Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de junho de 2018

RIO HOJE


Nos tempos áureos dos fotologs, o prezado e atualmente frequentador do Facebook, Rafael Neto, o Rafito, especializou-se em mostrar como estavam os locais das fotos publicadas nos fotologs do Rio Antigo.
 
Pois o Joel Almeida fez isto com a fotografia de hoje.
 
Vemos a Rua Barão do Bom Retiro, no Grajaú, em 1961 e em 2018.
 
Obrigado ao Joel.

18 comentários:

  1. Impressiona a super-lotação, devia ser alguma data especial. Ou pose para a foto, pois não me lembro de ver tanta gente à frente dos motorneiros. Uma Rural-Willys, quase nova, de 1959 e um Henry J, 51, completam a cena festiva.
    Os paralelepípedos estão muito bem assentados e que bom que não demoliram a cada em estilo enchamel. Uma graça de casa.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.

    Bondes hiperlotados geralmente em dia de greve de outros meios de transporte, como ônibus ou trens.

    Falando em ônibus, hoje começou a vigorar a nova tarifa de R$3,95. Preparem suas moedas de 5 centavos...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, a casa da direita da foto continua firme,agora como comercio.O prédio ao fundo também mostra estar da mesma forma e o local parece tranquilo ainda hoje.Nunca estive no Grajau.Bom trabalho do Joel.
    Pela avaliação do Biscoito a Rural estaria com 2 /3 anos,mas parece um pouco "sambada",ou seria efeito da foto?

    ResponderExcluir
  4. Nessa casa atualmente funciona uma clínica veterinária e antes delas fora da foto e à direita, fica uma farmácia, em prédio que faz esquina com a rua Nossa Senhora de Lourdes. FF. A "chapa esquentou" com a manifestação de "narcofavelados" que fechou as vias Amarela, Vermelha, e Avenida Brasil essa madrugada em protesto pela morte de um adolescente decorrente de uma operação das forças de segurança nas favelas da Maré. Para os "não antenados" e defensores dessa escória que se esparrama nessas "comunidades" , a coisa chegou a tal ponto que existe uma "ordem judicial" para que essas necessárias operações sejam anunciados com "bastante antecedência" e já existe um mandado de segurança impetrado pela defensoria pública estadual para que "não ocorram operações policiais na região"! Isso mostra o "comprometimento" no mínimo suspeito de parte do poder público em preservar esses antros. Isso dá ânimo à esses párias que praticam esse tipo de vandalismo. Afinal "para todas as partes que são contra as operações" e incluindo-aí as "ongs", "é muita grana envolvida". Só que como essa operação foi comandada pela Intervenção militar, a justiça estadual nada pode fazer. O mais inacreditável em tudo isso é que moradores dessas favelas obviamente sem qualquer idoneidade acusam invariavelmente as forças de segurança pelas mazelas daquele "Shangri-lá", sempre é claro comandados e incentivados pela mídia esquerdista. Ainda fora de foco, 1800 homens das forças armadas ocuparam nessa manhã as favelas da Babilônia e do chapéu Mangueira no Leme. "Os domínios" de Benedita da Silva e da "Família Pitanga" estão em maus lençóis...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Só pode ser dia de greve dos ônibus e lotações. Esta rua a cada dia que passa vai ficando mais e mais com jeito de abandonada, os imóveis desta rua cheios de pichações, sem manutenção tanto de obras civis, quanto somente de pintura. O motivo é a favelização dos morros que estão nas suas costas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino Coelho, no trecho da foto não existem favelas. O bonde veio de E.Novo, passou pelo antigo Zoológico, praça Malvino Reis, pelo "enchendo linguiça", e se dirige à Praça Verdun. Para se dirigir ao E.Novo, ao chegar à praça Verdun, o bonde virava à direita na José Vicente, esquina onde existe o Supermercado Prix, virava à esquerda tomando a Teodoro da Silva, virava à direita na Alexandre Calaza, virava à esquerda na Visconde de Santa Isabel em frente ao antigo zoológico, para então tomar outra vez a Barão do Bom Retiro até a estação de Engenho Novo. Essa ra razão de na foto mostrar apenas uma linha e não duas.

      Excluir
  6. Uma greve de ônibus que aconteceu em Outubro de 1961 foi o motivo da superlotação.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! No tempo do concurso foi publicada a foto do bonde Cachambi fazendo o retorno nas ruas São Gabriel e Getúlio. Será possível uma nova publicação, pois no arquivo do concurso ela não está.

    ResponderExcluir
  8. O Grajaú já foi o "sonho de consumo" de muito morador de outros bairros.
    Realmente parece que a frente da Rural está assimétrica. E o retrovisor? Ficou no lugar depois da passagem do bonde?

    ResponderExcluir
  9. Moro bem próximo a este local. Ontem vim caminhando da Mal. Rondon até aí e deu para notar como as ruas estão sujas e mal conservadas. Claro, tudo cercado por favelas.

    ResponderExcluir
  10. Lata de sardinhas?Carroça?Gaiola de frangos?Muito pior que qualquer um eram estes bondes que só mesmo as viúvas deste sítio vivem a venerar.Meio de transporte sem nenhuma segurança com conforto zero e nenhuma resolutividade para o povo e transporte da cidade.Deveriam olhar bem para a postagem e acabar agradecendo aos tanques de guerra do sr. Barata.E depois ainda perguntam porque sou Do Contra.

    ResponderExcluir
  11. FF. A Argentina creio que se despediu antecipadamente da Copa 2018. Não choro por ti Argentinos, porque não Evito de estar contente, com tua derrota.

    ResponderExcluir
  12. Pode ser, Lino, mas depende do jogo de amanhã.
    Se ganhar da Nigéria a Argentina tem chance.

    ResponderExcluir
  13. Vão ter que convocar o Papa Francisco para ajudar porque aa coisa ficou feia.A Argentina vem fazendo tudo errado e o próprio Sampaioli já entrou na hora errada e nas eliminatórias contaram com erro dos outros conseguindo a classificação em cima da hora.Tomou um vareio e agora fica dependendo dos outros e eu também gosto de cornetar os portenhos que jogaram tudo nas costas do Messi e ele definitivamente estava em outro mundo.*** O Brasil fica falando da Costa Rica como se fosse o Planeta Um quando é galinha morta e se não encarar este time pode arrumar as mochilas e ir cantar em outra freguesia com o Tite rezando um salmo qualquer.Estou de olho bem aberto e corneta afiada.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite ! Me lembro de um cobrador de Santa Teresa que, quando o bonde se aproximava de um obstáculo desses, como, no caso a Rural, anunciava: "Olha a roupa ! Vira estôpa !

    ResponderExcluir
  15. Se a Croácia conseguir vencer a Islândia pode equilibrar a disputa pela segunda vaga, mas a Argentina ficou com um saldo negativo de gols que comprometeu ainda mais suas chances.

    ResponderExcluir
  16. O Brasil passará dessa fase, mas depois do que vi da Argentina e da Croácia, é possível que eu me engane...

    ResponderExcluir
  17. A Argentina torce fervorosamente para que a Islândia não ganhe amanhã.

    E o Brasil vai ter uma mudança forçada na lateral direita.

    ResponderExcluir