evento.Parecem não saber que nós queremos é informação,apenas isso.Ou de fato,pensam que todos são idiotas.Chama a atenção que diretores de "núcleos" não atentem para este vício ou são do mesmo nível.De fato aguentar um Galvão Bueno é dose e quando entra o substituto quer fazer tudo igual ao "chefe".E as opções são poucas.Muitas vezes fico com muitas saudades do Jorge Cury,Waldir Amaral,Orlando Batista,Doalcey Camargo já que com eles eu "via" o jogo de acordo com a narração.Nunca achei o Neymar o craque que dizem ser,mas como hoje em dia a coisa é movida a grana, é preciso ter um pólo para a partida geral.

    ResponderExcluir
  14. Esse cidadão da primeira foto é a cara do Antonio do Passo, grande mafioso da CBD...

    ResponderExcluir
  15. O tal de Pastorzinho de meia tigela, tinha como cabeleireiro exclusivo o tal de Kamura. E levava o Japona a tira-colo para lá e para cá que também dava um apoio a maquiagem do tal Thor da Praia do Canto. Um espanto

    ResponderExcluir