Total de visualizações de página

sábado, 20 de outubro de 2018

LIGHT



 
As três fotografias de hoje mostram telefonistas e datilógrafas da LIGHT na década de 40.
Destaque para as moringas nas mesas da primeira foto. Fazia tempo que não via uma. Lembro, com saudade, de uma existente na nossa casa em Petrópolis, com água sempre fresquinha.
Aliás, vocês sabiam que as moringas de barro, por ser o barro poroso, permite que a água passe através dele? Parte desta água evapora, tomando calor da moringa e do restante da água, que são assim resfriadas. Esta transformação da matéria é muito conhecida como processo endotérmico. O SDR também é cultura inútil.
Também é destaque a vestimenta das moças, se comparada com a das funcionárias atuais.
FF: dois comentários adicionais d´obiscoitomolhado no “post” de ontem.

15 comentários:

  1. Onde seria essa repartição? Na Marechal Floriano? Não é tão fácil achar moringas em uso, já que apenas em "centros espíritas", ou "roças e terreiros de umbanda ou Candomblé podem ser percebidas na maioria das vezes. Em residências mais humildes, são itens obrigatórios. Para quem deseja comprar alguma, é possível encontra-las em "lojas de santo" ou de Macumba como o "Dragão", na rua Leopoldo com Barão de Mesquita ou uma outra cujo nome não lembro e que fica na rua Barão de Iguatemi na Praça da Bandeira.

    ResponderExcluir
  2. "Bom dia".

    A Light já foi o "polvo canadense" com ramificações em vários setores da vida cotidiana do país. A história de sua estatização deveria ser mais esmiuçada.

    ResponderExcluir
  3. O filtro/moringa de barro "sua" tal e qual o ser humano. Já se suspeitou que a vida surgiu no barro, tal qual está na Bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As velas fazem um trabalho eficiente e água com gosto de barro fica saborosa. Muito mais fiável que água de garrafão.

      Excluir
  4. Até meados dos anos 40, havia uma certa discriminação social quanto as telefonistas, que por pura necessidade de trabalho, muitas trabalhavam à noite, sendo por isto mal faladas.
    Felizmente os tempos mudaram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Jaime, esses tempos mudaram, mas tem gente que quer retornar às trevas.

      Alias, se hoje a mulher ainda ganha menos, imagino nessa época...

      Excluir
  5. Pelo tamanho do escritório e do bom refeitório também aposto na sede da Mal. Floriano.
    Quando esquecíamos uma lâmpada acesa em algum cômodo vazio da casa, logo se ouvia de algum adulto: "nós não somos sócios da Light", seguida da ordem para apagar a luz.
    Acho que atualmente, além de em número bem menor, todas as empregadas da Light devem usar uniforme.
    Não conhecia o processo endodérmico, quem sabe vai cair na prova do Enem e algum candidato vai se ligar melhor no assunto, se passar pelo SDR antes.
    Aqui em casa temos uma moringa que deve estar encostada em algum canto, mas um filtro de barro está na ativa, embora sofra a concorrência de água mineral em vasilhame de 20 litros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "água mineral" é o refrigerante sem o xarope. Nunca vi caminhão da Ambev se abastecendo na fonte Santa Rita na serra mineira. Hoje há tecnologia para deixar a água do jeito que se quiser. Encaro mais como água "de segurança", exceto os garrafões, já flagaram sendo enchidos com água direto da torneira.

      Excluir
  6. Bom dia a todos. Profissões que com o avanço da tecnologia deixaram de existir, as datilógrafas foram substituídas pelo computador, as telefonistas pelos atendimentos automáticos, muito embora tenhamos hoje os operadores de telemarketing que nada mais são do que telefonistas.

    ResponderExcluir
  7. Quem entende de moringa e seus efeitos refrescantes com passagem de agua pelos poros é o presidente da Calango,o popular Ceará,individuo.Aliás pensei que a foto fosse da sede da citada empresa,verdadeiro clube da Luluzinha.***

    O Biscoito nunca desliga.Comentarios adicionais pela madrugada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Biscoito e Nova Iorque, mas só o Biscoito usa filtro de barro.

      Excluir
    2. Pastor o termo moringa lá no Ceará e conhecido por "Quartinha". Pois bom, como a temperatura por lá é alta mas sempre soprando uma brisa gostosa, a Quartinha que é feita de barro natural tem sua superfície extremamente porosa e exatamente por isso o vento que corre no local deixa sempre mais baixa a a temperatura da água no seu interior. Portanto essa troca de temperatura externa e interna é que faz a a´água ser mais gostosa, notadamente de madrugada é que dar sabor ao precioso liquido. ah... Depois tenho uma do FOA para contar por conta da quartinha. Na Calango servimos água gelada a 23C para a turma.

      Excluir
  8. Tomar água fresquinha de moringa com gostinho de barro é tudo de bom. Aprendi a apreciar quando passei um longo período morando na casa de meus avós na Usina da Tijuca em 1966. Quando casei em 1983, tratei logo de comprar uma. Era fácil de achar no Centro da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Mercadão de Madureira, na Praça Seca, Nelson Cardoso, André Rocha, Estrada dos Bandeirantes, e cercanias, existem muitas lojas de artigos religiosos onde as moringas podem ser encontradas...

      Excluir
  9. Para quem deseja comprar uma moringa, vi ontem uma loja vendendo, na Rua do Matoso, 42 com preço de R$15,0.00

    ResponderExcluir